Ferido grave em colisão em Montemor

Um ferido grave é o resultado de uma colisão entre dois ligeiros de passageiros, em Montemor-o-Novo.

O alerta foi dado às 15.52 horas, tendo estado no local um total de 11 elementos, entre Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Guarda Nacional Republicana. A colisão aconteceu na rotunda à saída da cidade, em direção a Évora, junto a um supermercado.

A vítima foi transportada pelos Bombeiros Voluntário de Montemor-o-Novo para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Avis regressa aos tempos medievais este fim de semana

Avis está de regresso, já este fim de semana, aos tempos da idade média, com a realização da tradicional Feira Medieval.

Os visitantes, garante o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, vão ser convidados a entrar “numa viagem no tempo”, cruzando-se com centenas de figurantes que, entre esta sexta-feira, 13 de maio, e domingo, dia 15, dão vida a figuras do povo, do clero e da nobreza.

“Temos um palco privilegiado para eventos desta natureza”, assegura o autarca, adiantando que, com a pandemia a obrigar a uma paragem forçada de dois anos, foram muitos os artesãos que se quiseram inscrever, para participar no evento, de tal forma que o município foi obrigado a fazer uma seleção. “Julgo que temos todo o espaço devidamente decorado e os visitantes vão ter oportunidade de degustar os sabores inspirados nos produtos das nossas tradições, nas nossas tasquinhas”, acrescenta.

O evento, que para o concelho se assume “de grande importância”, procura, ano após anos, recriar episódios da história, com base no legado documental. Desta feita, o grande destaque é dado a D. João I e à Ínclita Geração, com as guerras, as alianças e a paz.

Durante os três dias da feira não faltarão “música, danças, lutas, brincadeiras dos saltimbancos, a que se juntam uma série de espetáculos de malabares de fogo, tiro ao arco, torneio a cavalo e diversas teatralizações, que prometem levar os visitantes às vivências de outros tempos”.

Na esperança que o público possa regressar, em força, a Avis, para esta feira medieval, o município tem asseguradas todas as condições de segurança. Quanto a números, relativamente à possível afluência, Nuno Silva não se arrisca a fazer previsões, mas espera que, e tendo em conta que as entradas são gratuitas, o evento receba “um número bastante simpático de visitantes”.

GNR regista mais de 280 crimes por condução com álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 4 e 10 de maio, no âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool e substâncias psicotrópicas, com o objetivo de promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental.

Desta forma, os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário, fiscalizaram 35 249 condutores neste período, tendo registado os seguintes dados operacionais no âmbito desta operação:

– 578 autos de contraordenação por condução sob influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue inferior a 1,2 g/l;

– 287 crimes por condução em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Relativamente às substâncias psicotrópicas, foram ainda testados 111 condutores, tendo sido detetados dois casos positivos, os quais se encontram a aguardar confirmação laboratorial.

No decorrer desta operação foi ainda registado um total de 10 672 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, dos quais se destacam: 2 744 por excesso de velocidade; 770 por falta de inspeção periódica obrigatória; 477 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças; 341 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Para além dos 287 crimes por condução em estado de embriaguez, foram ainda registados 124 crimes por condução sem habilitação legal.

Miguel Azevedo abre Festival da Juventude e Académico de Elvas

O Festival da Juventude e Académico de Elvas tem início esta quinta-feira, 12 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, onde decorre até sábado, dia 14.

Neste primeiro dia do evento, sobem ao palco os Bomb’Alen, as Roncas de Elvas e as Tunas Académicas Papamisto e Tuninfas, pelas 21 horas.

Atuam depois Double Mars e Miguel Azevedo. Até às quatro horas da manhã, é com Desbunda que se faz a festa.

Os bilhetes diários têm um custo de 15 euros, enquanto a pulseira para os três dias custa 25 euros. Os bilhetes encontram-se à venda na Tickeline e nas bilheteiras do Coliseu, das 19 horas à uma da manhã.

A organização é da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre e Escola Superior Agrária de Elvas, contado com o apoio do IPDJ e da Escola Secundária D. Sancho II.

Coro e Orquestra da Universidade de Évora em Montemor-o-Novo

Ontem, Montemor-o-Novo recebeu no palco do Cineteatro Curvo Semedo, um concerto de pelo Coro e Orquestra da Universidade de Évora.

