Centro Juvenil acolhe “Na Primavera”

O grupo de teatro da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, que se reúne no espaço multiusos do Centro Juvenil, todas as quartas e quintas-feiras, preparou um espetáculo que apresentou na tarde de sábado, 2 de abril, no Centro Juvenil!

Este grupo, dinamizado por Catarina Caetano colaboradora do Projecto Ruínas, é constituído por jovens dos 14 aos 17 anos, um grupo unido pelo teatro, que conseguiu, através do seu trabalho contínuo, concretizar a leitura encenada “Na Primavera”.

No início do ano letivo 2021/2022, o Grupo de Teatro da Escola Secundária de Montemor-o-Novo arrancou para uma nova aventura, tendo como premissa o processo criativo a partir de um texto dramático existente. Depois de meses de trabalho, de dinâmicas de grupo e pesquisa de possibilidades, a escolha recaiu sobre o texto “Peça Alter Nativa”, de Finn Iunker. Um texto que teve a sua estreia em 1999, em Amesterdão, e que reflete, de forma intemporal, uma sociedade com prioridades desfocadas, uma visão distorcida de tolerância e do significado de viver em comunidade.

“Na Primavera”, reflete a visão destes jovens sobre este texto – uma história de loucos, idiotas, um rio e uma guerra sem pés nem cabeça. Uma reflexão sobre o mundo em que vivemos.

Esta foi uma Criação coletiva, com Ana Costa, Beatriz Ferreira, Catarina Rocha, Inês Henriques, Inês Nunes, Joana Silva, Leonor Teixeira, Mateus Barral, Rita Santos e Sara Silva; e Participação Especial de Pedro Abreu.