Despiste seguido de capotamento faz um morto

Um despiste, seguido de capotamento, de um veículo ligeiro provocou uma vítima mortal, um homem com cerca de 30 anos.

Na viatura seguia também uma criança de dois anos que foi evacuada pela Vmer de Portalegre para o Hospital José Maria Grande.

Óbito foi declarado no local, a estrada Vila Fernando-Santo Aleixo, para onde foram mobilizações os Bombeiros de Elvas e Monforte, tendo a GNR tomado conta da ocorrência.

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é amanhã, dia 16 de abril.

[/shc_shortcode]

Piquenique de Páscoa no domingo promovido pela União de Freguesias amanhã

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras está a organizar um piquenique de Páscoa, amanhã, dia 17 de Abril, pelas 13 horas, no Jardim da Estação em Montemor-o-Novo.

Tal como explica o vogal na União de Freguesias, André Banha, esta é uma tentativa de trazer de volta a tradição de “segunda-feira, depois do domingo de Páscoa, em que toda a gente ia para o campo, comer junto às barragens” e por esse motivo, o vogal convida todos os munícipes a comparecer neste “evento de “Mesa Posta”, portanto cada pessoa pode levar o que quiser”, de forma a partilhar.

O evento vai contar com animação a cargo de Pedro Pai, a partir das 15 horas. Quem quiser participar basta apenas aparecer e levar um petisco para dividir, decorrendo a iniciativa até às 19 horas.

Feira do Queijo: Jorge Guerreiro esta noite em Rio de Moinhos

A Feira do Queijo é uma organização da Câmara Municipal de Borba, que decorre em Rio de Moinhos, até amanhã, domingo, 17 de abril.

Hoje, sábado, dia 16, às 10.30 horas, há animação de ruas em Rio de Moinhos, pela Harmonic Band de Borba. À mesma hora, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. Às 11 horas, recriação das Artes do Fabrico do Queijo.

Às 15.30 horas, há espetáculo de folclore, com as atuações do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada (Borba) e do Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre).

Às 21.30 horas, o espetáculo é com Jorge Guerreiro. E, às 23.30 horas, começa a Noite Jovem, com as presenças de Polson e Klai, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.

Campanha de recolha de tampinhas promovida para ajudar criança

A Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e Montemor-o-Novo em conjunto com a Cercimor estão a recolher tampinhas para ajudar a Terezinha, uma criança com 5 anos, para que esta possa ter acesso a terapias intensivas adaptadas às suas necessidades.

Susana Gonçalves, fisioterapeuta nesta equipa de intervenção explica que “neste momento está a ser feita uma recolha, que foi iniciada pela família, de tampinhas, caricas, latas”, sendo o peso destes materiais, mais tarde, convertidos num montante que reverterá a favor dos tratamentos, “numa clínica especializada na área neurológica”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As entregas podem ser feitas no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, na Cercimor, no Centro de Atividades Ocupacionais de Montemor-o-Novo, de Vendas Novas e Mora”, adianta. A fisioterapeuta agradece a todos os que têm participado nesta iniciativa, “já houve uma grande mobilização da comunidade”, apelando a que “quem conseguir juntar uma tampinha, já vai fazer a diferença”.

A campanha para recolha de tampinhas para a Terezinha está a ser promovida pela equipa local de Intervenção Precoce de Montemor e Vendas Novas e pela Cercimor.

[/shc_shortcode]

Dia Mundial da Voz celebra-se em Portugal graças a médico

Dia Mundial da Voz celebra-se hoje, dia 16 de abril, uma data que tem como objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados a ter para preservá-la.

A voz humana resulta da vibração das cordas vocais situadas na laringe, provocada pela passagem do ar que vem dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação, como a língua e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância como a boca, tudo sob o controlo cerebral.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para assinalar este dia, a médica Dulce Nunes, especialista em otorrinolaringologia, neste serviço do Hospital do Espírito Santo de Évora explica que este é um dia que “já é comemorado há muitos anos”, tendo sido trazido para Portugal, “pelo professor Mário Andreia, do Hospital Santa Maria, em 2003”. A celebração deste dia tem como objetivo prevenir e alertar para problemas relacionados com a voz, sendo que, a especialista realça que “uma rouquidão, mesmo que seja uma criança, que dure mais de quatro semanas” é um sinal ao qual se deve estar atento.

Sempre que o problema for relacionado com a voz, tal como explica Dulce Nunes, “devem ser vistos por um especialista, neste caso o otorrino, o médico que tem competência para fazer uma laringoscopia”, acrescentando que após ser feito o diagnóstico, o utente é encaminhado para terapia da fala “porque assim vai ser feito um plano, que vai permitir consciencialização e perceber o que é que está a fazer de errado”.

Por vezes, há comportamentos que não são notados, ou são desvalorizados, em relação à voz, “como por exemplo “gritar muito, falar muito alto durante um período muito prolongado”, sendo depois necessária terapia para corrigir esses problemas. A especialista admite que “é muito difícil pedir a uma criança para não gritar”, no entanto, é possível ensinar “estratégias para usar a voz sem prejudicar cordas vocais”.

Para melhorar mais rapidamente é essencial que seja feito um “trabalho em equipa, o médico faz o diagnóstico clínico, das cordas vocais”, aliando-se à terapia da fala e aos familiares do utente que sofre desta condição.

O dia Mundial da Voz que se celebra hoje e que pretende sensibilizar para temas como a falta de cuidados em relação à voz.

[/shc_shortcode]