91% dos eleitores inscritos votaram antecipadamente para as legislativas

Um total de 285.848 eleitores votaram no passado domingo, 23 de janeiro, para as eleições legislativas, correspondendo a 90,51% dos 315.785 que se inscreveram na modalidade de voto antecipado em mobilidade, informou o Ministério da Administração Interna.

De acordo com os dados finais enviados pelos 308 municípios à Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, os distritos de Évora (95,50%), Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%) foram os que registaram maior taxa de participação face ao número de eleitores inscritos entre os dias 16 e 20 de janeiro.

A votação antecipada em mobilidade decorreu em 403 locais definidos pelas 308 Câmaras Municipais, cabendo às Forças de Segurança a recolha e distribuição dos envelopes para serem entregues este sábado, dia 29 de janeiro, às Juntas de Freguesia onde esses eleitores estão recenseados. Esses votos serão descarregados nos respetivos cadernos eleitorais antes da abertura das urnas no dia da eleição, 30 de janeiro.

O MAI revela que, no próximo domingo, 30 de janeiro, “haverá 13.821 secções de voto abertas nos 308 municípios do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, mobilizando cerca de 70 mil membros de mesa”.

“Para garantir a segurança sanitária do voto eleitoral e de todos os envolvidos, porque votar é seguro”, segundo informa o Ministério da Administração Interna, adiantando, em comunicado, que “a Assembleia Eleitoral tomou várias medidas, como a redução do número de eleitores inscritos por cada secção de voto para 750  e distribuiu mais de 100 toneladas de material sanitário pelas 308 Câmaras Municipais entre máscaras FP2 e cirúrgicas (25 por cada secção de voto), álcool gel (6 embalagens por cada seção de voto), batas, luvas e viseiras”.

O Ministério da Administração Interna reforça o apelo a todos “para o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto, garantindo a segurança do processo, nomeadamente: utilização de caneta própria; utilização de máscara; distanciamento social e higienização das mãos”.

A Direção-Geral de Saúde, acompanhando a recomendação dada aos eleitores em confinamento para votarem entre as 18 e as 19 horas do próximo domingo, também atualizou as regras a adotar nas eleições e que podem ser consultadas aqui.

Viana do Alentejo reforça testagem contra a covid-19

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Alentejo, em parceria com as farmácias do concelho que aderiram ao programa de testagem comparticipado pelo Ministério da Saúde, vai colaborar na realização de testes de antigénio à população do concelho, reforçando ainda mais a possibilidade de testagem de todos os munícipes contra a covid-19.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A ação decorrerá nos próximos dias 28 e 29 de janeiro nas três freguesias do concelho e destina-se a todos os munícipes que não tenham ainda realizado os quatro testes comparticipados pelo Ministério da Saúde.

O Serviço de Proteção Civil refere que a medida visa “garantir uma maior sensação de conforto e de segurança aos munícipes”, lembrando que os testes rápidos de antigénio são elementos importantes no combate à pandemia, possibilitando maior capacidade de testagem e também sinalizando eventuais focos de infeção de forma mais precoce.

“Esta é uma medida central de prevenção da propagação do vírus e na promoção da saúde pública”, acrescenta a mesma fonte.

[/shc_shortcode]

Oficina da Criança promove atividade sobre computação física

A Oficina da Criança realiza de Fevereiro a Maio, diversas sessões de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit, uma atividade que decorre das 14 horas às 18 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa foi desenvolvida com base nos conceitos de “Tinkering” e “Project Based Learning”, pretendendo incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source) e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.

A atividade é gratuita e de participação livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Oficina da Criança.

[/shc_shortcode]

Contra-relógio BTT por equipas em Borba no mês de abril

O 2° Contra-Relógio por equipas, organizado pelo Clube de Praticantes de BTT e Ciclismo 33CL Bike e com o apoio do Município de Borba, decorre no dia 3 de abril do próximo ano.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, este contra relógio assume-se como “algo invulgar na zona e que, na primeira edição, contou com praticantes de várias zonas do país”, segundo Nuno Simões, vice-presidente do clube.

A prova conta com uma extensão de 53 quilómetros e percorre os concelhos de Borba, Vila Viçosa e Estremoz. As inscrições poderão ser feitas no site www.trilhoperdido.com.

