Évora promove rastreio vocal para crianças

O Dia Mundial da Voz celebra-se no próximo dia 16 de abril e, para assinalar esta data, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo em Évora está a promover um rastreio de patologia vocal em crianças, amanhã.

Este rastreio é uma forma de prevenir que uma criança se torne um adulto rouco, ou que utilize mal a sua voz, de forma a criar problemas de saúde graves.

A médica Rita do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital do Espírito Santo de Évora adianta que este rastreio é também uma forma de dar destaque a esta área da saúde que, “muitas vezes não é valorizada e que com uma simples intervenção podemos acabar por melhorar a vida” do paciente. No caso das crianças, muitos pais acabam por aceitar a rouquidão como uma característica da voz, no entanto, isto não é algo normal e pode “acabar por condicionar o futuro da crianças”.

Este foi um dia, tal como explica a médica especialista em Otorrinolaringologia, neste Hospital, Dulce Montes, “trazido para Portugal pelo Professor Mário Andreia, do Hospital Santa Maria, em 2003 e desde aí, e quase todos os anos, de uma forma mais ou menos intensa, é comemorado o Dia Mundial da Voz, em Portugal”. Na cidade de Évora e aproveitando a pausa letiva das férias da Páscoa, “achámos que seria uma boa oportunidade para fazer e promover um rastreio a crianças”, explica a especialista.

Tal como informa Dulce Montes, “a rouquidão nas crianças é demasiado desvalorizada, até mesmo pelos pais”, consequência de pequenas doenças normais, que as crianças têm. A médica Dulce Montes explica que, “num adulto, quando a rouquidão é persistente, as pessoas começam logo a pensar que pode ser um cancro e por esse motivo, vão à consulta e preocupam-se”, algo que não acontece com as crianças, que acabam por andar “roucos há vários meses e os próprios pais habituam-se à voz da crianças”.

Para além destes fatores, a vida da criança pode ser dificultada se esta situação for prolongada, ou se não for vista por um especialista. A especialista alerta para a dificuldade “de relacionamento com os outros, a sua capacidade de comunicação e tudo isso pode trazer dissabores ao desenvolvimento da criança”. A avaliação e consultas são essenciais e devem ser feitas, tal como informa Dulce Montes, “por um especialista, deve ser avaliado por um terapeuta da fala, porque pode ser uma situação que se corrija com alguma facilidade”, sendo que, se a rouquidão permanecer por mais de um mês, os pais devem encaminhar a criança a uma consulta.

O rastreio de voz, destinado a crianças, decorre amanhã, das 10 horas às 12 horas. Para participar neste rastreio é necessário fazer inscrição aqui.