Olímpio Galvão: “Montemor está no coração do mundo rural”

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, está a acolher durante o dia desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a VetAgromor Summit, iniciativa integrada nas Xªs Jornadas Técnicas da VetAgromor.

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, participou na sessão de abertura, onde deixou bem patente a honra em participar na iniciativa, enquanto Presidente do Município, o que aconteceu pela primeira vez.

As Jornadas são um espaço de partilha de informação entre todos os envolvidos de um setor capital para o nosso país e, em especial, para o território do nosso concelho. Para Olímpio Galvão, “as Jornadas Técnicas da Vetagromor já são uma referência a nível nacional”, daí a longevidade deste evento, que em 2022 já vai na sua X edição. “Ano após ano, aqui se discute o desenvolvimento do setor agropecuário”, referiu o autarca.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “geograficamente Montemor-o-Novo tem o “melhor dos dois mundos”! Próximos do litoral e próximos da fronteira com o país vizinho. Mas tão importante como estas proximidades é a localização do nosso território. Montemor está no coração do mundo rural. Essa ruralidade que tanto nos orgulha e prazer nos dá”. Segundo Olímpio Galvão, é neste paradigma que “o setor agropecuário aparece como pilar para o desenvolvimento económico da nossa região”, dando nota do “muito que têm feito os agricultores, e todos os agentes envolvidos, pela economia do concelho! Montemor-o-Novo é hoje um dos concelhos de Portugal com maior área agropecuária e agroflorestal. Os 110 mil hectares de superfície agrícola utilizada correspondem a cerca de 90% da totalidade do nosso território. As cerca de 900 explorações agrícolas existentes dão emprego a mais de 1/4 da população ativa em Montemor-o-Novo. São 2400 montemorenses que trabalham todos os dias no setor agrícola e que dão um forte impulso para o desenvolvimento económico e para prosperidade do concelho, tornando Montemor-o-Novo numa referência a nível nacional”.

O Presidente do Município, antes de desejar uma boa jornada de trabalho, sublinhou que “tem havido também uma forte aposta pública no setor agrícola.  Exemplo disso, aqui em Montemor, temos a Barragem dos Minutos. A nossa maior reserva de água para uso agrícola e, no futuro, também para consumo humano. Ao segundo bloco de rega atualmente em construção, um investimento de 5 milhões de euros, juntam-se os 11 milhões já aplicados em toda a estrutura da barragem dos Minutos. Estes 16 milhões de euros são o maior investimento público jamais realizado em Montemor-o-Novo”.