U. Montemor perde com Juventude na despedida do Campeonato

Na tarde deste domingo, 8 de maio, realizou-se a última jornada da Série K Manutenção, do Campeonato de Portugal, numa partida de final de época, onde nada se decidia, já que o Grupo União Sport (GUS) tinha a despromoção consumada e o Juventude a manutenção garantida, a formação eborense bateu o GUS por 3-0, um resultado pesado para aquilo que foi este encontro e onde a equipa Unionista merecia pelo menos ter marcado, com Fábio Capela a cotar-se como o melhor em campo na equipa alvinegra. Na outra partida da série, a emoção foi muito forte até ao último segundo de jogo, com 2 golos a acontecerem para cada uma das equipas, já em tempo de descontos, com Serpa e Barreirense a empatarem a duas bolas, o que permitiu ao Serpa manter-se nos nacionais.
O União apresentou-se com uma equipa com muitas alterações e com a presença de muitos jovens da equipa B na convocatória para esta partida. O Juventude entrou melhor e a todo gás, quase marcando nos minutos iniciais, através de Xande. O União respondeu e, aos 12 minutos, cria perigo junto da área do Juventude. O jogo estava morno e jogado a baixa velocidade quando, aos 21 minutos, é assinalada grande penalidade, a castigar falta sobre o um jogador do Juventude na área Unionista. Na transformação, Johnson não perdoou e inaugurou o marcador. Ao intervalo, o Juventude vencia, apesar de fazer uma partida a passo.
A 2.ª parte iniciou sem mexidas em ambos os conjuntos. O União entrou com outra disposição nos segundos 45 minutos, criando várias oportunidades para empatar nos primeiros minutos. A formação azul e branca foi a primeira a fazer alterações, aos 57 minutos, fazendo entrar Artur e Rivaldo, para os lugares Sibusiso e Xande. O União respondeu pouco depois, aos 62 minutos, com Igor Lucas e Denilson Silva a renderam João Nobre e Ricardo Bernardo. O Juventude iria chegar ao 2-0, em lance de bola parada, aos 70 minutos, na sequência de um canto, com o central Welisson a marcar. Aos 75 minutos, João Guerra iria dar oportunidade para mais dois jovens se estrearem no plantel principal, com as entradas de Tiago Minhoca e o guarda-redes Rodrigo Reis, para os lugares de Edi Castro e Nuno Brás. Também o Juventude fez na altura uma tripla substituição. O Juventude chegaria ao 3.º da tarde, aos 78 minutos, num golo construído pelos dois laterais da equipa, com Shinga a construir a jogada e Marcos Soares a faturar. O União faria ainda uma última alteração, com Pedro Reis a entrar para o lugar de Luís Madeira. A partida iria chegar ao seu final, com a vitória a sorrir ao Juventude, um resultado dilatado mas com o vencedor a ser justo.