38ª Ovibeja: “estão reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, diz Rui Garrido

A Ovibeja está regresso este ano, para aquela que é a sua 38ª edição, e vai decorrer entre os dias 21 e 25 deste mês, depois de dois anos, sem se realizar, pelo menos nos moldes habituais.

“Como alimentar o planeta” é o tema central desta edição da Ovibeja. Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora, revela que é objetivo falar dos vários tipos de agricultura e, sem tabus ou preconceitos, sendo necessário todos os tipos de agricultura para alimentar o planeta, um tema que faz ainda mais sentido com a guerra que vive na Ucrânia. “Escolhemos um tema, ao qual a guerra veio dar mais força, e que vem no seguimento dos temas das anteriores edições, que estavam relacionados com a sustentabilidade, na agricultura, económica e ambiental, porque queremos falar dos vários tipos de agricultura sem preconceitos nem tabus, porque com o aumento de população temos que arranjar forma de alimentar as pessoas e todos os tipos de agricultura são bem-vindos”.

“A ciência e investigação são fundamentais para ajudar a combater as alterações climáticas, bem como a ter uma agricultura mais sustentável”, pelo que a manhã do primeiro dia de certame será dedicada também a uma grande conferência, sobre estes temas.

Relativamente à feira em si, conta este ano com mais expositores, “cerca de mil”, revela Rui Garrido, e também “mais espaço de exposição, nomeadamente no campo da feira, mais vocacionado para máquinas e equipamentos agrícolas, bem como mais área de exposição”.

“Mais uma vez as instituições aderiram ao certame, porque a Ovibeja se faz com todos, com um conjunto de pessoas e entidades que proporcionam a grandiosidade da feira”, pelo que “estão assim reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, remata o presidente da ACOS.

A edição 38 da Ovibeja tem a sua abertura oficial no dia 21 deste mês, contando com a presença do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e a atuação da Charanga a Cavalo da GNR.

Também neste dia regressam as Tunas Académicas aos palcos das “ovinoites”. Já no dia 22 Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no dia 23, Pedro Abrunhosa e no dia 24, Paula Fernandes.