Yoga direcionada para pais e filhos, com Raquel Shakti

As sessões de Ioga para pais e filhos regressam à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo. A sessão decorre no dia 30 de abril a partir das 15 horas.

As sessões são gratuitas e destinam-se a crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. As inscrições devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Produtos regionais em grande destaque na FIAPE

Até domingo, dia 1 de maio, são muitos os atrativos para levar muita gente até ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre, desde ontem, a 34ª edição da FIAPE e a 38ª Feira de Artesanato.

As entradas, no pavilhão dedicado à pecuária, bem como no espaço onde ganha destaque o artesanato, os produtos da região bem como os stands institucionais, são, pela primeira vez gratuitas.

O evento, que conta este ano com um número recorde de expositores, contempla, para além de noites de muita música, com um vasto programa dedicado à pecuária, que inclui atividades de zooterapia para idosos, concursos de ovinos, desfile de cães e passeios a cavalo.

Sensibilização da campanha Floresta Segura da GNR até sábado

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver, até sábado, dia 30, a fase de sensibilização da operação Floresta Segura.

Durante este período, a força de segurança pretende “prevenir comportamentos de risco e salvaguardar as florestas portuguesas. Esta fase, que teve início em fevereiro, visa sensibilizar a população em geral, sobretudo as autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e a comunidade escolar, para o cumprimento das faixas de gestão de combustível em terrenos confinantes com edificações e junto à rede viária e sobre o uso do fogo”, como nos referiu o Major David Pires, chefe da secção SEPNA do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Os proprietários, arrendatários ou outras entidades que detenham propriedades perto de edifícios em espaços rurais, são obrigados a criar uma faixa de terreno limpa, com pelo menos 50 metros de largura, para garantir a segurança de todos em caso de incêndio”, sublinhou.

No entanto, há algumas exceções relacionadas com a limpeza de terrenos. Por exemplo, “o sobreiro e a azinheira só podem ser cortados com autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”. 

Proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais são obrigados a limpar os terrenos até dia 30 deste mês. Depois dessa data, a GNR vai proceder à fiscalização de situações já identificadas.

[/shc_shortcode]

160 famílias de Montemor aderem à compostagem comunitária

Com o objetivo de reciclar as cascas e os restos de legumes, foram instaladas quatro ilhas de compostagem comunitária nas ruas de Montemor-o-Novo. Com início a  5 de fevereiro, o processo ainda vai a meio: a 21 de abril, realizou-se a primeira transferência do primeiro para o segundo módulo de umas das ilhas de compostagem, pela equipa do projeto.

O processo “está a correr bem” e, no verão, “espera-se obter o primeiro composto para aplicar na terra”, informa o Município montemorense. Neste momento, todas as ilhas atingiram a sua capacidade máxima de utilizadores, envolvendo mais de 160 famílias.

A autarquia agradece “a todas as famílias que aderiram a este projeto piloto de compostagem, de forma excecional”, também “à promotora do projeto que, de porta em porta, foi conquistando novos utilizadores” e ainda “à técnica do projeto «Replanta!» e aos funcionários da equipa municipal da compostagem, por cuidarem semanalmente das ilhas”.

Los Romeros, Calema e Eddie Ferrer na FIAPE

Los Romeros (21.30 horas) e Calema (23 horas) atuam esta quinta-feira, dia 28, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no âmbito da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE). A animação da noite fecha com o DJ Eddie Ferrer, a partir da meia-noite e meia hora.

A 34ª edição da FIAPE está a decorrer até dia 1 de maio, em paralelo com a Feira de Artesanato que vai já na sua edição 38. A organização é do Município de Estremoz, numa parceria com a Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz.

Rouxinol, Bastinhas e António Prates na corrida de touros da FIAPE

A Corrida de Touros da edição deste ano da FIAPE, a 34ª Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, marcada para este sábado, 30 de abril, às 17 horas, contará, em praça, com os cavaleiros Luís Rouxinol, no ano de comemoração dos seus 35 anos de alternativa, Marcos Bastinhas, António Prates, e o amador Francisco Cortes Jr., na lide de um imponente curro de toiros Pégoras e de um novilho da mesma ganadaria.

Marco Pernas, presidente da direção da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, adianta que pegam o Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por João Pedro Oliveira, e o Grupo de Forcados Amadores de Monforte, liderados pelo estremocense Nuno Toureiro. A corrida será abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana.

Esta é a primeira corrida que Tertúlia Tauromáquica de Estremoz organiza, depois da praça de touros da cidade ter sido levada a concurso. Fundada em 2010, a Tertúlia Tauromáquica, relembra Marco Pernas, viu-se, durante o anterior executivo da Câmara de Estremoz, impedida de organizar de eventos na praça.

As imagens da inauguração da 34ª FIAPE

O Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, inaugurou ontem, 27 de abril, a 34ª edição da Feira Internacional Agropecuária de Estremoz (FIAPE) e da 38ª Feira de Artesanato: um certame que, de acordo com o presidente da Câmara, José Sádio, se espera que seja o melhor de sempre.

A feira, que decorre até domingo, 1 de maio, conta com cerca 450 expositores e mais de 130 artesãos.

Quanto aos espetáculos musicais, destaque para as atuações de Calema esta quinta-feira, António Zambujo amanhã e Diogo Piçarra no sábado.

Florentino Valadas homenageado no espetáculo dos 11 anos dos Fora d’Oras

O Cineteatro Curvo Semedo recebe, no próximo sábado, o espetáculo comemorativo dos 11 anos de existência do Grupo Coral Fora d’Oras, pelas 15 horas.

José Grulha, representante do grupo, revela que passados dois anos de pandemia, será comemorada esta data importante, para o grupo montemorense, sendo que “o espetáculo que vamos ter aqui para comemorar o 11º aniversário é precisamente igual ao que tínhamos para comemorar o 9º aniversário”, contando a programação com os mesmos grupos que, na altura, tinham sido convidados.

Em palco, para além do grupo montemorense, vão estar em palco o Grupo Coral Raízes do Cante de Cuba; o Grupo de Cantares As Espigas Douradas de Albernoa; o Grupo Coral Cantadores do Desassossego de Beja e o Grupo de Cantares Aguarela do Divor de Igrejinha.

Durante a apresentação será feita uma homenagem a “um dos membros do nosso grupo que faleceu entretanto, o Florentino Valadas”, um dos primeiros membros a fazer parte do Grupo Coral Fora d’Oras.

Em forma de convite, José Grulha espera que os montemorenses se dirijam ao cineteatro Curvo Semedo, em Montemor, para “uma boa tarde de cante alentejano”, informando ainda que “a entrada vai ser gratuita mas é controlada”, estando os bilhetes disponíveis no Posto de Turismo de Montemor ou na bilheteira online do Município.

O espetáculo começa às 15 horas, no sábado, no Curvo Semedo. Estarão em palco cinco grupos sendo que, para além de se celebrar os 11 anos de existência do Grupo Coral Fora d’Oras, irá ser homenageado Florentino Valadas, antigo membro do grupo.