Skip to content

Gestão da Praça de Touros de Estremoz entregue à TTE

Na manhã do passado sábado, dia 2 de Abril, o Museu Berardo Estremoz recebeu a Cerimónia de Concessão da Praça de Touros de Estremoz à Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (TTE).

Perante uma sala cheia de homens e mulheres ligados ao mundo da tauromaquia, para além de diversos aficionados, o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, referiu ser este “um dia muito importante para Estremoz e para a sua tauromaquia”. O edil estremocense salientou que no âmbito do projeto da autarquia para a tauromaquia, foi sempre intenção criar “uma nova fase, com um projeto com uma base sólida e não um projeto casuístico, e que vivesse anualmente de corridas que correm bem e que correm mal”.

José Daniel Sádio explicou o porquê do lançamento do concurso público “limitado a associações de Estremoz, porque com todo o respeito por todos os agentes que desenvolvem esta atividade fora de Estremoz, serão os de Estremoz que mais brio têm e mais vontade têm para que a Praça de Touros de Estremoz volte a ter o espaço e o respeito que teve durante muitos anos”.

Ainda segundo o autarca, as linhas gerais do concurso, para além do projeto idealizado a três anos e o número mínimo de eventos, incluir a garantia para o Município de Estremoz “de que quem vai usufruir e organizar, possa de alguma forma comparticipar na manutenção da praça, com a inclusão de um valor base de renda, para acautelar o que não foi feito nos últimos anos”. Asseverou ainda estar “muito entusiasmado com o projeto”, achando que “Estremoz ganhou com este concurso e ambas as associações comprometeram-se com o melhor que podiam dar para Estremoz”.

Durante a sua intervenção, José Daniel Sádio mostrou ainda várias imagens onde é notório o estado de degradação a que chegou a Praça de Touros de Estremoz, que vai obrigar a autarquia a realizar “um investimento grande”, dando a garantia de que a mesma se encontrará “alindada e funcional” a 30 de Abril, e que situações como as que mostrou não acontecerão “daqui a três anos”.

Marco Pernas, Presidente da TTE, associação que vai gerir os destinos do tauródromo estremocense durante os próximos três anos, explicou durante a sua alocução o projecto que a TTE tem para a Praça de Touros de Estremoz, e que passa, no ano de 2022, pela realização da Corrida de Touros da Fiape, de uma novilhada de oportunidade aos novos, a realizar em Junho ou Julho, e a organização da Corrida de Touros inserida no programa das Festas de Setembro.

Para o triénio 2022/2024, e tendo como principal objetivo a “promoção da tauromaquia”, a TTE pretende organizar, por alturas do Carnaval, uma garraiada cómica, com oferta de ingressos pelas escolas do concelho, a realização de vários treinos de forcados e de demonstração de toureio, e por ocasião das Festas de Setembro, organizar duas garraiadas, com a receita a ser dividida pelos Bombeiros Voluntários de Estremoz, pelo Clube de Futebol de Estremoz, e pela CERCIEstremoz, e nas temporadas seguintes por outras instituições sociais. A TTE quer ainda organizar no final de cada temporada, o Dia do Aficionado, que será um dia preenchido por colóquios, almoço convívio e um evento taurino.

A TTE pretende ainda criar uma parceria com uma empresa de restauração, para que no anexo à Praça de Touros de Estremoz, seja criado diariamente um espaço de convívio para aficionados, onde poderão ser degustados os produtos regionais e os vinhos de Estremoz, e onde poderão ser visionadas as touradas espanholas. No âmbito desta parceria, será incluída a realização, na esplanada do recinto, eventos de fado, cante alentejano e flamenco.

Ainda durante a sua intervenção, Marco Pernas não esqueceu os quase 10 anos em que a TTE esteve “vetada” da organização de eventos taurinos na cidade, apesar das várias propostas apresentadas, quer à OPE, quer à autarquia estremocense.

O Presidente da TTE terminou referindo esperar que “os aficionados voltem a preencher as bancadas da nossa bonita praça de touros. Nós tudo iremos fazer para devolver a afición a Estremoz, pois estamos cá para servir a festa e não para nos servirmos da festa como outros o fizeram até aqui”.

Antes da assinatura do acordo entre a autarquia estremocense e a TTE, foi apresentada a primeira Corrida de Touros levada a cabo nesta “nova vida” da centenária Praça de Touros de Estremoz.

A apresentação da corrida, que se realiza na tarde do dia 30 de Abril, sábado, pelas 17 horas, esteve a cargo de Margarida Cardoso, filha do malogrado empresário tauromáquico António Cardoso “Nené”, em representação da “Toiros e Tauromaquia”, empresa que irá colaborar com a TTE na organização dos eventos tauromáquicos na Praça de Touros de Estremoz.

Para lidar um imponente curro de touros da Herdade de Pégoras, estarão em praça os cavaleiros de alternativa Luís Rouxinol, no ano em que celebra 35 anos de alternativa, Marcos Bastinhas e António Prates, e o cavaleiro amador estremocense Francisco Cortes Jr., que irá lidar um novilho igualmente da Herdade de Pégoras.

As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por João Pedro Oliveira, e do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, liderados pelo estremocense Nuno Toureiro.

Compartilhe este artigo: