Morreu o cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi aos 90 anos

Faleceu esta terça-feira, 8 de março, José Samuel Lupi, aos 90 anos, um dos nomes mais importantes da tauromaquia equestre mundial da segunda metade do século, tendo sido um grande embaixador da cultura portuguesa pelo mundo.

A ProToiro, e as associações que a compõem, vêm por este meio manifestar a sua profunda consternação pela morte do cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi.

Para Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, “José Samuel Lupi foi uma grande figura da tauromaquia, com uma personalidade extremamente calorosa, uma personalidade artística vibrante e a humildade dos grandes Mestres”. João Santos Andrade, Presidente da ProToiro, destaca que “Samuel Lupi é uma referência internacional da cultura portuguesa, que projetou a nossa tauromaquia pelos vários países onde exibiu a sua classe e arte tão portuguesas.”

José Samuel Pereira Lupi nasceu em 1931, em Lisboa, vivendo toda a sua infância e juventude ligado à Herdade de Rio Frio, pertença da família, que era criadora de toiros bravos e de cavalos, tendo-se desde menino dedicado à equitação e, mais tarde, abraçado a arte do toureio a cavalo. Entre os seus ascendentes constam o político José Maria dos Santos, mas também artistas, como Miguel Ângelo Lupi, e o mestre de equitação Samuel Lupi.

Os seus mestres na arte do toureio equestre foram João Branco Núncio e D. Francisco Mascarenhas. Aos 17 anos apresentou-se em público na praça de toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, correndo o ano de 1947. Na segunda metade da década de 50 fardou-se no Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Ao mesmo tempo que prosseguia os estudos — viria a licenciar-se em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia —, José Samuel Lupi foi fazendo o seu percurso como cavaleiro amador, debutando na Monumental do Campo Pequeno, em 1955.

Seria na emblemática praça do Campo Pequeno que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico, a 16 de junho de 1963, teve como padrinho João Branco Núncio, e lidou o toiro de nome “Verdugo” da ganadaria de D. Mariana Passanha.

A 12 de outubro do mesmo ano apresentou-se na Monumental de Las Ventas, Madrid, por ocasião da Feira de Outubro.

Com José Lupi, principalmente nos anos em que, acompanhado dos irmãos Peralta – Angel e Rafael – e Álvaro Domecq Romero, integrou “Los Quatro Ginetes del Apoteosis”, a maior quadra de sempre da história do rejoneo espanhol, o toureio a cavalo ganhou uma dimensão inédita em Espanha, com presença principal em todas as grandes feiras taurinas. Na temporada de 1971 José Samuel Lupi chegou a tourear 108 corridas de toiros só em Espanha, um número impressionante.

Exibiu a sua arte e classe pelas arenas de todo o mundo, além de Portugal e Espanha, pela França, Bélgica, México e Venezuela, e como criador de cavalos e ganadeiro de toiros bravos ocupou um lugar de relevo, com os seus dois ferros de Rio Frio e de José Lupi.

A sua vida artística fica ligada ao cavalo “Sueste” de ferro Atalaya, um cavalo que é um verdadeiro mito na história dos cavalos de toureio.

A 8 de Maio de 2008 voltou à arena do Campo Pequeno para conceder a alternativa ao seu filho Manuel Lupi.

GUS recebe Barreirense no primeiro jogo da manutenção a 20 de março

Equipa do GUS que jogou no Barreiro

O Grupo União Sport (GUS) recebe em Montemor o Barreirense, no próximo dia 20, domingo, na primeira jornada da segunda fase do Campeonato de Portugal. O sorteio desta fase da prova, que termina a 8 de maio, foi realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras e como se previa, Juventude de Évora, Serpa e Barreirense são os três adversários.

A equipa treinada por João Guerra tem pela frente o calendário seguinte: primeira jornada (20 de março), GUS-Barreirense; segunda jornada (3 de abril), Serpa-GUS; terceira jornada (10 de abril), GUS-Juventude de Évora; quarta jornada (24 de abril), Barreirense-GUS; quinta jornada (1 de maio), GUS-Serpa; e sexta jornada (8 de maio), Juventude de Évora-GUS.

No final deste campeonato de formato resumido, os dois primeiros classificados asseguram a manutenção no Campeonato de Portugal, enquanto os dois últimos baixam aos campeonatos distritais.

Chuva não afasta montemorenses da procissão de São João de Deus

Por ocasião do Dia do Município de Montemor-o-Novo, que se celebra hoje, 8 de março, realizou-se, esta tarde, a habitual procissão de São João de Deus, santo patrono da cidade.