O programa era composto pela Missa brevis Sancti Joannis de Deo, de Joseph Haydn, escrita na primeira metade da década de 1770 para a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, da cidade de Eisenstadt, onde Haydn vivia longas temporadas, em cada ano, ao serviço dos Príncipes de Eszterházy.

O evento teve uma plateia preenchida de pessoas de todas as idades, sendo de destacar a assinalável presença de muitos jovens, onde se incluíam os alunos e professores do projeto Erasmus “Let´s make a move” (Finlândia, França, Espanha, Alemanha e Portugal).

Fundada em 1988 por iniciativa do Prof. Max Rabinovitsj, no quadro da expansão e desenvolvimento da Licenciatura em Música, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora constitui, simultaneamente, um instrumento pedagógico e um projeto artístico.

Na época da sua formação, era a única orquestra universitária em Portugal e manteve uma atividade regular, atuando na região do Alentejo e, esporadicamente, no estrangeiro, destacando-se a sua apresentação no festival de Enghien-les-Bains, em França.

Após um breve período de inatividade, regressa aos palcos com o concerto de inauguração do Pólo de Alter-do-Chão da Universidade de Évora, em fevereiro de 2001, sob a direção de Christopher Bochmann, que viria a tornar-se maestro titular de 2006 a 2015.

A partir de 2020, o maestro Pedro Amaral assume a liderança da Orquestra Clássica da Universidade de Évora, instituindo uma nova dinâmica que se traduz em quatro projetos anuais, integrando Coro e solistas, vocais e instrumentais, mobilizando professores e alunos para um propósito artístico comum.

Borba a caminho de Santiago de Compostela

Borba já tem sinalética que indica o Caminho de Santiago, um percurso de liga Salamanca a Santiago de Compostela, com cerca de 600 km.

Esta sinalização marca a ligação entre o Caminho da Via da Prata, em Badajoz e com o Caminho Central, em Estremoz. Esta etapa termina em Elvas

Feira de Empregabilidade e Inovação a decorrer em Évora

A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) está a organizar a Feira de Empregabilidade e Inovação.

O evento realiza-se entre hoje e amanhã, entre as 10h e as 16h num formato presencial na Praça 1º de Maio em Évora, que permitirá a cada empresa a interação com os estudantes da Universidade de Évora.

A inauguração da Feira contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, com o Vice-Reitor da Universidade de Évora, João Nabais e do Presidente da Direção e Secções Autónomas da Associação Académica da Universidade de Évora, Henrique Gil.

Última sessão da Introdução à Computação Física na Oficina da Criança

A Oficina da Criança realiza a última sessão de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit, amanhã, dia 13 de maio uma atividade que decorre das 14 horas às 18 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa foi desenvolvida com base nos conceitos de “Tinkering” e “Project Based Learning”, pretendendo incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source) e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.

A atividade é gratuita e de participação livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Oficina da Criança.

[/shc_shortcode]

“Petite Maman” em exibição no Curvo Semedo

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo com, “Petite Maman” de Céline Sciamma, no cineteatro Curvo Semedo, às 15 horas, uma iniciativa do Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo.

Sinopse: Nelly, 8 anos, acabou de perder a avó e está a ajudar os pais a esvaziar a casa de infância da mãe. Explora a casa e a floresta à volta, onde a mãe, Marion, costumava brincar e onde construiu uma cabana. Um dia, a mãe parte sem explicações. E Nelly conhece uma menina, mais ou menos da sua idade, na floresta. Está a construir uma cabana e chama-se Marion.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online do município.

Festival dos Jogos e da Diversão chega a Cabrela

Cabrela vai receber de 2 a 5 de Junho, a 8ª edição do Ludopolis – Festival dos Jogos e Diversão, que conta com atividades para toda a família.

Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela adianta que “os bilhetes para participar neste festival, estão disponíveis na bilheteira online do município” de Montemor-o-Novo, sendo esta a primeira vez que o Ludopolis acontece em território alentejano. Ao longo destes quatro dias, a vila de Cabrela irá transformar-se num palco para diversão para os mais novos.

São várias as atividades programadas, desde “jogos multimédia, lúdicos, jogos desportivos” e até torneios e atividades para crianças e bebés.

As iniciativas nos dias 2 e 3 destinam-.se ao público escolar, estando os dias seguintes abertos a toda a comunidade que queira visitar e participar nestas atividades.