Câmara Municipal de Mora tem mais 28 funcionários

A Câmara Municipal de Mora integrou mais 28 de funcionários nos seus quadros de pessoa, no que à área da educação diz respeito.

A presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço explica que esta transferência de competências foi uma “herança, digamos assim, 28 recursos humanos”, considerando a presidente que esta pode ser “a parte mais complicada, uma vez que algumas coisas que vieram para nós, já a ser realizadas pelo próprio município”, adianta.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Apesar do processo estar a correr bem existem, tal como explica a presidente, algumas dificuldades, nomeadamente no que toca a lidar com estes recursos humanos, “saber como é que funcionam os recursos humanos na escola, têm horários diferentes, têm disposições diferentes, vamos ter mais 28 salários, saber as faltas”.

A presidente revela que para uma segunda fase deste processo “vai ser tudo normalizado”, revela Paula Chuço.

A Câmara Municipal de Mora que tem vindo a trabalhar com os novos 28 funcionários que resultam da transferência de competências na área da educação.

[/shc_shortcode]

Feira da Bifana regressa este mês a Vendas Novas

Depois de dois anos de interregno, Vendas Novas volta a organizar a Feira da Bifana, iniciativa que decorre de 20 a 22 de maio, na Parada D. Pedro V (junto à Câmara Municipal), contando com a participação de oito estabelecimentos locais detentores da marca “Bifanas de Vendas Novas”. A abertura de portas está marcada para as 18 horas de dia 20, e de fecho para a meia-noite do dia 22.

O objetivo da realização do certame é consolidar Vendas Novas enquanto Capital da Bifana, criar diferenciação deste produto em relação a outros produtos similares, promovendo os estabelecimentos participantes e o território enquanto destino gastronómico.

Nesta terceira edição pode-se experimentar a verdadeira e única bifana de Vendas Novas, apresentada pelas casas “100% Bifanas Originais”; “Bifanas & Companhia”; “A Chaminé”; “QM QB”; “Mercado das Bifanas”; “Mostarda QB”; “O Silva”, e a Rulote “O Menino de Ouro”.

A animação cultural será assegurada por Miguel Azevedo, Remember Revival Band e Sons do Minho. A estes juntam-se as bandas de rua “Ruído à Portuguesa”, “Bandinha Amigos da Música” e “Toma Lá 5”, cante alentejano com “Era uma Vez…O Cante”, a Tuna da Escola Secundária de Vendas Novas e bailes com Thy-Subry e Telmo Falcão. Haverá também artesanato, produtos locais e divertimentos infantis e o concurso “Rei & Rainha da Bifana” voltará a premiar quem conseguir comer mais bifanas em 10 minutos.

A Feira da Bifana tem entrada gratuita e conta com a parceria da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo; patrocínio da Super Bock e Rubis Gás; apoio da Paladin, A Panificadora Central de Vendas Novas e do IEFP.

Grupo Coral Fora d’Oras festeja 11 anos em Montemor

O concerto comemorativo dos 11 anos do Grupo Coral Fora d´Oras decorreu no passado sábado, dia 30, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

O concerto iniciou com o Grupo Coral Fora d´Oras, merecendo destaque a homenagem a Florentino Valadas, uma voz marcante do grupo. A iniciativa prosseguiu com as atuações do Grupo Coral Raízes do Cante de Cuba, o Grupo de Cantares de Albernoa As Espigas Douradas, o Grupo Coral Cantadores do Desassossego de Beja e o Grupo Aguarelas do Divor, culminando o evento com todos os grupos em palco a cantar a moda Alentejo, Alentejo (eu sou devedor à terra).

Em representação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, estiveram presentes o presidente, Olímpio Galvão, e o vice-presidente, Henrique Lopes, e, por parte da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, o presidente da Junta de Freguesia, António Danado. Após a troca de presentes, Olímpio Galvão deixou algumas palavras de agradecimento e elogio pelo trabalho do Grupo Coral Fora d´Oras.

Federação em Montemor para levar basquetebol para a rua

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, acompanhado pelo presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo, José Sargaço, deslocaram-se, no passado dia 27, ao município de Montemor-o-Novo, a convite do vereador do Desporto, António Pinto Xavier.

O intuito da reunião foi discutir a integração do município na rede de localidades aderentes ao 3×3 BasketArt, projeto lançado pela FPB em 2018 com o intuito de, em parceria com os municípios, levar a modalidade para a rua.

Nesta reunião, estiveram presentes ainda o coordenador da Unidade de Desporto e Juventude, Samuel Cinzas, o chefe da Divisão Sociocultural, Luís Ferreira, Pedro Pisco, e a responsável operacional pelo 3×3 BasketArt, por parte da FPB, Helena Oliveira.

Depois da apresentação do projeto, foram esclarecidas algumas questões relativas à sua implementação em Montemor-o-Novo, com o município a manifestar desde logo a sua vontade de criar um campo 3×3 BasketArt.

Também foram temas deste encontro as medidas a tomar com vista ao regresso da prática regular do basquetebol à localidade, com o vereador António Pinto Xavier a definir um conjunto de passos para a sua concretização, com especial foco no sector feminino.

Exposição do Prémio de Fotografia Santiago Castelo em Montemor

Na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, pelas 17.30 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, é inaugurada a Exposição do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”.

A mostra é composta pelas obras finalistas que se apresentaram ao concurso do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”.
Esta é uma iniciativa do Centro Unesco de Extremadura e da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças que pelo quinto ano consecutivo, promoveram o Prémio Internacional de Fotografia em homenagem a Santiago Castelo.

Este prémio reforça a sua natureza transfronteiriça entre Espanha e Portugal, tendo como tema o património natural e cultural da Eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro de Portugal – Extremadura).

O Prémio é patrocinado pela Direção Geral de Ação Exterior do Governo Regional da Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, com a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro, e com financiamento europeu através do programa Interreg VA (POCTEP).