Congestão nasal no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoFalcato.jpgPor esta altura do ano é muito normal sofrermos de congestão nasal, que é como quem diz, ter o nariz entupido.

A verdade é que, muitas vezes, este é um sintoma de outro problema de saúde, como sinusite ou rinite alérgica, como explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

“A congestão acontece quando há uma rinite, que é uma inflamação da mucosa do nariz, e tanto pode ser a inflamação pura das mucosas nasais, como também ser pode adjacente à pessoa ter sinusite, por exemplo”, esclarece o médico.

Quanto aos tratamentos, Pintão Antunes esclarece que os mesmos só devem ser aplicados depois de descoberta a causa da congestão nasal.

A congestão nasal é um dos principais sintomas da constipação comum, podendo ser associada a outros, como secura e sensação de pressão na testa. A congestão nasal resulta da infeção de origem viral da mucosa nasal, que dá origem inflamação e os sintomas característicos da constipação comum.

A congestão nasal é o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir hoje, às 19.30 horas.

Natal celebra nascimento do Menino Jesus

presepio2O Dia de Natal é um dos feriados mais importantes no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.

O Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro. É nesse dia que se comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria e de São José.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

euromilhoes.jpgO primeiro prémio do Euromilhões, com jackpot superior a 43 milhões de euros, vai ser entregue a um apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, no valor de 156 mil euros, vai contemplar quatro jogadores também no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 48 mil euros, vai ser entregue a três apostadores, igualmente no estrangeiro.

E o quarto prémio de 3.032 euros vai para 15 apostadores, dois dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 10 – 16 – 42 – 50 e pelas estrelas 04 e 11.

Excessos na noite de consoada no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgCom a noite de natal à porta, e apesar da pandemia que se vive, que impede as comemorações de outros tempos, a verdade é que as famílias não vão deixar de celebrar esta quadra festiva. E o natal, como sempre, é celebrado à mesa.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, assegura que, este ano, podemos nos juntar com a família, ainda que de uma forma mais restrita, sendo que tanto se abusa, ao nível alimentar, com muita gente à mesa como com pouca.

Pintão Antunes explica ainda que mesmo aquelas pessoas que sofrem de algumas patologias, como colite ou diabetes, podem cometer algumas asneiras, por esta altura. Mas há exceções.

Quem sofre de problemas como gastrite ou colite, por exemplo, ao exagerar na ingestão de fritos, de certeza que vai sofrer as consequências desse ato, pelo que o médico aconselha a ter cautela e a pensar duas vezes.

Os abusos e excessos cometidos, à mesa, nesta época festiva, estão em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”. Para ouvir hoje, às 19.30 horas.

As consequências psicológicas da pandemia no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgA pandemia Covid-19 não veio apenas mudar a forma como vivemos, mas alterar padrões de comportamento que podem ter repercussões gravíssimas ao nível da saúde mental das populações, durante os próximos anos.

Se é verdade que o isolamento é importante para proteger a nossa saúde física, também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores serão os riscos de sofrermos doenças psiquiátricas.

Sabe-se aliás que a quarentena pode originar uma grande quantidade de sintomas psicopatológicos, como humor deprimido, irritabilidade, depressão e ansiedade.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes lembra que as pessoas estão muito afetadas psicologicamente, muito devido à falta de afetividade a que agora somos obrigados. “O que está a acontecer no mundo é grave. As pessoas estão muito afetadas emocionalmente, ocasionando ansiedade, depressões, porque falta-lhes muita coisa, no seu dia a dia”, explica.

No caso de pessoas mais velhas, adianta Pintão Antunes, sem afeto, por esta altura, com filhos e netos a viverem longe, acabam por sofrer “um desequilíbrio muito grande”.

Para além da falta de afetividade, o médico assegura que a desconfiança e insegurança, até pela informação que é divulgada, ao nível, por exemplo, das vacinas para combater a Covid-19, geram estes sintomas psicopatológicos.

As consequências psicológicas da pandemia Covid-19 são o tema desta semana do “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Açúcar e a sua influência no organismo no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA ingestão de açúcar em excesso é prejudicial para saúde, mesmo que em pequena quantidade.

No De Boa Saúde desta semana o médico Pintão Antunes esclarece que o açúcar “é necessário ao organismo, mas que em excesso é prejudicial”. O açúcar, “não existe apenas nos doces, ou chamados hidratos de carbono, existe também noutros alimentos, como fruta, arroz, massa e batatas”.

O médico Pintão Antunes esclarece ainda sobre os tipos de açúcar: “a glicose faz parte o grupo de açúcares simples (chamados monossacarídeos), que é transportado pela corrente sanguínea e usado como fonte de energia; já a sacarose é o açúcar puro, que pode ser bastante prejudicial para a saúde, e é encontrado na cana-de-açúcar, por exemplo”.

A glicose é fundamental no organismo, “as células sem glicose não funcionam”, diz o médico.

Os diversos tipos de açúcar e a sua influência no organismo são o tema desta semana do De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir na emissão às 19.30 horas.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 200 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor 1.385.679 mil euros, contemplou seis apostadores, um dos quais em Portugal. O terceiro prémio, de 15 mil euros, vai ser entregue a 26 apostadores, um dos quais com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio no valor de 1643 euros contemplou 76 apostadores, sete dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 14 – 20 – 27 – 34 – 38 e pelas estrelas 01 e 11.

Euromilhões com jackpot de 200 milhões de euros para sexta-feira

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 200 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor 328 mil euros, contemplou três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 38 mil euros, vai ser entregue a seis apostadores também no estrangeiro.

Já o quarto prémio no valor de 1355 euros contemplou 53 apostadores, quatro dos quais com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 14 – 20 – 29 – 47 – 49 e pelas estrelas 04 e 12.

Dia Mundial da Luta contra a SIDA no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgHoje assinala-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA. Este dia pretende sobretudo alertar a população para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA, e lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

Este é um vírus que ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. O médico Pintão Antunes relembra que “este vírus foi uma grande calamidade”, no entanto “hoje é possível uma pessoa se proteger da melhor forma”, quando apanha a uma pneumonia por exemplo, pode morrer, porque não tem defesas para combater”.

O meio de contrair sida é “por via sanguínea, por exemplo com troca de lâminas e através de relações sexuais não protegidas”. Atualmente, “o risco de apanhar SIDA, por acidente, é mínimo”, diz o médico Pintão Antunes.

Os anos 80, altura em que surgiu a doença, “foram difíceis para encontrar um tratamento para a doença”, mas felizmente o mesmo “já existe”.

A SIDA foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África continua a ser o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. Em Portugal, segundo os últimos dados, Em Portugal, segundo os últimos dados, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 foram diagnosticados 778 novos casos de infeção por HIV, menos 331 casos do que no ano de 2018.

O Dia Mundial da Luta contra a SIDA está em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão às 19.30 horas.