Diabetes tipo 2 em destaque no “De Boa Saúde”

A diabetes tipo 2 é a forma mais frequente de diabetes, sendo que nove em cada dez diabéticos são do tipo 2. Atinge cerca de um em cada dez portugueses.

Esta patologia surge em qualquer idade, mas é mais frequente nas pessoas adultas com peso a mais. Neste tipo de diabetes, o organismo produz menos insulina e a insulina faz menos efeito. Segundo o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, a diabetes  tipo 2 ataca os vasos cardíacos, podendo dar origem, entre outros, a AVCs, enfartes e doença renais.

As principais causas que justificam uma elevação anormal e descontrolada dos níveis de glicemia (o chamado “açúcar” no sangue) são, por um lado, a perda progressiva da eficácia da insulina, também designada de “resistência à insulina”, como, por outro, a diminuição anormal e progressiva da produção de insulina por parte do pâncreas.

Aumento da frequência urinária, muita sede, cansaço e visão turva são os principais sinais de alarme, que surgem de forma muito gradual. Uma vez diagnosticado com diabetes tipo 2, existem várias medidas que podem ser adotadas para controlar: optar por uma alimentação mais saudável, ser fisicamente ativo, perder peso, tomar adequadamente a medicação para a diabetes, reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol.

A diabetes tipo 2 é tratada com medidas de alteração do estilo de vida e com medicação. Com o passar dos anos, o doente passa também a necessitar de administração de insulina.