[/shc_shortcode]

GNR de Évora apreende 46kg de haxixe e detém 21 pessoas

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, na madrugada do dia 26 de janeiro, desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve 21 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, nos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde dezembro de 2019, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos atuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo o produto estupefaciente a outros indivíduos que se dedicavam também ao tráfico, bem como a consumidores, provocando alarmismo e sentimento de insegurança perante a população. No seguimento das diligências de investigação, foi dado cumprimento a 35 mandados de busca, 16 domiciliárias, uma em estabelecimento e 18 em veículos, culminando na detenção dos 18 suspeitos e com o desmantelamento de uma rede de tráfico de estupefacientes organizada, que operava em várias localidades do concelho de Beja, Évora e Lisboa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No decorrer destas diligências de investigação foram ainda apreendidas 92 mil doses de haxixe (aproximadamente 46kg); um colete balístico; nove viaturas; uma botija de gás de óxido nitroso e duas armas de fogo.

Para além dos 18 suspeitos detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação. Os detidos, seis dos quais com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, serão presentes amanhã, dia 27 de janeiro, ao Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.

A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) do Comando Territorial de Évora e de Beja, do Destacamento de Intervenção (DI) de Évora e de Beja e dos Destacamentos Territoriais de Comando Territorial de Beja, envolvendo um total de 64 militares. A operação contou ainda com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP) e com a colaboração da 1.ª e 2.ª Secções do DIAP de Évora.

[/shc_shortcode]

Kilas o Mau da Fita em exibição no Curvo Semedo

Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo exibe amanhã, no Curvo Semedo, “Kilas o Mau da Fita”, um filme inserido no ciclo “as histórias do Cinema”, pelas 21:30.

Este é um filme de José Fonseca e Costa, com argumento e música original de Sérgio Godinho, com interpretação de Mário Viegas, no papel principal.

As iniciativas decorrem respeitando todas as normas da DGS. Os Bilhetes disponíveis no BOL bilheteira on-line, no posto de turismo e nos locais dos eventos.

Primeiro trilho “Herdade dos Hospitais” com inscrições abertas até fevereiro

Acontece a dia 20 de Fevereiro, em Montemor-o-Novo, o primeiro trilho “Herdade dos Hospitais” uma parceria entre a Equimor, o Spot Fit e o ACM.

Esta prova está dividida em duas categorias, uma caminhada de seis quilómetro e uma prova de corrida de 10 quilómetros, estando aberta a toda a população.

As inscrições devem ser feitas até dia 15 de Fevereiro, tendo a prova um limite máximo de 42 participantes. Os prémios a concurso serão entregues aos cinco primeiros da classificação geral masculinos e femininos do percurso corrida e para a equipa mais numerosa, no conjunto dos percursos corrida e caminhada.

Para mais informações pode consultar aqui.

Rede de rega da Barragem dos Minutos em Montemor está a ser alargada

A Barragem dos Minutos localiza-se no concelho de Montemor-o-Novo, que entrou em funcionamento em 2003, sendo principalmente utilizada para rega.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Francisco Mira, presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos de Montemor-o-Novo explica que, neste momento “está a ser alargado o perímetro de regadio da barragem, constituído por um novo reservatório, que será construído em breve”. Neste momento estão a ser feitas as condutas para a rede de rega.

O presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos explica quais os benefícios que este alargamento da rede de rega tem para o concelho de Montemor-o-Novo, tais como “melhorar toda a função de rega da barragem, para termos uma capacidade num depósito totalmente diferente daquela que temos”, aumentando ainda o perímetro deste sistema.

Quanto ao investimento feito nesta obra, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão explica que este foi feito em duas partes, estando agora a ser começada a segunda fase da obra, “um investimento de cerca de seis milhões de euros, na própria barragem, que teve um investimento de cinco milhões, na primeira área de regadio e agora esta nova expansão, outro investimento de cinco milhões, ou seja, estamos a falar de 16 milhões investidos, no concelho de Montemor-o-Novo.

O aumento da rede de rega da Barragem dos Minutos está agora a iniciar a segunda fase do projeto e decorre dentro do previsto.

[/shc_shortcode]