Marcelo participou na Procissão dos 375 anos da padroeira de Portugal

A procissão comemorativa dos 375 anos de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal realizou-se em Vila Viçosa, esta noite, tendo o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa participado.

A procissão teve o início na da Igreja dos Agostinhos em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição,

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição prosseguem este fim-de-semana em Vila Viçosa, terminando amanhã.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição vai contar com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, “com as coroas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro, de Braga, sendo também um momento alto destas comemorações”, conforme disse à RNA o autarca local Inácio Esperança.

Veja o vídeo

Compostor de Redondo pretende “incentivar a reciclagem”

O Município de Redondo e a Gesamb instalaram um compostor comunitário no Loteamento da Quinta da Faia, no âmbito da 2ª fase da Missão Cascas Solidárias.

David Galego, presidente da câmara de Redondo, explica que este compostor “foi colocado num dos bairros com mais população e permite às pessoas fazer reciclagem e reaproveitar este produto para a produção agrícola ou mesmo nas plantas caseiras. É mais um momento para incentivar à reciclagem e à criação de composto. Tudo isso são contributos aos quais devemos estar sempre associados para otimizar resíduos”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A cada família que aderir ao projeto é-lhe atribuído um balde de 7L e um cartão de leitura magnética para abrir o compostor.

O projeto é desenvolvido pela Gesamb em parceria com 12 municípios do Distrito de Évora e, além da vertente ambiental, possui também um cariz solidário.

Na prática, será atribuído um valor convertido em apoio monetário a três Instituições Particulares de Solidariedade Social da região, em função da quantidade de resíduos orgânicos separados e depositados no compostor comunitário.

[/shc_shortcode]

Hora do planeta acontece hoje

A Hora do Planeta acontece a 26 de março, das 20:30 horas às 21:30 horas, uma iniciativa que consiste em apagar as luzes do mundo inteiro, ás mesma hora, um movimento feito contra alterações climáticas.

este movimento pretende consciencializar para para a necessidade de adquirir hábitos que não prejudiquem o meio ambiente. A iniciativa é da WWF – World Wide Fund For Nature, tendo sido realizada, pela primeira vez em 2007, na Austrália.

Em Portugal, monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra e a Ponte 25 de Abril, farão parte deste movimento, apagando as suas luzes durante uma hora.

Exposição de Martinho Costa na Galeria Municipal

A exposição, “Caroços”, de Martinho Costa, vai ser inaugurada, neste sábado dia 26, pelas 18 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

A exposição está patente até dia 20 abril, no horário habitual da Galeria: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14.30 às 18 horas.

Lançamento da primeira edição da Revista SMEA

Hoje, pelas 15 horas, em frente ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo terá lugar a apresentação da primeira edição da revista SMEA – Estratégia Alimentar para o Concelho.

Na sessão vão estar o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Oliveira das Neves e Maria João Freitas, da equipa técnica da SMEA, Joana Torgal, membro da equipa editorial e Cecília Delgado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No final será apresentado, durante a “Mesa Posta”, o artigo elaborado pelas Oficinas do Convento, para este novo projeto.

Equipa B do Grupo União Sport joga frente ao CHE Morense

Neste domingo, 27 de março, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, tem lugar mais uma jornada.

Hoje  a equipa B do Grupo União Sport joga com CHE Morense. No domingo, o Foros de Vale de Figueira tem encontro com o líder Arcoense e o Valenças defronta o Santana do Campo.

A equipa B do Grupo União Sport (GUS B) foi a semana passada a São Pedro da Gafanhoeira ganhar por 3-0. Na jornada deste domingo, o GUS B, recebe hoje a formação do CHE Morense.

Para Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, este é um jogo “extremamente complicado é uma equipa que está a fazer um Campeonato interessantíssimo”, esperando ainda o treinador que “os nossos adeptos possam dar uma motivação extra”.

Quanto aos restantes jogos da Liga da Associação de Futebol de Évora para esta jornada: U. Montemor B – CHE Morense; Tourega – Cortiçadas de Lavre; Foros Vale Figueira – Arcoense; Bencatelense – S. Pedrense; Aguiar – O Calipolense; Valenças – Santana do Campo e Vera Cruz – Borbense.

