Apresentação do filme Herdade da Parreira

A Herdade da Parreira e o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), da Universidade de Évora (UÉ), através do Professor Mário Carvalho, têm colaborado num projeto inovador de sustentabilidade da produção agrícola ao longo dos últimos 30 anos, tendo por base uma gestão do modelo Agricultura de Conservação, com particular destaque na melhoria das condições do solo. A vocação dos 800 ha da Herdade da Parreira são os sistemas agro-silvo-pastoris, com enfoque no Montado, onde as sinergias e complementaridades destas atividades conferem a viabilidade do negócio, em particular nas condições de solo e clima existentes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A relevância internacional e o caráter inovador deste projeto foram reconhecido com a atribuição do prémio europeu “Land and Soil Management Award” – promovido pela Syngenta e pela European Landowners Organization (ELO), com a chancela da Comissão Europeia, na sua edição 2015/2016. De entre os mais de 15 projetos a concurso, provenientes de 15 países diferentes, o projeto da Herdade da Parreira/MED foi considerado como aquele que envolvia os métodos mais inovadores e os resultados mais ambiciosos. O reconhecimento de tal prémio conferiu ainda mais destaque internacional à Herdade da Parreira, constituindo-se a mesma como um exemplo internacional de boas práticas de sustentabilidade agrícola.

Neste evento será apresentado o filme “Herdade da Parreira – 50 anos a construir sustentabilidade”, sobre este projeto de inovação e sustentabilidade agrícola, onde se detalham todos os métodos e estratégias utilizadas e resultados obtidos ao longo de todos estes anos. Num segundo momento, e com a intenção de alargar a discussão sobre o tema Agricultura sustentável e Conservação do solo ao meio académico, tecido empresarial e Administração pública, irá realizar-se um debate aberto “A gestão dos recursos naturais água e solo e a sustentabilidade dos sistemas agro-silvo-pastoris” com a moderação de Teresa Pinto Correia, Diretora do MED.

A abertura do evento estará a cargo de Nuno Marques, proprietário da Herdade da Parreira e Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora. O evento conta com a confirmação da presença de mais de 120 participantes de diferentes instituições privadas e da administração pública nacional.

[/shc_shortcode]

Ferreira do Alentejo recebe “Terras sem Sombra”

O Festival Terras sem Sombra arranca este fim-de-semana, dia 2 e 3 de abril, em Ferreira do Alentejo. O festival conta com muita música, gastronomia e teatro.

O evento inicia às 15 horas com uma visita de ao património cultural da aldeia de Peroguarda e uma acção de biodiversidade que incide sobre as ervas comestíveis, aromáticas e medicinais. Às 21:30 horas Trio Klavis apresentam “Teatro de Sombras: Música para Violino, Saxofone e Piano”, no Lagar da Herdade do Marmelo, Figueira dos Cavaleiros.

Para dia 3 de abril, Carrasquinhas, Catacuzes, Funchos & Cia., às 9:30 horas, falam sobre “Quando a Botânica é também Gastronomia”, Cerro da Águia, em Ferreira do Alentejo.

Para mais informações deve contactar 284 738 700.

Contra-relógio BTT por equipas em Borba no domingo

O 2° Contra-Relógio por equipas, organizado pelo Clube de Praticantes de BTT e Ciclismo 33CL Bike e com o apoio do Município de Borba, decorre no dia 3 de abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, este contra relógio assume-se como “algo invulgar na zona e que, na primeira edição, contou com praticantes de várias zonas do país”, segundo Nuno Simões, vice-presidente do clube.

A prova conta com uma extensão de 53 quilómetros e percorre os concelhos de Borba, Monforte e Elvas. As inscrições poderão ser feitas no site www.trilhoperdido.com.

[/shc_shortcode]

Feira do Móvel e da Decoração decorre em Badajoz

A edição deste ano da Feira do Móvel e Decoração de Badajoz está de regresso aos Pavilhões da IFEBA, ate ao dia 3 de Abril.

O certame conta com as principais empresa do setor, quer da região da Estremadura quer de Portugal, e apresenta as principais tendências de decoração para 2022 e 2023.

