Vai nascer uma praia fluvial na Barragem do Caia

A Câmara Municipal de Elvas, juntamente com as autarquias de Campo Maior e Badajoz, no âmbito da Eurocidade, tem já em marcha um projeto para a criação de uma praia fluvial na Barragem do Caia.

Mais que isso, revela o vereador no Município de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, e tendo em conta a localização geográfica da barragem e “as excelentes condições” existentes, não se irá apenas criar uma zona balnear, uma vez que só iria ter utilidade durante os meses de verão, mas condições para a prática de algumas modalidades desportivas, como remo e windsurf.

“Não podemos só criar uma praia fluvial”, garante o vereador, lembrando que a Barragem do Caia “tem condições acima da média, até pela procura sem condições que vai tendo, em várias vertentes, como no windsurf, no kitesurf, no remo e no padel”.

Com este projeto, procura-se, e de forma “a complementar tudo aquilo que possa vir a ser criado”, conduzir praticantes de diversas modalidades desportivas até à Barragem e, com isso, a fidelizar a vinda de pessoas à região. “É com esse prisma e essa atitude que nós queremos aquela infraestrutura, que eu acho que tem sido muito mal explorada nestas áreas”, acrescenta Hermenegildo Rodrigues.

Assim, o projeto, assegura o vereador, não se quer apenas direcionado para a população da região da EUROBEC, porque, segundo diz, com isso, “iria se limitar a oferta e a procura”. “Se nós conseguirmos elencar esta oferta a um leque alargado de pessoas e de praticantes, estamos aqui a garantir um aumento significativo de utilizadores”, garante Hermenegildo Rodrigues, que adianta que este projeto responsabiliza os três vértices da Eurocidade, com base num conjunto alargado parcerias, “que possam cimentar estas ideias” e que servem os residentes e oferecem a quem os visita “mais um conjunto de situações”.

Hermenegildo Rodrigues garante que este foi um projeto “muito bem aceite” pelas autarquias de Campo Maior e Badajoz. “Campo Maior tem neste momento um projeto em fase um pouco mais avançada para o parque de campismo, que pode perfeitamente vir a complementar aquilo que nós queremos, em conjunto, instalar nesta região da ilha da Barragem do Caia”, revela.

Para complementar a praia fluvial, o projeto delineado inclui a construção de bar/restaurante, “em que se serviam refeições aligeiradas”, de um parque de merendas, aproveitando-se as árvores que já se encontram naquela área, bem como pistas de remo, que, espera o vereador, venham a servir algumas seleções nacionais do norte da Europa.

Apesar de um projeto imponente, Hermenegildo Rodrigues não tem dúvidas que este não sairá muito caro, sendo que foi incluído nas grandes opções do plano da Câmara de Elvas para este mandato. Quanto a prazos, o vereador revela que os pareceres ambientais poderão ser os principais responsáveis por atrasar a vontade de arrancar com as obras, o quanto antes.

A praia fluvial será construída entre a ilha e o paredão da albufeira da Barragem do Caia, sendo que o projeto incluiu ainda a construção de um passadiço suspenso.