Hipertensão arterial em destaque no “De Boa Saúde”

A hipertensão é uma doença crónica, que não tem cura, embora possa ser controlada, principalmente quando diagnosticada de forma precoce.

É um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, AVC e insuficiência renal, por exemplo, e, por isso, manter a pressão arterial controlada é de grande importância para a saúde geral do organismo.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que a hipertensão arterial resulta de uma “resistência que as artérias fazem ao batimento cardíaco”. Para chegar a cada parte do organismo, o sangue bombeado exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão é superior ou igual a 14 mmHg (milímetros de mercúrio) por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares e renais, entre outros, é significativamente maior.

Já a hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, resulta de uma pressão arterial elevada sem qualquer causa identificável. Apesar de não se conhecer a causa, sabe-se que algumas situações podem facilitar o aumento da pressão arterial, como o consumo excessivo de sal, a obesidade, o envelhecimento e o stress emocional.