Evenepoel é o vencedor da Volta ao Algarve em Bicicleta

Remco Evenepoel venceu, este domingo, 20 de fevereiro, a 48ª Volta ao Algarve em Bicicleta, depois de a quinta e última etapa ter sido ganha pelo colombiano Sergio Higuita, uma etapa que ligou Lagoa ao Alto do Malhão.

De recordar que o ciclista belga, Evenepoel, em 2020, tinha também conquistado a “Algarvia”.

A Volta ao Algarve em bicicleta teve início na passada quarta-feira em Portimão e terminou ontem, no Alto do Malhão, num total de cinco etapas.

U. Montemor vence Barreirense e alcança 2.ª vitória fora

Este domingo, 20 de fevereiro, jogou-se a penúltima jornada da 1.ª fase da série F do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport (GUS) a alcançar a sua segunda vitória fora de casa, diante do Barreirense, ganhando por 1-2, com o golos do União a serem marcados por Fábio Capela e Edson Castro.
Na 1.ª parte, o Barreirense entrou melhor, dominava e tentava empurrar o União para o último terço de terreno, criando duas oportunidades, mas sem concretizar. O União dava a iniciativa de jogo, com um bloco mais baixo, tentando explorar o contra-ataque, apresentando-se muito bem organizado defensivamente. Aos 34 minutos, após perda de bola do Barreirense, o União numa rápida jogada de contra-ataque inaugura o marcador, na sua primeira oportunidade do encontro, por Fábio Capela. O Barreirense sentiu o golo alvinegro, enquanto que o União se mostrou mais atrevido nos últimos minutos da 1.ª parte, criando 2 lances de perigo. Ao intervalo o União vencia por 1-0.
Os segundos 45 minutos iniciaram, com o Barreirense a tentar assumir o jogo, mas o União apresentava-se confortável e tranquilo na partida, continuando a explorar o contra-ataque. A partir dos 55 minutos começou a dança das substituições que, no Barreirense, não trouxeram nada de novo, com a formação da casa a tentar mudar o rumo do jogo, mas a partida mantinha-se na mesma toada, com o Barreirense a não conseguir criar grandes oportunidades. O União continuava tranquilo no jogo e, quando nada o fazia prever, numa jogada do ataque do Barreirense, Carlos Conceição restabelece a igualdade. Nesta altura, o União reagiu bem ao golo sofrido, com Edson Castro, que tinha entrado no decorrer na 2.ª parte, a marcar e a colocar novamente a formação Unionista na frente do marcador, resultado que se manteve até ao término do encontro.

Resultados:
Campeonato de Portugal Série F JORNADA 17: Esp. Lagos 2-0 Imortal, Barreirense 1-2 U. Montemor, Olhanense 1-1 Juventude Évora, Louletano – Moncarapachense (23/02 – 20h00). Descansa: Serpa.

Campeonato de Portugal Série F 2021/2022 – após 17.ª jornada
Posição Clube jogos V E D GM GS Pts
1 Olhanense 14 9 4 1 26 12 31
2 Moncarapachense 14 9 3 2 29 11 30
3 Louletano 15 8 5 2 35 16 29
4 Juventude 17 6 7 4 26 12 25
5 Esp. de Lagos 15 6 3 6 20 21 21
6 Serpa 15 3 3 9 15 34 12
7 U. Montemor 16 3 3 10 12 27 12
8 Imortal 16 2 5 9 9 29 11
9 Barreirense 15 1 6 8 10 28 9
Pinhalnovense – desclassificado

 

 

“Quando o velho se faz novo” dá prémios a quem recicla

“Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” são as iniciativas que permitem à população ganhar prémios através da reciclagem.

Depois do sucesso da iniciativa lançada em 2020, o projeto volta a ser lançado para incentivar os portugueses a devolver garrafas PET, latas de bebida e embalagens de vidro em pontos de recolha próprios com o intuito de promover a reciclagem e a implementação do sistema de depósito de embalagens de bebidas. As garrafas ou latas de bebidas devem ser colocadas com tampa e rótulo sem ser espalmadas dentro das máquinas automáticas que, de seguida, geram um talão com um QR Code e com o total de embalagens inseridas.

