Banda de Lavre & Jorge Roque celebram José Mário Branco

A Banda Filarmónica Simão da Veiga Casa do Povo de Lavre e Jorge Roque, uma iniciativa integrada no Ciclo da Primavera.

O concerto decorreu na tarde de 25 de abril, pelas 17h00, na Casa do Povo de Lavre onde se homenageou José Mário Branco.

A anteceder, houve uma primeira parte do concerto com música de Suppé, do maestro João Malha, Yosuke Fukuda e Toshio Mashima.

Carlos Miguel preside cerimónia de inauguração da 34ª FIAPE

A 34ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que decorre em simultâneo com a 38ª Feira de Artesanato, tem início amanhã, 27 de abril, estando prevista a sua abertura oficial para as 11 horas, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Da programação do evento constam os espetáculos musicais de The  Lucky Duckies, Los Romeros, Calema, André Amaro, António Zambujo, Pedro Casanova, Diogo Piçarra e Karetus.

 

PROGRAMA:

27 abril

– 10:30 horas – Cerimónia de inauguração;

– 21:00 horas – Atuação do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz – Palco Pavilhão B;

– 21:30 horas – Espetáculo com  Lucky Duckies – Palco Principal  – Zona de Espetáculos;

– 00:00 às 03:00 horas – Discotecas (DJ Santy)

 

28 abril 

– 11:00 horas – Abertura do certame;

– 11:00 às 14:00 horas – ESTUDIUM KIDS  –  Recinto da Feira;

– 21:30 horas –  Espetáculo com LOS Romeros – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 23:00 horas – Espetáculo com os Calema – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 00:30 horas – Eddie Ferrer – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 00:00 horas às 03:00 horas – Discotecas (DJ Santy)

 

29 abril

– 11:00 horas – Abertura do certame;

– 19:00 horas – VYBE – Palco do Pavilhão B;

– 21:00 horas – Banda da União – Recinto da Feira;

– 21:00 horas – Grupo de Dança Happy Life e Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz;

– 22:00 horas – Espetáculo com André Amaro – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 23:30 horas – Espetáculo com António  Zambujo – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 01:00 horas – Pedro Casanova – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 00:00 horas às 06:00 horas – Discotecas (DJ CyerG)

 

30 abril

– 11:00 horas – Abertura do certame;

– 15:00 horas – Banda Luzitina –  Recinto da Feira;

– 15:00 horas – MASTERCLASS ESTUDIUM – Palco do Pavilhão B;

– 16:00 horas – Atuação dos grupos de dança GINARTE – Palco do Pavilhão B;

– Atuação do grupo de dança Oahna – Palco do Pavilhão B;

– Atuação Traquinas & All Stars – Palco do Pavilhão B;

– Atuação de ballet do Orfeão Tomáz Alcaide – Palco do Pavilhão B;

– It`s Dance e Classe de Balet do Ginásio Point Fit – Palco do Pavilhão B;

– 17:00 horas – Corridas de Touros (Praça de Touros – Ver programa próprio)

– 21:30 horas – Casa d’ Amália – Palco do Parque de Feiras;

– 23:30 horas – Espetáculo com Diogo Piçarra – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 01:00 horas – Karetus – Palco Principal – Zona de Espetáculos;

– 00:00 horas às 06:00 horas – Discotecas (DJ André Gaspar e DJ S-Silva)

 

1 maio

– 11:00 horas – Abertura do certame;

– 15:00 horas – Akido – Palco do Pavilhão B;

– 15:30 horas – Atuação da Banda de Veiros – Recinto da Feira;

– 16:00 horas – Tarde Alentejana; (Palco do Parque de Feiras):

– Atuação do Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço;

– Grupo de Cantares  “Vozes na Idade do Ouro”, Academia Sénior de Estremoz;

– Atuação do Rancho Folclórico “Cravos e Rosas do Alentejo”, de Orada;

– Grupo  de Cantares do Rancho Folclórico “Rosas de Maio”  de Veiros;

– Tuna da Misericórdia de Borba;

– 20:00 horas – Encerramento do certame

40ª Estafeta da Liberdade nas estradas de Montemor-o-Novo

Depois de dois anos sem ser possível realizar, no seu formato tradicional, a Estafeta da Liberdade regressou em 2022, com a sua 40.ª edição.

A partida desta prova foi dada em Silveira e a meta instalada no Parque Urbano, de Montemor. Participaram este ano 13 equipas masculinas/mistas e quatro equipas femininas.

Em masculinos a equipa do Bispo A (Bombeiros), alcançou a sua 37.ª vitória na prova. Também em femininos, a equipa do Bispo a venceu a Estafeta.

Em 2022, os Troféus ficaram a título provisório para a equipa feminina e, em definitivo, para a equipa masculina, já que alcançou 3 vitórias consecutivas.

