Retenção de líquidos em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpg Pernas cansadas ou barriga inchada são apenas alguns dos sintomas de quem sofre de retenção de líquidos, porque por vezes o corpo não consegue eliminar os fluidos em excesso e que se acumulam nos tecidos, provocando esse inchaço, sobretudo nas pernas, tornozelos, mãos e abdómen.

A retenção de líquidos, e como explica o médico Pintão Antunes, surge quando o sistema cardiorrespiratório ou renal não está a funcionar como deveria, e por isso “o organismo não expele os líquidos e sais minerais, o que faz com que o sangue fique parado nas veias e não circule corretamente”.

A função de absorção dos líquidos pelo organismo, “não funciona de forma correta e por isso estes acumulam-se no corpo, muitas vezes devido a por exemplo, à insuficiência renal”.

Há medicamentos específicos para ajudar os rins a expelir os sais, ou seja água do corpo, e assim diminuir a retenção de líquidos, mas que devem ser receitados por um médico.

A retenção de líquidos é o tema em destaque desta semana no “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir hoje, na emissão, às 19.30 horas.