Saldos em lojas físicas proibidos até 9 janeiro

Os saldos estão proibidos desde o passado dia 25 e até 9 de janeiro, em Portugal, nas lojas físicas, no entanto, algumas lojas promovem este tipo de descontos online.

Esta medida foi tomada depois do Conselho de Ministros da passada semana, sendo que no comunicado consta que até 9 de janeiro de 2022 “são proibidas, em estabelecimento, práticas comerciais com redução de preço”.

Também o prazo para devoluções e trocas foi alargado até 31 de janeiro de 2022. “O prazo para o exercício de direitos atribuídos ao consumidor que termine entre os dias 26 de dezembro e 9 de janeiro, ou nos 10 dias posteriores àquele período, é prorrogado até 31 de janeiro de 2022”, lê-se também no comunicado.

Normalmente os saldos costumam ocorrer no período entre o Natal e o ano novo e depois nos primeiros dias do ano, sendo que este ano, a situação não se verifica, pelo menos, nas lojas físicas.

Excessos de fim de ano no De Boa Saúde desta semana

As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. Porém, a fartura de comidas e bebidas às vezes faz com que as pessoas cometam alguns excessos prejudiciais ao bem-estar e saúde.

Se no Natal os excessos estão relacionados com a comida, na altura da passagem de ano as bebidas alcoólicas são, por norma, consumidas em excesso, de acordo com o médico Pintão Antunes.

Pintão Antunes deixa um apelo aos jovens para que “tenham cuidado. Poupem a vossa família ao sofrimento porque o Dia de Ano Novo é de alegria e não de tristeza”.

O excesso de álcool, sobretudo nesta altura de passagem de ano, está em destaque no programa “De Boa Saúde” desta semana com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Excessos alimentares na época de Natal em destaque no “De Boa Saúde”

Os excessos, nas épocas festivas, é algo comum, principalmente com a noite da consoada à porta, que como todos sabemos é celebrada à mesa.

No programa de “Boa Saúde” desta semana o médico Pintão Antunes esclarece que “as pessoas com determinadas patologias devem ter conhecimento dos alimentos agressivos e que podem afetar o seu sistema gastrointestinal, como vesícula, estômago, intestino, para quem tem colites ou gastrites”, pelo que o médico aconselha a estarmos atentos aos problemas físicos para “não estragar o Natal”.

Os excessos alimentares na época de Natal é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Gripe e constipações no “De Boa Saúde” desta semana

Com o frio e a chuva, típicos desta altura do ano, chegam também as gripes e as constipações. A verdade é que muita gente pensa tratar-se de uma mesma doença, mas, na realidade, não é.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes esclarece que ambas as patologias são provocadas por vírus, embora os da constipação ou resfriado sejam menos agressivos.  O número de casos de gripe, que antes era sempre bastante elevado, desde que surgiu a Covid-19, revela Pintão Antunes, quase desapareceu, uma vez que andamos todos protegidos com máscaras.

Os sintomas mais comuns na gripe são, segundo a Organização Mundial de Saúde, febre, fadiga (fraqueza muscular), tosse (normalmente seca), dores no corpo e dores de cabeça. Já os sintomas de constipação geralmente atingem o pico em dois a três dias e geralmente incluem espirros, nariz entupido ou com corrimento, dor de garganta, tosse, olhos lacrimejantes e febre – ainda que seja rara. A maioria das pessoas que fica constipada não apresenta febre.

Razões que levam as pessoas a ser destras ou canhotas no De Boa Saúde”

Estima-se que, a nível mundial existam cerca de 11% de canhotos. Mesmo depois de muitos estudos sobre o corpo humano e o seu comportamento, ainda não se descobriu o motivo que leva uma pessoa a ser destra ou canhota.

No programa “De Boa Saúde” desta semana, o médico Pintão Antunes explica que uma pessoa canhota “não sofre de qualquer patologia” e relembra que nunca se deve obrigar as crianças a escrever com a mão direita. Pintão Antunes esclarece que o facto de as pessoas serem canhotas “está relacionado com questões genéticas”.

A razão que leva as pessoas a serem canhotas é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Mora abre candidaturas ao Prémio Fluviário 2021

O período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2021 – Jovem Cientista do Ano decorre até ao próximo dia 31 de dezembro.

Este prémio pretende distinguir um aluno que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo, no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (estuários e rios), conforme divulgado pelo Município de Mora.

As 11 primeiras edições totalizaram 175 candidaturas aceites e a distinção de 16 jovens investigadores, entre premiados e menções honrosas. Esta iniciativa consagrou-se, a nível nacional, como um galardão distinto e inovador, que garante a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).

Na sequência do êxito, o Fluviário de Mora relança o desafio, com o objetivo de premiar com um valor monetário de mil euros, o investigador com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho. As candidaturas devem ser submetidas até 31 de dezembro e podem ser feitas pelos professores orientadores, coautores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso. Estão disponíveis mais informações em http://www.fluviariomora.pt/ .

Ministro da Administração Interna demite-se

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita anunciou na noite de ontem, sexta-feira, 3 de dezembro a sua demissão.

Uma decisão que surge após o Ministério Público ter acusado de homicídio por negligência o motorista que conduzia o carro do Ministério, que a 18 de junho, atropelou mortalmente um trabalhador na A6, entre Estremoz e Évora.

A exoneração, solicitada na sexta-feira por Eduardo Cabrita ao primeiro-ministro, António Costa, acontece a menos de dois meses das eleições legislativas.