“Lado B” no curvo Semedo este domingo

Trimagisto apresenta hoje, dia 20 de fevereiro, “Lado B” é o último espetáculo do “Ciclo de 100 anos de Saramago”. Este evento decorre no Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, pelas 17 horas, sendo o último dos espetáculos inserido no “Ciclo de 100 de Saramago”.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto explica que este Ciclo de programação “está integrado num evento maior e muito mais amplo, as comemorações do centenário do único Nobel, em língua portuguesa”, de José Saramago, data que se celebra a 16 de dezembro, deste ano. Desta forma, a Trimagisto, apresenta em Montemor-o-Novo, três espetáculos, que acabam por ser “uma retrospetiva não apenas das obras de Saramago, mas também do meu trabalho em torno de algumas dessas obras ”, revela o diretor artístico.

O diretor artístico da Trimagisto, Carlos Marques, adianta que este é um concerto “a contar a história do “Levantado do Chão”, um livro importante para Montemor-o-Novo”, uma vez que a cidade é cenário deste romance. Carlos Marques explica que para além de falar do concelho de Montemor, “mais do que isso fala da condição humana, das atrocidades que se fizeram durante várias gerações antes do 25 de abril”.

Carlos Marques admite que este é um espetáculo importante de ser visto, realçando a atualidade desta obra, “Levantado do Chão”, “apesar de ser o espetáculo mais antigo”, da Trimagisto. O diretor artístico considera que este espetáculo “deve ser visto todos os anos porque este livro fala de uma história, para não repetirmos essa história”.

O diretor artístico deixa um convite a toda a população para assistir a este “Ciclo de 100 anos de Saramago”, até porque, “estes três espetáculos são um encontro de festa, um lugar de encontro, do que deve ser o teatro”, declara. Carlos Marques considera ainda que esta é também uma forma de “debater a nossa democracia, mas sem peso”, construindo “um mundo melhor, um mundo à base do amor”, sendo o teatro o lugar onde essa discussão é permitida.

Os bilhetes para assistir a este espetáculo são gratuitos, no entanto, devem ser levantados nos locais habituais, na bilheteira online do município, Posto de Turismo, ou no Teatro Curvo Semedo. “Labo B” é o último de 3 espetáculos do “Ciclo de 100 anos de Saramago”.