Plano de Gestão para Zonas Especiais de Conservação em discussão pública

Encontram-se em período de discussão pública os Planos de Gestão para as Zonas Especiais de Conservação (ZEC) de Cabrela e Monfurado, até dia 1 de Abril.

Estes são documentos que pretendem definir medidas direta ou indiretamente  os proprietários de prédios rústicos situados nos Sítios de Cabrela e Monfurado.

Para participar deve aceder ao portal participa.pt, onde terá acesso aos documentos e ficha de participação.

Museu de (a) Brincar em Arronches fecha para intervenção

A partir de 29 de março, o Museu de (a) Brincar, em Arronches, vai estar encerrado devido a uma intervenção para melhorar as condições do espaço, que decorre nos primeiros dias de abril.

O objetivo da intervenção é melhorar as condições da infraestrutura de forma a receber melhor, visitantes e colaboradores.

O Município de Arronches “solicita e agradece antecipadamente a compreensão da população pelos eventuais incómodos que esta situação possa vir a causar”.

Conselho Municipal de Segurança reúne em Montemor

Realizou-se no passado dia 21 de março, pelas 18 horas, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Montemor-o-Novo do ano de 2022, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Na reunião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, a Magistrada do Ministério Público, o Comandante dos Bombeiros voluntários de Montemor-o-Novo, os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, da Santa Casa da Misericórdia em representação das Associações de Solidariedade Social do Concelho, da CERCIMOR, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores de Montemor-o-Novo, do Agrupamento de Escuteiros 894, da Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo, da Associação de Xadrez “A Torre” e da GNR com intervenção na violência doméstica e na segurança rodoviária.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Conselho analisou e discutiu a situação de segurança no concelho, nomeadamente a resolução, em curso, da retirada da comunidade cigana com estatuto itinerante que se instalou na Herdade da Adua, a situação relativa ao furto de catalisadores de automóveis e ao vandalismo em mobiliário urbano, apelando-se à GNR que reforce o patrulhamento na cidade.

Na reunião foi também abordado a situação de ruído em bares noturnos inseridos em zonas residenciais, algo que tem resultado em reclamações que lhe têm feito chegar alguns munícipes.

Em relação ao tema dos refugiados da Guerra na Ucrânia, o Presidente informou que, neste momento, existe uma articulação com o Hospital São João de Deus e com a Santa Casa da Misericórdia, para que seja encontrada uma solução de acolhimentos aos pedidos de auxílio. A Coordenadora Municipal de Proteção Civil informou ainda o conselho das diligências tomadas pelo Município, nomeadamente os protocolos de cooperação existentes com as várias entidades públicas com competências nesta matéria, bem como de toda a informação já veiculada à população pela Câmara Municipal.

Por fim, foi dada nota acerca das diligências já desenvolvidas pelo município e pelas entidades envolvidas na criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

[/shc_shortcode]

Comendador Rui Nabeiro surpreendido com festa de aniversário

O comendador Rui Nabeiro completa esta segunda-feira, 28 de março, 91 anos e foi surpreendido, esta manhã, com uma festa de aniversário, que reúne familiares, amigos e funcionários.

Nesta festa de homenagem, que decorreu num dos armazéns, junto à fábrica da Novadelta, e tal como a Rádio ELVAS mostra nas imagens que captou em direto, Rui Nabeiro chegou acompanhado da mulher, Alice Nabeiro, sendo recebido com muitos aplausos.

“Já penso nos 92”, garante Rui Nabeiro

O aniversariante, o Comendador Rui Nabeiro, confessa estar já a pensar na celebração do seu próximo aniversário: “eu estou a pedir já um ano de cada vez. Espero fazer os 92 a pensar sempre em mais, porque quero que a nossa empresa responda a todo o seu pessoal e possa ser um exemplo para quem também tem empresas. Sinto-me feliz e já a pensar em fazer o próximo ano, mas a verdade é que sai, há dois meses, de uma cirurgia em que tenho que andar com cuidado, e é isso que faço, mas a pensar nos 92”.

“É o meu herói”, diz João Manuel Nabeiro

O seu filho, João Manuel Nabeiro, demonstrou, aos microfones da Rádio ELVAS, o orgulho que tem no seu pai e em partilhar este dia com ele garantindo que o dia “28 de março é sempre um dia em que a família se reúne por ser o aniversário do patriarca e isso é uma responsabilidade enorme para quem segue as pisadas do Rui Nabeiro. O amor que sempre tivemos e a responsabilidade é um dos nossos elos e o homem que se chama Manuel Rui Azinhais Nabeiro é o meu herói e com isso acho que digo tudo”.

