O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.
Na modalidade de curta duração, as áreas prioritárias são recuperação das aprendizagens, ambiente, direitos humanos, combate à exclusão social e direitos dos animais. São objetivos gerais deste domínio promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares, promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais e aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.
Até 15 de abril, decorre o período de candidaturas das entidades promotoras; a partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, realizam-se as inscrição dos jovens nos projetos; e o período de realização do programa é de 13 de junho a 10 de setembro de 2022. Valor da bolsa a atribuir aos jovens monitores: um euro por hora.
Na modalidade de longa duração, o valor da bolsa aos jovens dinamizadores é de 2,50 euros por hora. Duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas. As entidades promotoras e os jovens dinamizadores podem apresentar as candidaturas através da plataforma, até 30 dias úteis antes do início do projeto. A realização dos projetos decorre a partir de 1 de abril e até 30 de novembro de 2022.
No Alentejo, as responsáveis pelo programa são Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ) em Évora, Sandra Pires ( sandra.pires@ipdj.pt ) em Beja e Dina Crespo ( dina.crespo@ipdj.pt ) em Portalegre.


Para promover novos criadores no ramo artístico, o Espaço do Tempo, a Colecção B e o UmColetivo vão atribuir duas bolsas de apoio, cada uma no valor de 1 500 euros.
A iniciativa “Hora do Planeta”, da WWF (World Wildlife Found) tem lugar este sábado, 26 de março, tendo com objetivo que se desliguem as luzes, entre as 20.30 e as 21.30 horas, dos edifícios mais emblemáticos das várias localidades aderentes.
Amanhã, dia 26 de março, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, está marcada, para as 10 horas, uma manifestação contra o aumento do custo de vida em Portugal.
O mês de março é dedicado às Migas, em Mora, um prato característico da região do Alentejo e por isso, até dia 31 de março pode provar diversas variedades de migas, por 12 restaurantes do concelho de Mora.
Está a decorrer até sábado, em Montemor-o-Novo, a VI Semana da Bolota, uma atividade tem como objetivo promover este produto tão característico do concelho de Montemor-o-Novo, levando a todas as localidades.