Apesar da chuva, foram muitos aqueles que quiseram participar na procissão, que teve início às 16 horas, na Igreja Matriz, e que terminou na Igreja do Hospital de São João de Deus.

Desta vez, e contrariamente ao que é habitual acontecer, a imagem do santo não foi transportada numa viatura dos Bombeiros de Montemor, mas sim por jovens escuteiros, em ombros.

Cineclube de Montemor exibe “As aventuras do Príncipe Achmed”

Dia 10 de março o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, exibe no cineteatro Curvo Semedo, “As aventuras do Príncipe Achmed” de Lotte Reiniger. Este é um filme concerto, uma obra-prima do cinema de animação, musicado ao vivo pelo Space Ensemble.

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha. Ainda O mestre, o visionário, o artista, o imortal Akira Kurosawa chega ao cine teatro Curvo Semedo, com o filme seminal “Cão Danado”, ou com o título original “Nora Inu”.

Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Irmãos de São João de Deus desejam dia “com muita alegria”

O Dia de São João de Deus é celebrado a 8 de março, um dia importante, não só para os montemorenses, como para a comunidade religiosa, pelo mundo.

Em nome dos Irmãos de São João de Deus e todos os colaboradores do Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo José Paulo Pereira, superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em Montemor, realça que este é “um dia grande em Montemor, um dia grande também no mundo, pelo menos em 53 países, onde a ordem hospitaleira está presente com os Irmãos de São João de Deus”, adianta José Paulo Pereira.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para assinalar este dia importante, o superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, desta cidade, deseja “em nome dos Irmãos de São João de Deus, que vivem em Montemor-o-Novo, em nome dos colaboradores, de toda a família de São João de Deus, que tenham um dia grande, em honra deste nosso padroeiro e patrono da cidade”, aproveitando ainda para “desejar a todas as mulheres, da cidade, deste concelho, um dia de festa, em família e com muita alegria, sempre em nome de São João de Deus”, remata.

O dia de São João de Deus que se celebra o hoje com um vasto programa de iniciativas, como atividades desportivas, a habitual procissão e eucaristia e, para terminar, o concerto de Mafalda Veiga, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

A procissão realiza às 16 horas, da Igreja Matriz até ao Hospital São João de Deus, seguindo-se depois, a habitual Eucaristia.

[/shc_shortcode]

As causas e origens dos soluços no “De Boa Saúde”

Qualquer pessoa, em determinados momentos da vida, já teve soluções. São muito comuns e, quase sempre, inofensivos. A origem dos soluços é muitas vezes desconhecida e pode não haver, sequer, um motivo aparente.

Mas o que são e por que razão acontecem? O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do “De Boa Saúde”. Os soluços resultam de espasmos do diafragma, que é um músculo que separa o tórax do abdómen. Este músculo tem um papel importante no processo de respiração, movendo-se para baixo quando inspiramos e para cima ao expirarmos. Quando temos soluços, o diafragma é “puxado” para baixo entre respirações, o que provoca a sucção do ar.

Comer muito rápido, ingerir comidas ou bebidas muito quentes ou picantes, comer uma refeição “pesada”, o consumo excessivo de álcool, fumar, o stress, maus odores e até a gravidez são alguns dos responsáveis por causar um aumento do gás no tubo digestivo e pressão no diafragma, que podem provocar soluços.

Museu dedicado a São João de Deus pode vir a ser uma realidade já em 2023

No âmbito do programa das comemorações do 8 de março, em Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal organizou, esta manhã, uma visita à Cripta de São João de Deus.

Foi à margem dessa iniciativa que o vereador António Pinto Xavier revelou à Rádio Nova Antena que, ao que tudo indica, já no próximo ano a abertura de um museu dedicado à vida e à obra do Santo Padroeiro da cidade.

“Queremos celebrá-lo, mostrar e dar a conhecer às pessoas aquilo que foi a sua vida e o seu trabalho e daí que estas visitas à Cripta e ao património do Convento de São João de Deus vai ser uma realidade mais presente, aqui em Montemor”, comenta o vereador.

O Museu de São João de Deus, revela ainda António Pinto Xavier, poderá vir a ser inaugurado, a 8 de março de 2023.

Cerca de cem pessoas na caminhada do Dia de Montemor

Este Dia Internacional da Mulher, de Montemor-o-Novo e de São João de Deus é assinalado na cidade com um conjunto de atividades desportivas.

Com partida do Parque Urbano, iniciou-se, por volta das 10 horas, uma caminhada, que inclui passagens pelo castelo e pela Nossa Senhora da Visitação.

Mais de cem pessoas inscreveram-se nesta caminhada, que tem um percurso de cerca de cinco quilómetros.

