Dia da Europa em Évora destaca PRR, juventude e valores

A comissária europeia Elisa Ferreira e ministra Mariana Vieira da Silva assinalam o Dia da Europa em Évora com PRR, juventude e valores europeus em destaque.

 

A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinala o Dia da Europa na próxima segunda-feira, dia 9, em Évora, com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia , num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorrem no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público de Évora, adjacente ao palácio.

O programa oficial das comemorações arranca às 15 horas, com uma sessão protocolar no Palácio de D. Manuel com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira e da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. A ocasião serve igualmente para assinalar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do NextGenerationEU, cuja avaliação foi aprovada pela Comissão Europeia.

Em paralelo, a Representação da Comissão promove um conjunto de atividades abertas ao público, no Jardim Público de Évora. Destaque para o diálogo, às 16.45 horas, entre a comissária Elisa Ferreira e jovens de diversas idades e entidades de ensino e de formação da região, cujas questões vão conduzir a conversa; e, uma hora depois, para a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

Este evento no Jardim começa, às 16.15 horas, com uma homenagem à Ucrânia e um momento musical por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, e termina com a atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.

Às 10.30 horas, a Comissária Elisa Ferreira inaugura o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), juntamente com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A inauguração é seguida de uma visita às instalações do PACT e de um encontro com empresários locais.

Ainda da parte da manhã, o mercado de Évora acolhe o Encontro de Clubes Europeus da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo e de onde resultará um mural feito por mais de 100 estudantes sobre os valores europeus.

No dia 9, está patente, no Palácio D. Manuel, a Exposição Itinerante Multilingue «Alice no País das Maravilhas», uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e que é trazida a Évora pelo centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, com 37 exemplares da obra de Lewis Carrol traduzidos para outras tantas línguas europeias, entre as quais as 24 línguas oficiais da União Europeia.

Programa do Dia da Europa 2022 em Évora:

das 10.30 às13 horas, Encontro Regional de Clubes Europeus, no Mercado;

14.30 horas, Desfile de Bandeiras, na Praça do Giraldo e arruada até ao Jardim Público de Évora;

15 horas, sessão protocolar, no Palácio de D. Manuel;

15 horas, encontro de projetos Erasmus+ e desenho colaborativo por estudantes;

16,15 horas, momento musical por estudantes da Escola de Artes, Universidade de Évora;

16.45 horas, diálogo da comissária europeia Elisa Ferreira com jovens;

17.45 horas, entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa;

18.15 horas, atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela Embaixada de França em Portugal.