“Somos uma equipa fantástica”, garante Rui Miguel Nabeiro

“O meu avô é uma pessoa tão inspiradora e que pode contar com a família para continuar ao lado dele a construir o futuro desta empresa”, referiu-nos Rui Miguel Nabeiro, CEO da empresa Delta Cafés. Quanto à responsabilidade se seguir os passos do seu avô, Rui Miguel Nabeiro garante que “a família partilha a responsabilidade e isso é o que temos de bom. Somos uma equipa fantástica, que o meu avô soube construir e, nesse sentido, partilhamos todos a mesma responsabilidade com vista ao futuro da empresa”.

“Sou um sortudo por partilhar os dias com ele”, assegura Ivan Nabeiro

Ivan Nabeiro aproveitou para felicitar mais uma vez o seu avô e referiu-nos que se sente “um privilegiado e um sortudo, enquanto neto e enquanto homem, por poder partilhar os dias com ele. Tenho a sorte de poder viver enquanto ele vive e as palavras são poucas para o descrever e agradecer os ensinamentos que ele nos dá. Como ele diz todos os dias, a proximidade é o mais importante e é isso que nós tentamos fazer, estar perto dele, da família e da empresa que ele tanto acarinha”.

“Ele merece uma festa destas”, diz Rita Nabeiro

“Estes marcos são sempre especiais e tínhamos que celebrar. O ano passado foram os 90 mas devido à pandemia não pudemos celebrar e sentimos que ele merecia esta festa e esta homenagem, com muita elegância e muito bonita. Ele ensina-nos a celebrar a vida e a partilhar com os outros e acho que conseguimos passar-lhe o carinho, não só dos que estavam aqui presentes mas dos que também nos seguiram e enviaram de longe”, referiu-nos a neta Rita Nabeiro.

A diretora-geral da Adega Mayor salienta “os desafios recentes que ele ultrapassou, em termos de saúde, permitiu-nos dar um sentido ainda maior a esta festa. Esperamos ter conseguido dar-lhe algum do amor que sentimos por ele e sentimo-nos muito gratos de o ter connosco esperando que isso se repita por muitos anos, acima de tudo, com saúde”.

“Agradeço por toda a sua vida e pelos seus ensinamentos”, Marcos Bastinhas

O cavaleiro Marcos Bastinhas deixa ao seu avô “uma mensagem de agradecimento por toda a sua vida e pelos seus ensinamentos. Mais um aniversário é mais um ano em que podemos acompanhar esta magnifica pessoa. Sabemos que mais 91 anos de vida não é possível mas espero que possamos assinalar mais aniversários com ele”.

“Ele transmite-nos sempre uma palavra de amor e carinho e é isso que tentamos transmitir aos mais pequenos, sendo notório o amor que o avô tem pelos bisnetos e os bisnetos pelo avô”, garantiu.

“É um orgulho partilhar os ensinamentos do avô Rui”, garante Dália Madruga

Dália Madruga, esposa de Marcos Bastinhas, garante que “é um orgulho partilhar, todos os dias, os ensinamentos do Comendador Rui Nabeiro, que para nós lá em casa é o avô Rui. E isso acho que não traduz exatamente a admiração que nós temos por ele e que tentamos passar aos mais novos, uma vez que eles conhecem a versão do avô e não do Comendador. Nesse sentido, tentamos sempre fazer com que eles percebam que nasceram numa família em que o avô construiu isto tudo e é uma pessoa amada por todos. Esperemos que chegue aos 100 anos com esta vitalidade”.

“São 91 anos de histórias e de muito trabalho”, Luís Rosinha

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, destaca o papel do Comendador, quer na vida política, quer na criação de emprego em Campo Maior: “são 91 anos de histórias e de muito trabalho no nosso concelho e onde deixou também uma marca na vida politica. Esperemos que possa continuar a apoiar a nossa população, quer nas questões da criação de empego, quer também nas questões sociais. Em meu nome e em nome de todos os campomaiorenses, deixo uma saudação ao senhor Comendador para que cumpra muitos anos de vida”.

“Rui Nabeiro é um homem único”, diz Pedro Murcela

Pedro Murcela, que durante muitos anos esteve ligado à vida política do concelho de Campo Maior, fez questão de marcar presença neste aniversário garantindo que “é um dia muito especial e que tinha que ser celebrado com muito amor e carinho. Rui Nabeiro é um homem único e que nasceu para ajudar os outros e espero que ele a família sejam muito felizes”.

Nesta, que acaba por ser uma gala dedicada à vida do comendador, Rui Nabeiro esteve à conversa com a apresentadora de televisão Fátima Lopes.

