Montemor-o-Novo no maior certame de Turismo do país

Entre os dias 16 e 20 de março, vai ter oportunidade de redescobrir Montemor-o-Novo na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, o maior certame de Turismo do país, no pavilhão da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vamos dar a conhecer novos projetos e reforçar a promoção dos que já contam com atividade no nosso concelho, são eles:

Wine Roots, projeto de animação turística a nascer no concelho, tendo como ponto de partida o vinho e a vinha como produto de excelência para vistas e experiencias únicas.

Hotel do Sono, Sleep and Nature, unidade hoteleira que terá como objetivo o conforto e bem-estar aleados às terapias do tratamento do sono, motivo de estadia mais que válido para um bom descanso.

Casa das Letras, um alojamento local diferenciador no concelho de Montemor onde os livros e a leitura são a base deste espaço acolhedor na Vila de Cabrela.

Burriscas– campismo rural, indicado para quem gosta da calmaria do campo, mas que não quer perder a cidade e o castelo de vista.

Filhoses de Cabrela, esta iguaria doce de qualidade única, vai ser o mote de apresentação e degustação no espaço do Município, vai ser uma delicia.

Ludopólis – A Cidade da Diversão é o lugar onde, em família ou entre amigos, se poderão experimentar muitas centenas de jogos e diversões para todos os gostos e idades. Conheça este novo projeto a partir da Vila de Cabrela.

Tia Dulce e a Padaria e Pastelaria Almodôvar também estarão presentes com produtos que os visitantes desta feira internacional irão ficar rendidos.

E por fim, os projetos municipais que não poderiam de deixar de estar presentes, será apresentado o Roteiro Literário Levantado do Chão onde se irá oferecer aos visitantes os roteiros temáticos do projeto e ainda a Semana da BOLOTA, que estará em destaque na próxima semana onde apresentaremos o programa a quem nos vista.

Motivos mais que muitos para nos visitar porque Montemor-o-Novo sabe muito bem! 

+info.: https://btl.fil.pt/

39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta passa por Montemor-o-Novo na 1.ª etapa

A Volta ao Alentejo em bicicleta regressa este ano à data em que tradicionalmente é realizada, coincidindo com o início da estação florida, com o pelotão da “Alentejana” a antecipar a Primavera. A competição, uma das mais carismáticas em Portugal, acontece de 16 a 20 de março.

Esta será a 39ª edição organizada pela CIMAC – Comunidade do Alentejo Central e Podium Events. Ao longo de cinco dias, com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer 724 quilómetros.

Portugueses e espanhóis têm repartido os triunfos, mas o último vencedor foi o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel).

O concelho de Montemor-o-Novo é brindado com a passagem da “Alentejana” logo na 1.ª etapa, a 16 de março, entre as 11h45 e as 12h40:

  • Silveiras- 11h47
  • Montemor-o-Novo, à dta. p/Alcáçovas – 12h05
  • Rotunda à dta p/ Alcáçovas – N2 – 12h05
  • Ponte – Rotunda à esq p/ Alcáçovas – 12h07
  • Escoural – Rotunda em frente p/Alcáçovas, N2 – 12h26
  • Casa Branca – Rotunda em frente p/Alcáçovas N2 – Ponte sob Linha de Férrea – 12h32

+ info.:

https://voltaaoalentejo.com/not%C3%ADcias/vadelta-caf%C3%A9s/pelot%C3%A3o-da-alentejana-antecipa-primavera/

https://voltaaoalentejo.com/etapas/1%C2%AA-etapa/

Vozes de Mulheres na Obra de José Saramago

No passado dia 11 de março, decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo a iniciativa “Vozes de mulheres na obra de José Saramago”, uma criação e interpretação de Joana Manuel, a partir de uma seleção de excertos pela Fundação José Saramago, atividade integrada nas comemorações do 8 de março – Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Durante uma hora, foram interpretados episódios das obras: “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Intermitências da Morte”, “Memorial do Convento”, “História do Cerco de Lisboa” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, onde se destacaram as personagens femininas, a quem Joana Manuel deu voz e vida, numa emocionante interpretação das palavras do Nobel da Literatura.

