Cão da Serra D’Aires e rafeiro alentejano na FIAPE

São mais de 400 os expositores presentes na edição deste ano, da FIAPE, entre os quais está um stand alusivo ao Cão da Serra D’ Aires, bem como ao rafeiro alentejano, do Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo, instalado em Monforte.

O objetivo passa por “representar as raças alentejanas, que estiveram em vias de extinção, há alguns anos e, com este centro”, em Monforte, revela Aldina, conseguiram compensar a falta destas raças e, pretendem ainda “elucidar as pessoas sobre as raças existentes e depois, para vender por um preço simbólico”. Aldina afirma que a venda dos animas é uma pequena ajuda para compensar as despesas existentes com os animais.

Presente na FIAPE está também o município de Campo Maior, no seu stand, as Festas do Povo e as flores de papel, estão em destaque. A vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha revela que, até ao certame, levaram o que de melhor há na vila, adiantando quais as atividades que são desenvolvidas no stand. “Trouxemos o que de melhor temos na nossa terra, viemos aqui representar o nosso Património Cultural e Imaterial, que são as Festas do Povo, com esta linda representação e vamos ter uma demonstração de decoração de pandeiretas e um workshop de elaboração de flores de papel”, diz São Silveirinha.

Desde rosas, tulipas, malmequeres, cravos há toda uma panóplia de flores de papel, no stand do município, e ainda a representação de uma entrada de uma rua engalanada, adianta uma das técnicas do município, Margarida Ganhão.

Mostrar Campo Maior a todo o mundo” é outro dos objetivos do município, revela a técnica Conceição Rodrigues.

Para o Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, estas “apresentações são muito importantes”, considerando que “as Festas de Campo Maior são únicas no país, é um património que é nosso e da humanidade e a presença aqui só enaltece a feira e marca a representação do território, que é importante para todo o Alentejo”.