Também a vertente da formação tem um lugar de destaque, com a participação dos alunos do IES San José de Badajoz e da Escola de Arte Superior de Desenho de Mérida.

Na sexta-feira e sábado a feira funciona das 11 às 21 horas e no domingo das 11 às 19.30 horas. A entrada tem um custo de três euros, excepto para reformados e menores de 12 anos, cuja entrada é gratuita.

A 27ª edição da Feira do Móvel e da Decoração é organizada pelo Ayuntamiento de Badajoz e Feria Badajoz IFEBA, com o patrocínio da Ibercaja, Fundación CB e Caja Rural de Estremadura.

Montemor recebe Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Montemor-o-Novo será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos até sábado, junto à Praça de Touros.

Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.

Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz, Alandroal , Arraiolos e Mora será a vez de Montemor-o-Novo receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos. A iniciativa regressa a Montemor no dia 8 e 9 de abril.

Hermínia Vilar eleita reitora da Universidade de Évora

Hermínia Vilar foi ontem, 31 de março, eleita reitora da Universidade de Évora. Os resultados do processo eleitoral foram conhecidos na sequência da reunião deliberativa do Conselho Geral da Universidade de Évora, órgão a quem compete estatutariamente a eleição do Reitor, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Hermínia Vilar, professora associada com Agregação do Departamento de História, diretora e investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDHEUS), assume assim a Reitoria da Academia alentejana nos próximos quatro anos.

Para a professora Hermínia Vilar esta é uma enorme honra e agradece ao Conselho Geral a confiança que nela depositou. Tal como teve oportunidade de referir no processo de candidatura, o seu compromisso é com o desenvolvimento e a consolidação da Universidade, com a sua projeção nacional e internacional, salvaguardando o seu importante papel na coesão regional e no desenvolvimento da região.

Hermínia Vasconcelos Vilar tem 59 anos e exercido funções docentes na Universidade Évora ao longo dos últimos 32 anos. Doutorada em História Medieval na Universidade de Évora (1998), onde exerce presentemente as funções de professora associada com agregação. Vice-reitora para o Ensino e Formação da Universidade de Évora (2010-2014). Membro do Conselho Geral da Universidade de Évora (desde 2016, tendo sido o representante docente mais votado). Tem desempenhado múltiplos cargos na Universidade de Évora para que foi eleita, nomeadamente vice-presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais (2005-2007), membro do Conselho Científico da Universidade (2019-2021), membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (2015-2021), membro do Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais (2015-2021), presidente do Conselho do Departamento de História (2001-2003; 2009-2010) e diretora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (desde 2019). Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (2014-2017) e membro de outras Associações Científicas nacionais. Autora de diversos livros e de obras científicas, tendo integrado diversos júris de provas académicas e de prémios, painéis de avaliação e conselhos editoriais.

Montemor recebe o “Descobre o Teu Interior”

“Descobre o Teu Interior 2022”, organizado pela plataforma independente Gerador, é o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, vais estrar durante 16 dias, pretende levar concertos e atividades artísticas e culturais a oito territórios do país.

O festival vai passar dois dias em cada um dos oito municípios do interior, contando sempre com uma programação ao vivo, digital, adaptando-se às características locais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Viana do Alentejo, Beja, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda são os municípios que recebem a segunda edição, agora em formato presencial, do “Descobre o Teu Interior 2022”.

Quanto a hoje dia 1 de abril, o festival está em Viana do Alentejo, nos dias 1 e 2 de abril. Montemor-o-Novo recebe o festival a 2 e 3 de abril, viajando o “Descobre o Teu Interior 2022” até Vila Viçosa nos dias 8 e 9. Seguem-se Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda, onde termina a 23 e 24 de abril.

O cartaz para os 16 dias de festival conta com nomes como Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa. Desde visitas guiadas, conferências, musica e workshops, este festival conta com uma vasta programação.

Esta é uma iniciativa paga, tendo o bilhete para todo o festival o custo de 40 euros, enquanto que, para as atividades programadas apenas para um município é de 14 euros. Quanto às iniciativas a realizar em formato online terão o custo de 9 euros para a totalidade do festival.

[/shc_shortcode]