A iniciativa teve o apoio da Fundação José Saramago e enquadra-se nas Comemorações do Centenário de José Saramago.

“Clube Top” um programa para apoiar clubes desportivos promovido pelo IPDJ

Clube Top é um programa de capacitação de clubes desportivos que tem como objetivo apoiar clubes, formando dirigentes e colaboradores, em diversas áreas, uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Deste modo, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar três ações de formação, a primeira no sábado dia 19 de março, das 15 horas às 19 horas, em Beja, no IPDJ, sobre “Erasmus+ Desporto”; a segunda em Évora, no IPDJ, no dia 26 de março, das 10:30 horas às 12:30 horas, com o tema “Proposta de Patrocínio”; e a última, também dia 26 de março, em Portalegre, entre as 15 horas e as 17 horas, no IPDJ, sobre Como construir candidaturas à Bandeira da Ética”.

Para participar nestas formações é necessário estar registado na Base de Dados Única, bem como estar inscrito na formação pretendida. Para mais esclarecimentos deve contactar através dos emails sonia.gaudencio@ipdj.pt (Beja); dora.duarte@ipdj.pt (Évora) ou dina.crespo@ipdj.pt (Portalegre).

Anta-Ermida da Senhora do Livramento está no concelho de Montemor

A Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento situa-se na localidade de São Brissos, Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1957.

Montemor-o-Novo é um concelho particularmente rico em testemunhos megalíticos, nomeadamente no que se refere à arquitetura funerária, podendo ainda ser encontrados outros tipos de vestígios arqueológicos de outras épocas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta anta está identificada como sendo a sétima, em S. Brissos, tendo sido convertida, no século XVII, em capela, um sinal claro de reutilização deste espaço sagrado, por diferentes crenças. Esta transformação é também um sinal de sobreposição de diferentes crenças de poderes como por exemplo, economia de recursos, neste caso de materiais.

Originalmente, a Anta-Ermida, era formada por esteios (cinco dos quais remanescentes) graníticos, o espaço da anterior câmara sepulcral corresponde ao actual átrio da ermida, podendo ainda ser possível observar a presença da laje de cobertura – o “chapéu” – e de alguns indícios do corredor de acesso ao seu interior.

No interior deste monumento é visível o processo de cristianização pelo qual esta anta passou, através da presença da imagem de Nossa Senhora do Livramento, tornando este, num local de romaria.

Para chegar à Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento, com partida de Montemor-o-Novo, deve seguir pela Estrada Nacional nº2, passando a vila de Santiago do Escoural, seguir em direção à estrada M370, virando, mais tarde em direção a Valverde. Cerca de 2 km depois, a Anta encontra-se à direita.

[/shc_shortcode]

Redondo destaca Ruas Floridas e Passadiços na BTL 2022

O concelho de Redondo vai estar representado na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 16 e 20 de Março, numa organização da Fundação AIP.

A BTL assume-se como o maior evento ligado ao setor do turismo a decorrer em Portugal e o concelho de Redondo vai divulgar, “como não poderia deixar de ser, as Ruas Floridas e também os Passadiços da Serra D’Ossa, que bastantes pessoas têm atraído, sobretudo em tempos de pandemia, quando se procuram locais mais calmos e isolados”, como nos referiu o presidente da câmara, David Galego (na foto).

Com a participação neste evento, é ainda intuito do município estabelecer contactos com diversos parceiros. “Acreditamos que o passa a palavra é muito importante. Exemplo disso, é o grupo de cerca de 100 espanhóis que vamos ter no nosso concelho no dia 26. Nós não queremos um turismo de massas, mas sim de qualidade”.