As máquinas do projeto “Quando do Velho se Faz Novo” estão disponíveis em 23 pontos de recolha de norte a sul do país. Na região estes pontos de recolha localizam-se no Continente de Portalegre e de Beja e, em Évora no Continente e Pingo Doce. Já as do “Bebidas+Circulares” são apenas dez, uma vez que o projeto está a decorrer apenas no concelho de Lisboa.

Se, numa primeira fase, os consumidores recebiam vales de desconto em compras, nesta etapa, ao devolverem as embalagens usadas, vão poder acumular pontos que, posteriormente, serão trocados por prémios.

Até 30 de junho, cada embalagem vale um ponto e ao trocar as suas garrafas e latas usadas pode também participar em passatempos mensais, disponíveis no site de cada campanha.

Para as duas iniciativas, os prémios vão desde vouchers em algumas lojas sustentáveis, como a Baby Loop ou a Do Zero, a recompensas maiores: uma scooter, uma bicicleta ou mesmo um iPhone 11.

Tal como aconteceu na fase anterior, o projeto “Bebidas+Circulares” mantém a sua vertente solidária. É possível trocar os pontos por donativos para as associações Mais Proximidade Melhor Vida ou para a Ajuda de Berço.

Além de prémios físicos, ao reciclar também o ambiente fica a ganhar. Só na primeira fase do projeto “Quando do Velho se Faz Novo” foram recolhidas mais de 16 milhões de embalagens, o que permitiu a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET.

Transitex investe 2,4 milhões e coloca Elvas no mercado internacional da fruta

A Transitex, operador logístico especializado no transporte porta a porta, com escritórios e equipas próprias, já espalhados por 25 países do mundo, está prestes a dar por concluído, na plataforma logística de Elvas, onde se instalou há 15 anos, um novo armazém refrigerado.

Trata-se de uma infraestrutura com cerca de três mil metros quadrados, que colocará Elvas na cadeia logística do mercado internacional da fruta, permitindo, de acordo com o CEO da empresa, Fernando Lima, não só que exportações locais passem por este armazém, como irá possibilitar a alguns produtores que conservem os seus frutos, da melhor maneira, para depois os poderem exportar. “Temos muito bons produtos, de alta qualidade, mas depois precisam de um trabalho de segunda linha, para que sejam aceites e cumpram os padrões internacionais, para que possam entrar na cadeia de frio e ser exportados de acordo com as regras dos importadores”, revela o responsável. Dos cerca de três mil metros quadrados do novo armazém, mais de 1.800 são dedicados a cold storage.

Uma vez que, com a globalização, explica Fernando Lima, já se consome todo o tipo de fruta, durante todo o ano, é necessário que haja uma “cadeia logística bem organizada”, que faça com que, por exemplo, as laranjas cheguem aos supermercados os 12 meses do ano. É precisamente isso que a Transitex quer permitir também, fazendo chegar, sobretudo, produtos do hemisfério sul a toda a Península Ibérica. “Elvas vai ter um papel importante na distribuição ibérica de fruta fresca”, garante.

A aposta que tem vindo a ser feita na ferrovia, entre Elvas e Évora, assim como na ligação a Sines, a maior dos últimos cem anos, garante o CEO, coloca a Transitex, através da plataforma logística de Elvas, numa posição “muito privilegiada”. “Vamos tentar tirar o maior proveito disso, uma vez que ficamos com uma ligação direta aos portos”, assegura Fernando Lima.

Neste armazém, que irá começar a operar ainda este mês, a Transitex fez um investimento total de 2,4 milhões de euros. Com esta nova infraestrutura, em Elvas, “são criadas soluções para um processo de importação de fruta mais rápido e competitivo no destino, evitando os custos adicionais associados ao retorno tardio de contentores aos terminais”. Para este serviço foi criada uma equipa, que se divide entre os escritórios de Elvas e de Badajoz, que pretende dar resposta à campanha de citrinos da África do Sul, ainda este ano.

O CEO da Transitex garante ainda que a empresa, ao longo dos anos, tem vindo a procurar “acrescentar valor” às pequenas e médias empresas. “Nós somos vistos, não como um operador logístico, para os nossos clientes, mas sim com um parceiro de negócio”, revela.

Por esta altura, está também a ser construído um novo centro de distribuição em Joanesburgo, na África do Sul, que servirá as marcas nacionais, assim como um pequeno produtor, por exemplo, de Elvas, que se queira internacionalizar e vender os seus produtos fora da região.

