Mais de 100 bombeiros no combate às chamas em Pegões

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou ao fim da tarde, numa zona de mato em Pegões, concelho do Montijo, obrigando ao corte da A13.

No local, estão 108 bombeiros apoiados por 35 viaturas de várias corporações do distrito de Setúbal e dois helicópteros.

Durante o combate às chamas, não houve necessidade de evacuação de qualquer localidade nem houve danos em habitações, uma vez que o incêndio deflagrou numa zona de pinheiros, eucaliptos e sobreiros.

Sessões de Ioga na Biblioteca Municipal de Montemor

As sessões de Ioga para pais e filhos regressam à Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo. A sessão decorre no dia 30 de abril, a partir das 15 horas.

As sessões são gratuitas e destinam-se a crianças entre os 8 e os 12 anos de idade. As inscrições devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

38ª Ovibeja: “estão reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, diz Rui Garrido

A Ovibeja está regresso este ano, para aquela que é a sua 38ª edição, e vai decorrer entre os dias 21 e 25 deste mês, depois de dois anos, sem se realizar, pelo menos nos moldes habituais.

“Como alimentar o planeta” é o tema central desta edição da Ovibeja. Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade organizadora, revela que é objetivo falar dos vários tipos de agricultura e, sem tabus ou preconceitos, sendo necessário todos os tipos de agricultura para alimentar o planeta, um tema que faz ainda mais sentido com a guerra que vive na Ucrânia. “Escolhemos um tema, ao qual a guerra veio dar mais força, e que vem no seguimento dos temas das anteriores edições, que estavam relacionados com a sustentabilidade, na agricultura, económica e ambiental, porque queremos falar dos vários tipos de agricultura sem preconceitos nem tabus, porque com o aumento de população temos que arranjar forma de alimentar as pessoas e todos os tipos de agricultura são bem-vindos”.

“A ciência e investigação são fundamentais para ajudar a combater as alterações climáticas, bem como a ter uma agricultura mais sustentável”, pelo que a manhã do primeiro dia de certame será dedicada também a uma grande conferência, sobre estes temas.

Relativamente à feira em si, conta este ano com mais expositores, “cerca de mil”, revela Rui Garrido, e também “mais espaço de exposição, nomeadamente no campo da feira, mais vocacionado para máquinas e equipamentos agrícolas, bem como mais área de exposição”.

“Mais uma vez as instituições aderiram ao certame, porque a Ovibeja se faz com todos, com um conjunto de pessoas e entidades que proporcionam a grandiosidade da feira”, pelo que “estão assim reunidas todas as condições para a grande feira do Alentejo”, remata o presidente da ACOS.

A edição 38 da Ovibeja tem a sua abertura oficial no dia 21 deste mês, contando com a presença do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e a atuação da Charanga a Cavalo da GNR.

Também neste dia regressam as Tunas Académicas aos palcos das “ovinoites”. Já no dia 22 Blaya sobe ao palco da Ovibeja, seguindo-se no dia 23, Pedro Abrunhosa e no dia 24, Paula Fernandes.

Entrega de cebolo a produtores de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo

Durante o mês de abril está a ser fornecido a título gratuito, aos 28 produtores que irão produzir a cebola roxa de Montemor-o-Novo, o cebolo pronto a ser plantado, um projeto criado no âmbito Implementação da Estratégia Alimentar – SMEA.

O projeto Cebola Roxa de Montemor-o-Novo pretende: salvaguardar o património genético, aumentando o número de sementes disponíveis; estabelecer uma rede de apoio técnico a produtores que queiram produzir a variedade, que lhes garanta orientação e apoio na resolução de problemas; proporcionar aos produtores já existentes e aos novos que se queiram instalar, uma oportunidade de negócio através do escoamento e preço correto do produto; valorizar o produto junto do consumidor e ganhar escala através da junção de produção de produtores diversos.

Esta é uma forma de aumentar a produção local criando sinergias nas suas várias vertentes (produção, comercialização, consumo final) com todos os atores da comunidade.