Ai Weiwei recebido pelo município e diversas entidades artísticas montemorenses

Ai Weiwei designer arquitetónico, artista plástico, pintor e ativista de renome e importância internacionais foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, na passada sexta-feira, dia 4 de Fevereiro.

O artista que reside no concelho de Montemor-o-Novo foi recebido pelo presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, pelo Espaço do Tempo e pela Praça Filmes. A visita seguiu para a Oficina da Criança, Oficinas do Convento e Arquivo Municipal.

Ai Weiwei é um importante ativista político, símbolo da resistência à opressão e defensor dos direitos civis e da liberdade de expressão, com uma vasta produção artística que marcou essa luta nas últimas décadas. Ele é também um articulador das raízes culturais mais profundas da humanidade, em especial das tradições e iconografia chinesas. Essa dimensão mais fantástica, mística e espiritual é um elemento forte, embora menos notório na sua obra. A pesquisa de materiais, técnicas e simbologias de outros tempos é um trabalho de arqueologia cultural que faz parte da sua busca pela identidade que a China perdeu e atualmente sofre pela desconexão com as suas raízes.