Resultados da 40.ª Estafeta da Liberdade:

Equipas Masculinas/Mistas: 1º Bispo (Bombeiros A) – 00:49:04; 2º Lavre – 00:49:10; 3º Cortiçadas de Lavre – 00:50:28; 4º Vila (Reguengo/S. Mateus) – 00:52:13; 5º Foros de Vale Figueira – 00:52:47; 6º Bispo (São Geraldo) – 00:53.56; 7º Santiago do Escoural – 00:57:14; 8º Cabrela – 00:57:18; 9º Bispo (Atlético Clube de Montemor) – 00:58:54; 10º Silveiras – 00:59:31; 11º Ciborro – 01:00:47; 12º Bispo (Bombeiros B) – 01:01:57 e 13º Bispo (TIS – Traquinas, Índios e Sábios) – 01:04:24

Equipas Femininas: 1ª Bispo –  01:05:52; 2ª Cortiçadas de Lavre – 01:10:40; 3ª Lavre – 1:15:23 e 4ª Foros de Vale de Figueira – 1:16:16.

Curvo Semedo faz parte do programa de apoio da RTCP

O Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo faz parte do primeiro programa de apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), criado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Este é apoio irá fornecer financiamento para programação, num montante anual de seis milhões de euros até 2025, um total de 24 milhões de euros, estando abrangidos 38 equipamentos culturais, espalhados pelo país.

Foram recebidas, no total 61 candidaturas, no entanto apenas 38 receberam este apoio. Na candidatura, estes equipamentos apresentaram a sua programação, de 2022 a 2025, em ciclos ou temporadas, estando vários setores abrangidos, desde artes performativas, teatro, cinema e até residências artísticas.

A iniciativa tem como objetivo principal promover eventos culturais às localidades mais isoladas, de forma cada vez mais regular.

Câmara de Borba aprova todos os pontos em discussão em reunião do seu executivo

A reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Borba decorreu na passada quinta-feira, 21 de abril.

Na reunião foi deliberado, por unanimidade, aprovar a minuta de contrato referente ao Lote nº 36 do Loteamento do Forno, em Orada, a celebrar com Beatriz Isabel Rebola Guerra e Pedro Miguel Aveiro Pedras.

Foi aprovado, também por unanimidade, a celebração de um protocolo entre o município de Borba e o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, bem como a celebração de Acordo de Colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Município de Borba

O protocolo de colaboração entre a Turismo do Alentejo e os Municípios Parceiros para a Gestão da Rede dos Centros de Cycling do Alentejo e Ribatejo, Município de Borba e Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos, foi igualmente aprovado, por unanimidade.

Relativamente à proposta de revogação do Plano de Pormenor da Área de Intervenção Norte de Borba, foi deliberado por maioria aprovar a proposta, nos termos do disposto no artigo 127° do Decreto-Lei nº 80/2015 de 14 de maio; já por unanimidade foi aprovado submeter a referida proposta à aprovação da Assembleia Municipal para efeitos do mesmo diploma.

Santuário de Fátima recebe peregrinação nacional dos acólitos portugueses

“Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste” é o tema da peregrinação nacional dos acólitos portugueses ao Santuário de Fátima, no dia 30 de abril.

Este encontro inicia às 10 horas, no Centro Pastoral Paulo VI, onde os jovens serão recebidos e estarão em convívio, animado pela Banda da Paróquia. Pelas 15.15 horas, celebra-se na Basílica da Santíssima Trindade, a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Acólitos.

Hipertensão arterial em destaque no “De Boa Saúde”

A hipertensão é uma doença crónica, que não tem cura, embora possa ser controlada, principalmente quando diagnosticada de forma precoce.

É um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, AVC e insuficiência renal, por exemplo, e, por isso, manter a pressão arterial controlada é de grande importância para a saúde geral do organismo.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que a hipertensão arterial resulta de uma “resistência que as artérias fazem ao batimento cardíaco”. Para chegar a cada parte do organismo, o sangue bombeado exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão é superior ou igual a 14 mmHg (milímetros de mercúrio) por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares e renais, entre outros, é significativamente maior.

Já a hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, resulta de uma pressão arterial elevada sem qualquer causa identificável. Apesar de não se conhecer a causa, sabe-se que algumas situações podem facilitar o aumento da pressão arterial, como o consumo excessivo de sal, a obesidade, o envelhecimento e o stress emocional.

“FIAPE vai ser um grande certame”, garante José Sádio

A FIAPE 2022 é inaugurada amanhã e decorre até dia 1 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

As vertentes agricultura, artesanato, pecuária e gastronomia são os pontos fortes deste certame que já se impôs em Estremoz, que conta também “com grandes nomes na vertente musical, de acordo com o presidente da câmara de Estremoz, José Sádio.

De acordo com o autarca, “vai ser um grande certame, como sempre. Vamos ter uma aposta muito forte na feira de artesanato, que vai contar com mais expositores. O acesso ao espaço expositivo vai ser gratuito e o único local que vai ser pago vai ser a zona de espetáculos. A FIAPE já vai sendo uma feira de grande sucesso e estamos a criar todas as condições para que Estremoz e o Alentejo se promovam”.

Esta é já a 34ª Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) e a 36ª Feira de Artesanato. Nomes como Calema, António Zambujo e Diogo Piçarra vão passar pelo palco da FIAPE nos cinco dias de evento.