Inês Ferreira expõe na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

É inaugurada sexta-feira, 25 de fevereiro, pelas 18h00, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição de pintura “I will stuff myself with tulips”, de Inês Ferreira.

A mostra, que estará patente até 18 de Março, apresenta pinturas feitas durante os últimos dois anos em Montemor-o-Novo, cidade onde Inês Ferreira vive e trabalha.

Inês Ferreira é uma artista visual licenciada em arquitetura, e com atividade regular desde 2015, após residência artística na Foundation b.a.d, um coletivo de artistas da zona sul de Roterdão, cidade onde trabalhou e viveu até 2019.

A natureza é a génese da sua obra, os aspetos internos e externos da natureza, a sua metamorfose. Colecionando folhas para observar e estudar, pedaços do universo natural que ela pesquisa para criar um universo “orgânico” no atelier. Inspirada na poesia e nos poetas, influenciada pela palavra e pela literatura pela obra de Walt Whitman, Goethe, Natalie Sarraute, Patti Smith e Rainer Maria Rilke, ela joga e manipula a gravidade para transformar materiais como papel, tecido e vidro em instalações, desenhos e pinturas.

Com exposições em Roterdão “Fuck you we win”, que organizou na Foundation b.a.d, com vários artistas do coletivo e, no mesmo ano, “I may not tell everyone but I will tell you”, com Jan Adriaans, no Het Wilde Weten. Em 2018, participou nos “Open studios Borgerstraat”, depois de se mudar para Lisboa com uma exposição recente “Laendscape”, no Thirdbase Studio.

Mais recentemente participou num festival nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, onde vive e trabalha.

Trilho Herdade dos Hospitais para repetir

Na manhã de domingo, 20 de fevereiro, o montemorense João José Comenda, após o Raid de sábado, abriu novamente os portões da Herdades dos Hospitais, para ser palco do primeiro Trilho Herdade dos Hospitais, numa organização Equimor Escola de Equitação, Atlético Clube de Montemor e ginásio Spot Fit, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Com uma organização bem cuidada, e o bom tempo a ajudar, tratou-se de uma iniciativa que excedeu todas as expetativas, com mais de 40 equipas, e cerca de 450 pessoas, a participar nas duas provas  – corrida de 10km e caminhada de 6km.

Após a partida da corrida, e antes de dar início da caminhada, ainda houve tempo para um aquecimento a cargo do ginásio Spot Fit.

A prova de 10 km foi conquistada por atletas de equipas de Montemor. Em masculinos, Gonçalo Cardoso, do CORK – Cortiçadas Clube do Alentejo, terminou a prova em 43:15, seguido de Pedro Maio, Eurico Candeias, Manuel Mestrinho e André Sapata. Em femininos, Júlia Alves, dos Linces de Montemor, foi a primeira a passar a meta com 53:17, seguida de Grace Vinagre, Ana Torradinhas, Manuela Pinto e Helena Santos.

O executivo municipal também esteve representado na iniciativa, com o Presidente da Câmara, Olímpio Galvão, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier, a vestirem o fato de treino e participarem na caminhada. A União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, representada pelo Presidente António Danado e pela vogal Elisabete Páscoa, também estiveram presentes.

[/shc_shortcode]

Produtos biológicos e cerveja artesanal inspiram eventos em Alandroal

A Câmara Municipal de Alandroal, além de retomar os eventos já tradicionais, vai apresentar duas novas iniciativas este ano, apostando no que de melhor se faz no concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Sendo assim, no mês de Maio, “vai surgir um evento ligado aos produtos biológicos e à sustentabilidade”, de acordo com João Grilo (na foto), presidente da câmara municipal de Alandroal. “Queremos reforçar a ideia, que corresponde à realidade, de que o Alandroal é muito rico em produção biológica, promovendo uma ligação entre produtores e consumidores e contando com a presença de chefes da cozinha moderna e tradicional”.

Em Junho, a cerveja artesanal vai estar em destaque no concelho: “vão havendo eventos ligados ao vinho mas tínhamos aqui este vazio da cerveja artesanal que merece ter projeção, até porque temos várias marcas na região que o justificam. A Beer in the sky vai promover quer a cerveja artesanal, quer o projeto do Dark Sky Alqueva”.

Câmara Municipal de Alandroal prepara o regresso à normalidade neste ano de 2022 com o retomar de eventos e a apresentação de projetos novos.

[/shc_shortcode]

Hospital Espírito Santo em Évora promove dádivas de sangue

Serão promovidas dádivas de sangue, no Hospital Espírito Santo, em Évora, no próximo sábado, dia 26 de fevereiro, das 9 horas às 13 horas.

A recolha será feita no Serviço de Imunohemoterapia, no piso 4 do Patrocínio, no entanto é necessário ser feita marcação antecipada, para o contacto 266 740 132.

Candidaturas ao Alentejo/Ribatejo Events prolongadas até dia 28

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo decidiu prolongar, até segunda-feira, dia 28, o prazo de candidaturas ao programa events, que visa apoiar na organização de eventos que permitam atrair turistas à região.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Vítor Silva, presidente da entidade, refere que “esta linha de apoio vai de encontro ao que tem sido feito ao longo dos anos pelo Turismo de Portugal, sendo que foi agora adaptado ao nosso território”.

Este programa apoia, em 50 por cento, a organização de eventos que tenham um custo máximo de 250 mil euros. A novidade da edição deste ano é que “as autarquias já não se podem candidatar”.

A complexidade das candidaturas e os crescentes pedidos de apoio levaram a que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo prolongasse “o prazo de candidaturas até segunda-feira, dia 28”, segundo Vítor Silva.

[/shc_shortcode]

Montemor regista 400 novos casos de Covid nos últimos 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo registou, nos últimos 14 dias, de 8 a 21 de fevereiro, 400 novas infeções por Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 21 de fevereiro.

Concelho de Montemor-o-Novo tem 65 alojamentos locais, o terceiro número mais elevado do distrito

O concelho de Montemor-o-Novo tem, segundo dados do Registo Nacional de Turismo, 65 unidades de alojamento local com capacidade para acolher, no total, 547 hóspedes, o terceiro número mais elevado do distrito de Évora, que na soma de todas as unidades tem capacidade para 3884 hóspedes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O crescimento destas unidades, nos últimos tempos, tem sido transversal a todo o país e surge “devido ao aumento da procura por parte dos turistas. Por outro lado, a criação do alojamento local permitiu legalizar muitos negócios que estavam ilegais”, segundo Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“O alojamento local tem premissas mais fáceis para poder abrir. Em primeiro lugar, precisa apenas da autorização da respetiva autarquia, enquanto que os restantes espaços de alojamento, como os hotéis ou turismo rural, precisam de aprovação do Turismo de Portugal. Portanto, houve muita gente que percebeu que tinha uma oportunidade de negócio e decidiu fazê-lo dentro da lei”, sublinhou.

Vítor Silva refere que havendo mais alojamentos locais, a competitividade é maior. No entanto, por norma, “a qualidade e as condições dos alojamentos locais não estão ao nível de outros tipos de alojamento, como hotéis ou turismo rurais”.

O concelho de Montemor-o-Novo representa, a nível distrital, o terceiro concelho com o número mais elevado de camas de alojamento local, com 391 camas disponíveis. No topo da tabela estão Évora, com 1342 camas disponíveis e Reguengos de Monsaraz, com 698.

Os estabelecimentos de alojamento local (AL) são aqueles que prestam serviços de alojamento temporário, nomeadamente a turistas, mediante remuneração desde que não reúnam os requisitos para serem considerados empreendimentos turísticos.

[/shc_shortcode]