Junta de Freguesia do Ciborro assinala o Dia Internacional da Mulher

Decorrem hoje na Freguesia de Ciborro as Celebrações do Dia Internacional da Mulher com um jantar que tem início às 19:30 horas, na Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, com animação musical a cargo de Miguel Oliveira.

Este é um evento que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher, organizado pela Junta de Freguesia do Ciborro.

Ordem Hospitaleira de São João de Deus contará com um novo irmão

Depois de hasteadas as bandeiras na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, as celebrações deste 8 de março estendem-se ao Hospital São João de Deus, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários a acompanhar mais uma cerimónia simbólica do feriado municipal.

Neste, que é também o dia do Santo Padroeiro de Montemor, as bandeiras foram igualmente hasteadas no hospital da cidade. José Paulo Pereira, Superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em entrevista à Rádio Nova Antena, lembrou as valências disponíveis à comunidade, aos dias de hoje, recordando como funcionava o hospital, em 1950, a quando da sua inauguração.

José Paulo quis ainda desejar um feliz dia a todos os montemorenses e a todas as mulheres, assegurando que este é um dia importante para a cidade e para a Ordem Hospitaleira, espalhada por todo o mundo.

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Montemor, tem, atualmente, cinco irmãos, que, dentro em breve, contará com mais um.

Olímpio Galvão: 8 de março “vai ser um dia magnífico” em Montemor

Hoje, é dia 8 de março, feriado em Montemor-o-Novo, por ser o dia do Município, sendo também o de São João de Deus, bem como o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações, na cidade, tiveram início, pelas 9 horas, na Câmara Municipal de Montemor, com o tradicional hastear das bandeiras, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade.

Este, para o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, é um 8 de março “especial”: por um lado, por ser o primeiro que comemora enquanto presidente e, por outros, por marcar, de alguma maneira, “o fim da pandemia” e o regresso à normalidade tão desejada. As pessoas, diz ainda o autarca, têm marcado presença, como nunca, em iniciativas promovidas pelo município, pelo que espera, esta noite, um concerto com Mafalda Veiga, no Curvo Semedo, com sala cheia.

A reportagem, em direto, para ver ou rever, no vídeo abaixo:

Dia Internacional da Mulher assinala-se hoje

A dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que tem como objetivo recordar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Esta proposta foi feita, pela primeira vez em 1910, pela feminista Alemã Clara Zetki, tendo mais tarde sido promovido pelas Nações Unidas, em 1975, o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

Susana Picanço representante do Movimento Democrático das Mulheres, em Montemor-o-Novo, nesta data importante, reforça que “os direitos das mulheres não podem esperar”, uma vez que estas participam em todas “áreas da vida, assumindo um papel importante no desenvolvimento do país”. Neste que é um dia de “afirmação do valor da luta das mulheres e da sua unidade pela emancipação”, Susana Picanço realça que o MDM, “saúde solidariamente as mulheres da Ucrânia e da Federação Russa, atingidas diretamente, neste sangrento conflito”.

Quanto às próximas atividades previstas, “o MDM está a organizar um convívio na antiga Junta da Vila, com a participação dos Ecos do Monte e que no dia 12 de março iremos à Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa”, informa.

O dia Internacional da Mulher que se assinala com diversos eventos pelo concelho de Montemor-o-Novo.

Hoje celebra-se o Dia do Município de Montemor-o-Novo

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Na terça-feira, ao longo do dia, decorrem diversas atividade, começando o dia às 9 horas com o hastear das bandeiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a manhã haverá um passeio de cicloturismo, com uma volta à cidade de Montemor-o-Novo, promovido pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, pelas 9h30; uma caminhada com início no Parque Urbano; das 11h às 14h30, visitas guiadas à cripta, igreja e antigas enfermarias do Convento de São João de Deus, cuja inscrição deve ser feita no Posto de Turismo de Montemor; uma sessão de fitness, das 11h30 às 12h30, dinamizada pelos ginásios Spot Fit, Unlock Exercise, Up&Go e Ginásio Lube.

Durante a tarde, está planeada a habitual procissão de São João de Deus, às 16h, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de São João de Deus, seguida de Eucaristia. As celebrações terminam no Curvo Semedo com o concerto de Mafalda Veiga, às 21:30h.

São João de Deus, para além de ser o santo padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros é também o santo padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo, pois foi aqui que nasceu, a dia de março. São João de Deus conhecido por ajudar os mais desfavorecidos, acabou por sair de Montemor-o-Novo, vivendo o resto da sua vida, em Espanha, Granada, onde acabou por morrer em 1550.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]