A cerimónia, que começou com a atriz Carmen Santos a contar a história de vida do Comendador, contou ainda com alguns momentos musicais, com a participação dos fadistas Camané e Kátia Guerreiro.





Hotéis e alojamentos com taxas de ocupação muito positivas no Alentejo

O setor do turismo continua em crescimento, prevendo-se que, na altura da Páscoa, na região do Alentejo, as taxas de ocupação de unidades hoteleiras e alojamentos cheguem aos níveis em que estavam aquando do pré pandemia.

Vítor Silva presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo adianta que as informações que existem das “unidades hoteleiras e das restantes unidades de alojamento é que as taxas de ocupação estão muito boas, praticamente ao nível que estavam em 2019 que foi o melhor ano turístico, de sempre”, estando assim previstas boas prestativas em relação a época festiva da Páscoa.

Apesar de o sector do turismo já não estar em recuperação, “com o final previsível da pandemia as previsões são que nós possamos trabalhar o turismo de uma maneira mais normal”, adianta Vítor Silva.

Quanto às consequências que a guerra na Ucrânia possa ter no sector do turismo em Portugal, em especial na região Alentejo, Vítor Silva garante que vão existir consequências para todos, “não porque nós tivéssemos clientes daquelas zonas”, mas sim “com a subida do preço dos combustíveis e dos alimentos, vai implicar que em termos das viagens elas vão ficar mais caras”, acrescenta.

Outro factor importante que pode vir a trazer consequências negativas prende-se com o facto de “no turismo, a sensação psicológica de segurança quando se viaja é extraordinariamente importante”, explica o presidente, que declara ainda que este é um factor que pode vir a afetar as viagens “intercontinentais, claro que estamos num país muito longe do conflito mas para países da dimensão dos Estados Unidos e do Brasil”, acrescentando ainda que “uma guerra na Europa é sempre uma guerra na Europa”.

Apesar da pandemia de Covid-19 e a situação que se vive na Ucrânia e na Europa, as expectativas para a época da Páscoa, em termos de ocupação turística, são muito positivas.

Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes na Ovibeja

Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes atuam na edição deste ano da Ovibeja, que acontece de 21 a 25 de abril no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, em Beja.

No dia da abertura do evento, para além da atuação da Banda de Música da Força Aérea, pelas 18 horas, há noite de tunas académicas. Atuam, a partir das 23 horas, a Tuna Académica de Enfermagem de Beja (TAEB), a Tuna Universitária de Beja (TUB); a Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE) e a Desertuna, a Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. A partir da meia-noite, é o Dj Christian F quem anima o público.

A 22 de abril atua Blaya, seguida do DJ Rob Willow. Já na noite de 23 de abril sobem ao palco Pedro Abrunhosa e a DJ Ana Isabel Arroja. A brasileira Paula Fernandes atua a 24 de abril, na mesma noite que contará com o espetáculo do DJ Nuno Luz.

A Ovibeja 2022 tem como tema central “Como Alimentar o Planeta?”, através do qual se procura “suscitar uma reflexão alargada e multidisciplinar sobre o futuro do planeta, o papel dos agricultores na produção de alimentos e na defesa da soberania alimentar e ainda na salvaguarda do ambiente e da biodiversidade”.

Dia dos Centros Históricos e 509 anos do floral de Coruche

Hoje o município de Coruche comemora o Dia Nacional dos Centros Históricos e dos 509 anos do foral manuelino de Coruche (28 de março de 1513), que confirmou o foral dado a Coruche por D. Afonso Henriques em 1182, mantendo o essencial do texto e os princípios originalmente estabelecidos, mas pondo termo a muitos particularismos locais num processo de uniformização do reino, levado a cabo por D. Manuel I.

A este propósito, e porque o Município de Coruche integra a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), a Câmara, o Museu Municipal de Coruche e a APMCH promovem uma visita guiada à Vila com ponto de encontro no Largo de Santo António às 15 horas de 28 de março, segunda-feira.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail gap@cm-coruche.pt e estão limitadas a 20 pessoas.

Montemor celebra Dia Nacional dos Centros Históricos

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o município de Montemor-o-Novo irá realizar até 31 de março, um conjunto de atividades, de forma a assinalar esta data importante.

António Pinto Xavier adianta que será lançado um concurso de fotografia de forma a celebrar este dia, onde se “desafia a população a tirar a melhor foto do centro histórico”, revela.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vereador deixa a todos os munícipes o convite a participar “nestas atividades” relembrando que “as informações estão todas nas redes sociais e site da Câmara Municipal”.

Ainda no Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]