Run Castle regressa em setembro a Montemor-o-Novo

A 8ª edição do Run Castle já tem data marcada e acontece a dia 25 de setembro de 2022, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa conta com as provas habituais de 8 km, 10 km e 17 km, sendo as inscrições realizadas em runcastle.com

Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas em Alcochete

O cavaleiro Marcos Bastinhas toureia no próximo domingo, dia 3, em Alcochete, no arranque da temporada taurina.

Em praça vão estar, além de Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves, num espetáculo “bastante importante para começar a temporada, que, se Deus quiser, vai ser em grande. Espero fazer cerca de 40 corridas e o objetivo é ficar em primeiro lugar no escalafón e ser o toureiro que mais toureia, este ano, em Portugal”.

Depois de Alcochete, Marcos Bastinhas toureia dia 17 de abril em São Manços, dia 23 na Ovibeja, também uma grande corrida e dia 25 em Alter do Chão. Para já, são essas quatro corridas em abril e nos restantes meses virão mais”.

De acordo com Marcos Bastinhas, “os meses de inverno são de muito trabalho diário para que no arranque da temporada o público possa desfrutar de excelentes espetáculos”.

No próximo domingo, na Praça de Touros de Alcochete toureiam Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas, frente a touros das ganadarias Fernandes de Castro e António Silva. Pegam os forcados Amadores de Évora e Alcochete. A corrida está marcada para as 16 horas.

CLDS ajuda idosos a adquirir Certificado Digital de Vacinação

O CLDS – Associação O Sobreiro, de Montemor-o-Novo está a facultar ajuda aos idosos mais isolados para que estes consigam adquirir o Certificado Digital de Vacinação.

Segundo Isabel Soares, coordenadora deste serviço de apoio domiciliário explica que “devido a esta vivência pandémica, sentimos necessidade de estar a apoiar a população idosa a pedir o Certificado Digital de Vacinação Covid-19”, uma vez que, muitos idosos não conseguem ter acesso à internet ou não conseguem realizar esta ação sozinhos.

A necessidade de ajudar a adquirir o Certificado Digital surgiu, , não só pelo isolamento destes idosos, como pela dificuldade que estes têm em aceder a plataformas digitais e online. Isabel Soares afirma que já existiam “pessoas que foram sendo sinalizadas, ao longo destes meses, pela GNR, em todas as freguesias”, sendo possível prestar auxílio a todos os que necessitarem.

A equipa do CLDS Ativar Montemor que tem prestado apoio à população mais isolada, nomeadamente na aquisição do Certificado Digital de Vacinação.

“O Cão Danado” em exibição no Curvo Semedo

Amanhã, dia 31 de março há cinema em Montemor-o-Novo, estando em exibição, pelas 21:30 horas, “Nora-Inu O Cão Danado” de Akira Kurosawa, no cineteatro Curvo Semedo, uma iniciativa do Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo.

Sinopse: Num dia particularmente mau, o jovem investigador de homicídios Murakami vê a sua arma roubada por um carteirista, num autocarro lotado. Disposto a reaver a sua arma a qualquer custo, disfarçado, ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, farejando como um cão, as ruas de Tóquio.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online do município.

Candidaturas abertas para participar na 5ª edição do Summer CEmp

Estão abertas, até amanhã, 31 de março, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, que decorre no final de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta, que é uma escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, pretende reunir 30 jovens estudantes do Ensino Superior com diferentes personalidades, entre políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas e artistas, para que possam apresentar as suas expectativas em relação ao trabalho da União Europeia, neste que é o Ano Europeu da Juventude.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da União Europeia e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

A inscrição, para os interessados, tem de ser feita através de formulário disponível online (aqui), que inclui o envio de um vídeo ou uma carta de motivação. As candidaturas estão abertas até às 23.59 horas de 31 de março, sendo que o prazo pode ser antecipado, quando já recebidas 90 candidaturas.

Os trinta selecionados, revela ainda Ana Pereira, que irão participar neste Summer CEmp, terão todas as despesas com viagem de avião, de Lisboa para os Açores, bem como com alojamento e alimentação asseguradas.