A edição deste ano da BTL vai apostar na divulgação de alguns setores, como o enoturismo e o turismo de natureza. A Bolsa de Turismo de Lisboa Promovida pela Fundação AIP, a BTL 2022 é o maior evento de Turismo realizado em Portugal, que junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.

Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu ontem, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.

Falta de ferro no sangue no “De Boa Saúde” desta semana

Cansaço extremo, sono frequente, tornozelos inchados, queda de cabelo, pele pálida, falta de apetite e infeções frequentes são indicadores de falta de ferro no sangue.

Estes sintomas podem surgir devido uma alimentação pobre em alimentos fonte de ferro ou como consequência de sangramentos excessivos, como hemorragias e fluxo menstrual intenso, o que faz com que exista menor quantidade desse mineral e, consequentemente, de hemoglobina.

O ferro, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, é um elemento fundamental do organismo, sendo que a falta dele pode resultar numa anemia.

Para confirmar a deficiência de ferro, é normalmente realizada a avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser indicada a realização de hemograma para avaliar os níveis de hemoglobina, que podem estar diminuídos.

Carne vermelha, ovo, atum, sementes de abóbora e girassol, banana, brócolos e espinafre são alguns exemplos de alimentos que ajudam a aliviar os sintomas de falta de ferro.

“Narrativas” de Casa João Cidade em cena na sexta-feira

No dia 8 de março, a Casa João Cidade, completou 20 anos de existência.

De forma a celebrar este aniversário realiza-se no próximo dia 18 de março, pelas 21 horas, no cineteatro Curvo Semedo, o espetáculo “Narrativas”, um trabalho desenvolvido pelos clientes deste centro de atividades.

A iniciativa conta ainda com diversas surpresas e com os convidados musicais: “Ecos do Monte”, Grupo de Acordeões “Puxa o Fole” da AFAB e Inês Villa Lobos.

A Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade é uma IPSS dirigida a jovens e adultos com deficiência intelectual sediada em Montemor-o-Novo.

Arraiolos recebe nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Arraiolos será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, de 16 a 19 de março.

Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.

Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz e Alandroal será a vez de Arraiolos receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos.

[/shc_shortcode]

“Círculos de Paz” feitos por crianças do concelho expostos no Mercado Municipal

O Mercado Municipal em Montemor-o-Novo tem patente a exposição “Círculos de Paz”, uma mostra que teve como origem uma atividade letiva que envolveu crianças de todas as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo do concelho.

Maria Galego responsável pela Oficina da Criança em Montemor-o-Novo e coordenadora no projeto explica que a exposição “foi realizada no âmbito do projeto educativo Círculos de Paz, criado com as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo, no ano letivo 2020/2021”, tendo estado envolvidas “48 turmas, dentro desta comunidade educativa e o objetivo foi refletir sobre o conceito de paz”, tendo o projeto surgido no âmbito do “Municípios Pela Paz”, do qual o concelho de Montemor-o-Novo faz parte.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este trabalho permitiu às crianças “explorar, através da forma geométrica do círculo, da análise da sua forma perfeita, refletiu-se sobre os benefícios que esta forma geométrica poderia trazer para um grupo de pessoas e na produção das suas sinergias”, durante o projeto, as crianças exploram a temática da paz, “com jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, houve uma visita aos Cromeleques dos Almendres, um monumento megalítico um espaço onde o círculo é dominante, num lugar místico e de união”, revela Maria Galego.

Depois de terem sido trabalhadas estas dinâmicas, as crianças criaram as suas próprias mandalas, com “uma diversidade de técnicas, entra a colagem de leguminosas secas e de pasta de papel”, revela Maria Galego. Quanto ao conceito de mandala esta “é uma representação geométrica, com uma dinâmica de relação entre o Homem e o mundo que o rodeia”, tendo este sido o culminar de todo o projeto, para as crianças do concelho.

“Círculos de Paz” a exposição que está patente no Mercado Municipal, uma representação de paz de cada criança do concelho de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]