
A Rádio Capital FM, na Guiné-Bissau, parceira da Rádio Nova Antena no programa Minutos da Lusofonia, foi atacada na manhã desta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, por um grupo de 10 homens armados.
O diretor e jornalista, Lassana Cassamá, explicou-nos que “os seguranças da rádio foram neutralizados e o grupo entrou nas instalações da rádio a disparar indiscriminadamente. Como iniciaram o disparo logo à entrada, o pessoal conseguiu sair pela porta lateral e fugir através de um muro. Não dispararam contra as pessoas mas ameaçaram-nos de morte e destruíram todo o equipamento que estava na rádio”.
Lassana Cassamá refere que a Capital FM “estava sem emissão desde o passado dia 1, data da tentativa de golpe de Estado. Uma vez que as restantes rádio estavam a funcionar, decidimos, às seis da manhã desta segunda-feira, retomar a emissão normal. Aqui há uma coincidência a mais. Do ponto de vista cronológico, há uma ligação entre o que aconteceu e o clima que se vive na Guiné Bissau. Não queremos imputar responsabilidades a ninguém mas há muita coincidência neste caso em concreto”.
O diretor da Rádio Capital FM garante que é intenção de todos reerguer a rádio e continuar a dar voz a todos os guineenses: “não nos podemos resignar. O que a Rádio Capital faz não é diferente do que se faz noutros países, que se dizem democráticos. (…) Estamos é a falar de um país em que os políticos não se acostumam a abordagens desta natureza”.
Do ataque, além da destruição de todo o material radiofónico, há a registar cinco feridos, sendo três jornalistas, um técnico de apoio à emissão e um administrador da Leste FM, sucursal da Capital FM, em Gabú, no leste da Guiné-Bissau.


Diamantina atua no próximo dia 12 de Fevereiro, na Enoteca de Redondo, às 21:30, para uma “Noite de Fado”.
Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme Tabu, de Miguel Gomes, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.
O Mel esteve em destaque neste sábado, dia 5 de fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, numa ação de promoção, no âmbito das iniciativas do Município integradas na SMEA Estratégia Alimentar para o concelho.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Montemor-o-Novo tem novos contentores destinados a colocar matéria orgânica para compostagem comunitária, estando já em quatro zonas da cidade.
Inaugurou no sábado, 5 de Fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Círculos de Paz”, concretizada através do projeto educativo 2020/21, numa colaboração entre o Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre hoje, segunda-feira, dia 7, e o próximo domingo, dia 13 de fevereiro, realiza uma operação de fiscalização intensiva direcionada para os veículos pesados, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, em todo o território nacional continental.
“Bonecos do Mercado”, a nova produção da Alma d’Arame estreia, no próximo sábado, dia 12 de fevereiro, às 10h30, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.
O Calendário da Igualdade é uma iniciativa que pretende dar destaque a 12 das pessoas vindas de outros lugares e origens, que se fixaram no concelho de Viana do Alentejo, conferindo-lhe riqueza multicultural.
Ai Weiwei designer arquitetónico, artista plástico, pintor e ativista de renome e importância internacionais foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, na passada sexta-feira, dia 4 de Fevereiro.