Diretor Regional de Agricultura prevê antecipação de ajudas

A Comissão Europeia lançou um pacote de apoio de 500 milhões de euros para os produtores agrícolas mais afetados da guerra na Ucrânia, admitindo ainda ajudas estatais aos agricultores, produtores de fertilizantes e ao setor das pescas.

José Godinho Calado (na foto), diretor Regional de Agricultura do Alentejo, explica que “a produção de alimentos foi afetada de forma diferente tendo em conta as diferentes regiões do Alentejo. Relativamente às ajudas que existem aos agricultores, eles sabem quais são. O que poderá ser aqui feito é uma antecipação do pagamento das ajudas diretas, que já tem sido feito em anos anteriores e que este ano se perspetiva que aconteça. Por outro lado, deverá haver também um apoio no que diz respeito aos combustíveis”.

O Governo Português anunciou já, para a agricultura e pescas, uma isenção temporária do IVA dos fertilizantes e das rações; a redução do ISP sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola; e a disponibilização de mais 18,2 milhões de euros para mitigar os custos acrescidos dos produtores com a alimentação animal e com os fertilizantes.