Bestiário apresenta “Lumina” no Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

“Lumina” é o nome do espetáculo que estará em cena, hoje, dia 23 de abril, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, uma criação da Companhia de Teatro “Bestiário”.

Helena Caldeira, membro do Bestiário e interprete nesta peça realça que, “antes de começar a falar sobre o que é este espetáculo fala é importante dizer que ele surgiu com outro espetáculo”, a segunda criação do Bestiário, “Umbra”, “fala sobre a lentidão, a escuridão, o entrar no vazio, um despojamento total do nosso quotidiano”, assumindo-se o “Lumina”, como o oposto do primeiro.

Este espetáculo, “é precisamente uma espécie de universo paralelo, desta viagem”, explica Helena Caldeira, “uma viagem cheia de excessos, com um ritmo muito acelerado, muita luz, muito ofuscante”, acrescenta.

Em palco vão estar elementos do Bestiário, “Helena Caldeira, o Afonso Viriato, Miguel Ponte e a Teresa Vaz”, sendo que Miguel Ponte é o diretor artístico desta apresentação, “com a companhia do Manuel Abrantes, desenhador de luz”. Este é um espetáculo que surge “a partir do desenho de luz”, que tal como a atriz revela, é algo invulgar de acontecer, “em vez de começarmos com o texto, ou com o movimento, ou com uma coreografia, surgiu a luz”.

O bestiário realizou, antes de seguir para as apresentações ao público, residências artísticas, nomeadamente no Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, sendo apenas possível, a realização do espetáculo “porque o Bestiário ganhou uma bolsa, para artistas emergentes e pós emergentes”, onde tiveram a oportunidade de fazer “duas residências em Montemor-o-Novo uma no Teatro Viriato, em Viseu, onde estreamos”, acrescenta.

Os próximos espetáculos a ser apresentados são “ a “Mesa”, também com direção artística do Miguel Ponte, também vai estar em Montemor-o-Novo, ainda este ano”, adiantando que “Montemor é um sítio que nós queremos marcar e nunca mais tirar porque é a minha terra, e sendo a do Bestiário também, fazemos muito gosto, todos, de passar pelos sítios, de onde cada um de nós vem”.

A atriz montemorense confessa que esta apresentação “vai ser especial porque é a primeira vez que eu apresento, no teatro Curvo Semedo, um espetáculo da minha companhia, e dos meus colegas”, deixando o convite para que visitem as redes sociais e site da Companhia.

O espetáculo é gratuito, no entanto é necessário fazer reserva através da bilheteira online do município, em municipiomontemoronovo.bol.pt, ou no Posto de Turismo de Montemor. O “Lumina” vai estar ainda no dia 6 e 8 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.