Assembleia Municipal Jovem realiza-se hoje em Montemor

A Assembleia Municipal Jovem irá realizar hoje, pelas 18h00, na Sala de Convívio da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, uma Sessão Temática sobre Associativismo Jovem e o Ano Europeu da Juventude, com Miguel Rasquinho, o Diretor Regional do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Esta é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, da Assembleia Municipal Jovem de Montemor-o-Novo e do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

Miguel Araújo no Festival do Crato a 25 de agosto

O Festival do Crato está regresso, de 23 a 27 de agosto, para aquela que será a 36ª edição, enquanto Feira de Artesanato e Gastronomia.

Os primeiros nomes que compõem o cartaz do festival já começaram a ser revelados pela organização, sendo que, a 25 de agosto, ao palco subirá Miguel Araújo, assim como os seus convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão.

Considerado um dos melhores compositores e intérpretes da sua geração, e autor de alguns dos maiores sucessos portugueses, Miguel Araújo celebra vinte anos de uma carreira consagrada como uma das mentes mais brilhantes da canção pop-rock lusa.

Preparado especialmente para este evento, o alinhamento do concerto do antigo vocalista de “Os Azeitonas” está ainda no “segredo dos deuses”.

Dois anos após a última edição do festival, o Festival do Crato promete uma programação musical forte e eclética. Para além da música, decorre a já tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia, como sempre, com entrada gratuita.

Nestes cinco dias de animação, em agosto, haverá, entre muitos outros atrativos, um palco com DJs, bem como zona de acampamento.

Ocupação de Tempos Livres de curta e longa duração do IPDJ

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.

Na modalidade de curta duração, as áreas prioritárias são recuperação das aprendizagens, ambiente, direitos humanos, combate à exclusão social e direitos dos animais. São objetivos gerais deste domínio promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares, promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais e aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.

Até 15 de abril, decorre o período de candidaturas das entidades promotoras; a partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, realizam-se as inscrição dos jovens nos projetos; e o período de realização do programa é de 13 de junho a 10 de setembro de 2022. Valor da bolsa a atribuir aos jovens monitores: um euro por hora.

Na modalidade de longa duração, o valor da bolsa aos jovens dinamizadores é de 2,50 euros por hora. Duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas. As entidades promotoras e os jovens dinamizadores podem apresentar  as candidaturas através da plataforma, até 30 dias úteis antes do início do projeto. A realização dos projetos decorre a partir de 1 de abril e até 30 de novembro de 2022.

No Alentejo, as responsáveis pelo programa são Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ) em Évora, Sandra Pires ( sandra.pires@ipdj.pt ) em Beja e Dina Crespo ( dina.crespo@ipdj.pt ) em Portalegre.

Montemor recebe Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Montemor-o-Novo recebe hoje, dia 30 de março, a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos , da GESAMB, que ficará até dia 2 de abril, no Rossio, junto à Praça de Touros, da cidade. Esta unidade tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

Henrique Lopes, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que esta é “uma iniciativa pioneira da GESAMB em colaboração com os vários municípios do distrito de Évora”, sendo Montemor-o-Novo um dos parceiros, neste projeto.

O vereador explica que “esta iniciativa é importante porque hoje nas nossas casas existem resto de materiais e objetos com produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que precisam de um fim seguro”, sendo que objetos como “restos de tinta, telemóveis, baterias de carros, entre outros”, devem ser depositados neste contentor.

Esta unidade, que permite dar um destino a materiais “que no seu uso normal, devidamente manuseados, não são perigosos, mas quando se tornam resíduos, podem ser”, estará em Montemor-o-Novo até dia 2 de Abril, no Rossio, junto à Praça de Touros.

Associações montemorenses foram à Piscina Coberta Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 30 de março, a Piscina Coberta Municipal recebeu utentes da Associação 29 de Abril, Casa João Cidade e Cercimor.

A atividade, desenvolvida pela Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, teve como destinatárias pessoas portadoras de deficiência. Houve jogos aquáticos, provas de natação adaptada e polo aquático.

O grupo recebeu ainda medalhas pela sua participação na atividade.