Amanhã a RNA acompanha o resultado de todos os jogos em direto, através da Bancada Desportiva, a partir das 14 horas.

Feira de Doçaria conventual e tradicional regressou a Portalegre

Este fim-de-semana, no Convento de Santa Clara, está de regresso a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, após dois anos de interregno, devido à pandemia.

Na cerimónia de inauguração, Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, mostrou-se satisfeita com o regresso do evento, afirmando que a iniciativa regressa, desta feita, ao Convento de Santa Clara, “onde se realizou a primeira edição e onde se fizeram muitos doces conventuais, sendo um Convento com muita história”. O certame conta com cerca de 30 doceiros e muitos expositores com licores, portanto, revela Fermelinda Carvalho, “as pessoas precisavam de um evento, ele retomou e acho que retomou muito bem”.

A autarca considera que este evento destina-se não só aos visitantes mas também a quem reside em Portalegre, sendo um acréscimo a tudo o que a cidade tem de bom. “ Este é um território que precisa muito ser visitado, nós queremos muito receber pessoas e estes eventos contribuem muito para esse propósito, sendo feitos não só para quem vem de fora, mas para as pessoas da região, porque queremos dar-lhes esse ânimo”.

Estes eventos acabam por “contribuir e ser um acréscimo a tudo aquilo que nós temos de bom e junta-se o útil ao agradável, visitam  a região e desfrutam destes eventos” acrescenta Fermelinda Carvalho,  sendo este para si, “um fim de semana com um evento muito doce”.

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, foi lançado um desafio a todos para que durante o fim de semana levem a sua boleima até à feira. “A boleima é um doce com muita tradição em Portalegre, muitas famílias fazem a boleima tradicional e está muito associada à cidade, pelo que resolvemos dar destaque à boleima e ressuscitar a sua importância, e decidimos fazer um concurso para premiar a melhor boleima, com o objetivo de lhe dar destaque”, acrescenta.

A Feira de Doçaria Conventual decorre até domingo, 27 de março, no Convento de Santa Clara, em Portalegre.

Vila Viçosa comemora 375 anos da Padroeira de Portugal

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição prosseguem este fim-de-semana em Vila Viçosa.

Para este sábado, dia 26, está agendado “uma procissão, às nove da noite, com saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Presidente da República”, de acordo com o presidente da câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança (na foto).

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição vai contar com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, “com as coroas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro, de Braga, sendo também um momento alto destas comemorações”, considera o autarca.

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição terminam amanhã em Vila Viçosa

Dia dos Centros Históricos com entrada livre nos museus de Montemor

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o município de Montemor-o-Novo irá realizar, de 26 a 31 de março, um conjunto de atividades, de forma a assinalar esta data importante.

Durante este fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, é possível entrar “gratuitamente no Centro Interpretativo do Castelo da cidade, no Centro de Etnologia e no Convento de São Domingo”, tal como explica António Pinto Xavier vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, acrescentando que “no domingo teremos uma visita guiada, que é gratuita mas requer inscrição, pelo centro histórico, onde as pessoas vão poder conhecer, com mais detalhe o centro histórico da nossa cidade”.

O vereador adianta ainda que será lançado um concurso de fotografia de forma a celebrar este dia, onde se “desafia a população a tirar a melhor foto do centro histórico”, revela.

António Pinto Xavier deixa a todos os munícipes o convite a participar “nestas atividades” relembrando que “as informações estão todas nas redes sociais e site da Câmara Municipal”.

Ainda no Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

Montemor celebra Dia Nacional dos Centros Históricos

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, de 26 a 31 de março, o município de Montemor-o-Novo irá realizar um conjunto de atividades, assinalando esta data importante.

Durante o fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, o Centro Interpretativo do Castelo da cidade, o Centro de Etnologia e o Convento de São Domingos têm entradas gratuitas. Ainda neste domingo, há a possibilidade de participar na visita guiada ao Centro Histórico, com Sira Camacho.

No Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”. Ainda no âmbito desta atividade será lançado o Desafio Fotográfico “O Centro Histórico de Montemor-o-Novo”, sendo que as fotos devem ser enviadas até dia 30 de junho.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.