Cerca de um milhão de estudantes dos estabelecimentos públicos de ensino de todo o país vão ser testados, ao longo do segundo período letivo, com o apoio da rede nacional de farmácias. Esta iniciativa de testagem COVID-19 decorre na sequência do protocolo assinado entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). O objetivo é garantir a segurança dos alunos durante o novo período letivo.
O programa organizado pelas duas entidades prevê que o serviço de testagem seja articulado localmente entre cada escola e a(s) farmácia(s) de proximidade, podendo a testagem ser realizada nas instalações da farmácia ou da escola, desde que garantidos os requisitos necessários.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Para o presidente da ANDAEP, esta iniciativa «vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas, contribuindo para conceder ainda mais segurança a um lugar confiável». O professor Filinto Lima acrescentou que «os diretores não baixarão a guarda de exigência relativamente ao cumprimento das regras e observação das normas implementadas nas escolas públicas, reconhecendo mais-valia nesta simbiose».
A ANF congratula-se com esta parceria, que permite estender a testagem aos estudantes do ensino público de todo o país. «Trata-se de um programa flexível, porque será ajustável à realidade de cada localidade e concelho», refere a presidente da ANF, Ema Paulino, para quem os contributos que as farmácias aportam a este programa são «a capilaridade da rede de farmácias em todo o país, a forte ligação dos farmacêuticos com as comunidades locais e a experiência acumulada na testagem COVID-19».
O protocolo de colaboração assinado entre a ANDAEP e a ANF promove que as farmácias aderentes à convenção com o Serviço Nacional de Saúde participem no serviço de TRAg COVID-19 junto dos alunos dos estabelecimentos públicos de ensino, em todo o território nacional.
[/shc_shortcode]


Devido à necessidade de realização de trabalhos inadiáveis, para além do horário normal da obra de “Requalificação da EB1 de Montemor-o-Novo e refeitório escolar”, os mesmos poderão estender-se até às 24 horas hoje e amanhã, dias 19 e 20 de janeiro, segundo informações adiantadas pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
O Município de Viana foi eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), na reunião da Assembleia Geral, que decorreu na cidade de Aveiro.
“Vive a Democracia” é o nome da campanha lançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) para combater a abstenção, principalmente dos jovens, nas eleições legislativas.
A despedida a Lucas, a criança de seis anos, vítima da violenta colisão que ocorreu no passado domingo, na Estrada Nacional 2, que liga Montemor-o-Novo e Santiago do Escoural realizou-se hoje, às 10:30 horas.
A secção dos Lobitos do Agrupamento 894 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Montemor-o-Novo está com falta de integrantes, estando neste momento à procura de novo elementos destas faixas etárias.