Só em Portugal, a Transitex conta com cerca de cem funcionários, oito em Elvas, sendo que este número, com a abertura do novo armazém refrigerado, “será duplicado, no imediato”. “Estamos em fase de recrutamento e, consoante a evolução do negócio, vamos vendo as necessidades de incluir novos colaboradores”, diz ainda Fernando Lima.

Município lança concurso literário sobre São João de Deus

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com de forma a valorizar e promover do património cultural do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022. O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co-Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

[/shc_shortcode]

Hidro Carnaval na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo

O município de Montemor-o-Novo promove na Piscina Coberta Municipal um “Hidro Carnaval”, no dia 23 de fevereiro, às 20:10 horas e, no dia 24 de fevereiro, às 20:20 horas.

Esta hidroginástica é destinada a utentes inscritos na escola de natação, proporcionando uma dinâmica diferente à das aulas e alusiva ao Carnaval.

“Lado B” no curvo Semedo este domingo

Trimagisto apresenta hoje, dia 20 de fevereiro, “Lado B” é o último espetáculo do “Ciclo de 100 anos de Saramago”. Este evento decorre no Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, pelas 17 horas, sendo o último dos espetáculos inserido no “Ciclo de 100 de Saramago”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto explica que este Ciclo de programação “está integrado num evento maior e muito mais amplo, as comemorações do centenário do único Nobel, em língua portuguesa”, de José Saramago, data que se celebra a 16 de dezembro, deste ano. Desta forma, a Trimagisto, apresenta em Montemor-o-Novo, três espetáculos, que acabam por ser “uma retrospetiva não apenas das obras de Saramago, mas também do meu trabalho em torno de algumas dessas obras ”, revela o diretor artístico.

O diretor artístico da Trimagisto, Carlos Marques, adianta que este é um concerto “a contar a história do “Levantado do Chão”, um livro importante para Montemor-o-Novo”, uma vez que a cidade é cenário deste romance. Carlos Marques explica que para além de falar do concelho de Montemor, “mais do que isso fala da condição humana, das atrocidades que se fizeram durante várias gerações antes do 25 de abril”.

Carlos Marques admite que este é um espetáculo importante de ser visto, realçando a atualidade desta obra, “Levantado do Chão”, “apesar de ser o espetáculo mais antigo”, da Trimagisto. O diretor artístico considera que este espetáculo “deve ser visto todos os anos porque este livro fala de uma história, para não repetirmos essa história”.

O diretor artístico deixa um convite a toda a população para assistir a este “Ciclo de 100 anos de Saramago”, até porque, “estes três espetáculos são um encontro de festa, um lugar de encontro, do que deve ser o teatro”, declara. Carlos Marques considera ainda que esta é também uma forma de “debater a nossa democracia, mas sem peso”, construindo “um mundo melhor, um mundo à base do amor”, sendo o teatro o lugar onde essa discussão é permitida.

Os bilhetes para assistir a este espetáculo são gratuitos, no entanto, devem ser levantados nos locais habituais, na bilheteira online do município, Posto de Turismo, ou no Teatro Curvo Semedo. “Labo B” é o último de 3 espetáculos do “Ciclo de 100 anos de Saramago”.

[/shc_shortcode]

Farmácias em Montemor realizam testes rápidos de antigénio gratuitos

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido de antigénio à Covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 28 deste mês.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Maria João Raposo, diretora técnica na Farmácia Freitas, uma das farmácias que realiza testagem gratuita revela que para fazer um teste é necessária marcação, “tentamos, dentro do nosso horário, agendar, de 10 em 10 minutos, fazemos uma marcação de teste”, ou por telefone, ou presencialmente, sendo que o que está estipulado “são quatro testes por pessoa comparticipados pelo Estado”.

A diretora técnica da Farmácia Freitas deixa ainda um apelo a toda a população de forma a que a farmácia não fique sobrecarregada, “nós tentamos ao máximo ajudar toda a gente e por isso, pedimos a compreensão de todos”, declara Maria João Raposo.

Para além desta, há ainda duas farmácias onde pode agendar o teste: a Farmácia Montemor, através do contacto 266 857 139, e na Novalentejo, pelo 962 231 779.

[/shc_shortcode]