Município de Montemor toma medidas de combate à vespa asiática

O Município de Montemor-o-Novo tem vindo a desenvolver algumas medidas de combate à vespa velutina (vespa asiática), que inclui sensibilização, monitorização da espécie, inativação e eliminação de ninhos e colocação de armadilhas de captura em zonas estratégicas, de modo a combater a proliferação da espécie.

No âmbito de uma candidatura intermunicipal que envolve os 14 municípios da CIMAC, relativa ao Aviso POSEUR – “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, no dia 28 de abril foram colocadas mais cinco armadilhas, localizadas nas seguintes freguesias: Cabrela, São Cristóvão, União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, Foros de Vale Figueira e Ciborro. Futuramente irão ser colocadas quinze novas armadilhas por todo o concelho de Montemor-o-Novo, considerando locais estratégicos.

As armadilhas são feitas com uma solução líquida atrativa à vespa asiática, sem qualquer risco para o ser humano.

Com a implementação desta ação, pretende-se levar a cabo uma estratégia coordenada de combate a esta espécie exótica invasora, reforçar os equipamentos do município de controlo da Vespa Velutina, incluindo EPI’s, divulgar e sensibilizar para esta problemática e para a adoção de boas práticas junto de vários agentes sociais, bem como da população em geral. O objetivo é também apostar na inovação, com o desenvolvimento e teste de novas técnicas e equipamentos para a deteção e controlo desta espécie exótica invasora.

O Município de Montemor-o-Novo continuará a tomar medidas no sentido de uma ação eficaz no combate à vespa asiática, apelando a toda a população que, se detetar ou suspeitar da existência de ninho ou de exemplares de vespa asiática comunique, imediatamente, ao Serviço Municipal de Proteção Civil através do contacto 266 898 100 ou através do correio eletrónico: smpc@cm-montemornovo.pt.