Évora: Elisa Ferreira e Ana Abrunhosa inauguram novo edifício do PACT

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, que, este ano, em Portugal, decorrem em Évora, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 9 de maio, o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), pela comissária europeia para a Coesão e Reformas Elisa Ferreira, juntamente com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

Este é o primeiro dos quatro novos edifícios que fazem parte do projeto de ampliação do PACT, que está a ser construído num terreno contíguo às atuais instalações, num investimento global de quase nove milhões de euros, com apoios comunitários.

Para o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, mais que para a cidade, este projeto é importante “para o desenvolvimento integrado do Alentejo”. Já Isabel Ferreira garante que projetos como este são capazes de capacitar os territórios do interior, sendo que “atraem investimento e criam emprego”, contribuindo para a fixação de população. “Este é um magnífico exemplo”, assegura.

Descrevendo o PACT como uma “incubadora de empresas muito bem concebida”, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo, António Ceia da Silva, garante que para além da inovação tecnológica, é um projeto “completo”, que “releva bem o espírito de integração” entre as Universidade de Évora, Algarve e Andaluzia.

Esta ampliação, garante, por sua vez, o diretor regional de agricultura e pescas do Alentejo, José Godinho Calado, é uma mais valia para o desenvolvimento da região ao nível da ciência e tecnologia. O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, garante que este infraestrutura e o seu alargamento é de “extrema importância”, para que se possa continuar a tornar o Alentejo uma região muito competitiva.

O projeto de ampliação, com um total de mais 6.100 metros quadrados, no seu conjunto, vai permitir ao PACT acolher cerca de 60 novas empresas, ligadas principalmente às área da Aeronáutica, Economia Circular, Indústria 4.0 e Tecnologias da Saúde.