A separação é o tema do programa “De Olho na Saúde Mental”

LilianaPilha.jpgA percentagem de crianças filhas de pais separados tem vindo a aumentar, comparando com anos anteriores. Esta situação tem um grande impacto emocional na criança, daí que o equilíbrio seja fundamental, como refere a psicóloga Liliana Pilha.

A procura de um psicólogo para ajudar nestes casos é muito importante para manter uma boa relação entre pais e filhos.

A separação é o tema do programa “De Olho na Saúde Mental”.

 

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 119 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 222 mil euros saiu a cinco apostadores, um deles em Portugal. O terceiro prémio, de 25 mil euros saiu a 10 apostadores, dois com aposta registada em território nacional. O quarto prémio, no valor de 3900 euros, será entregue a 32 jogadores, três deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada é composta pelos números:  08 – 26 – 35 – 43 – 47 e as estrelas 01 e 09.

As dádivas de sangue no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgDe acordo com os dados divulgados pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação, o número de dadores e dádivas de sangue tem vindo a diminuir.

Há pessoas que não podem doar porque têm doenças transmissíveis através do sangue, no entanto, o sangue dos dadores é estudado, pelos especialistas de saúde, de forma a ser transplantado corretamente às pessoas.

O médico Pintão Antunes refere que “atualmente é muito fácil doar sangue, e ao contrário do que se possa pensar, não enfraquece o corpo.” A reposição do volume de plasma ocorre passadas 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em quatro semanas. Entretanto, “para o organismo atingir o mesmo nível de ferro, que apresentava antes da doação, são necessários entre dois a quatro meses.”

A dádiva de sangue pode salvar a vida das pessoas, por isso, o médico aconselha a população a doar sangue.

As dádivas de sangue são o tema em destaque esta semana do programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e médico Pintão Antunes.

Euromilhões: jackpot de 108 milhões de euros no próximo sorteio

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um prémio de 108 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave vencedora desta sexta-feira, 23 de agosto. Em jogo estava um jackpot de cerca de 100 milhões de euros.

O segundo prémio, de 280.027,55 euros, será entregue a cinco apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 46.586,86 euros, contemplou sete jogadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de 3.190,18 euros, vai ser entregue a 50 apostadores, oito dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 4, 17, 35, 42 e 45 e pelas estrelas 2 e 8.

A vida adulta no De Olho na Saúde Mental

lilianapilhanovaA vida adulta traz uma nova responsabilidade para os jovens de hoje que é cada vez mais adiada. Os jovens, apesar de serem maiores de idade, continuam a depender dos pais até porque terminam a formação mais tarde devido ao ensino superior.

A psicóloga Liliana Pilha (na foto) explica que quando chega a altura de ir viver sozinho as famílias procrastinam a decisão.

A responsabilidade da vida adulta é o tema da edição desta semana do programa De Olho Na Saúde Mental, com a psicóloga Liliana Pilha.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 100 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou esta terça-feira na chave vencedora.

O segundo prémio, de 494.469,73 euros, será entregue a dois apostadores, um deles em Portugal, enquanto o terceiro prémio, de 57.583,81 euros, contemplou quatro apostadores no estrangeiro.

O quarto prémio, de 4.023,71 euros, vai ser entregue a 28 apostadores, dois dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 20, 22, 23, 24 e 37 e pelas estrelas 1 e 4.

 

Cálcio é o tema do “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoFalcato.jpgO cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

De acordo com o médico Pintão Antunes, o cálcio é indispensável à vida, existindo na alimentação, sobretudo, através do leite e seus derivados.A absorção e utilização do cálcio pelo organismo não depende apenas da sua ingestão através da alimentação, mas também de outros fatores.

Regra geral, a disponibilidade de cálcio diminui com a idade e, por isso, há uma maior probabilidade de ocorrência de fraturas ósseas em pessoas idosas. Na prevenção da osteoporose, para além do cálcio, “é essencial a ingestão adequada de vitamina D”, explica Pintão Antunes.

O cálcio é o tema em destaque no “De Boa Saúde” desta semana.

Euromilhões com jackpot de 91 milhões de euros, para terça-feira

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões vai ter um jackpot de 91 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada.

O segundo prémio no valor de 588 mil euros saiu a dois apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de 30 mil euros saiu a nove apostadores, todos também, no estrangeiro. O quarto prémio, no valor de 2900 euros, será entregue a 46 jogadores, nove deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada foi a seguinte:  09 – 10 – 27 – 37 – 42 e as estrelas 01 e 05.

Empatia é tema do De Olho na Saúde Mental

lilianapilhanovaEmpatia e simpatia são conceitos muito diferentes. Nós podemos simpatizar com uma pessoa mas para termos empatia temos que ter alguma afinidade com o outro.

A psicóloga Liliana Pilha (na foto) garante que “temos a obrigação de ser simpáticos com toda a gente mas não temos que ser amigos de todos”.

 

A empatia é o tema da edição desta semana do programa De Olho Na Saúde Mental, com a psicóloga Liliana Pilha.

Fatores de risco no enfarte do miocárdio no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgEm cada dez pessoas que morrem por enfarte do miocárdio, sete são diabéticos. Existindo por isso diversos fatores que contribuem para este problema.

O médico Pintão Antunes afirma que “existem alguns fatores de risco, principalmente a partir dos 50 anos, que quando não são controlados contribuem para o enfarte agudo do miocárdio, como a tensão alta, diabetes, obesidade.”

O enfarte de miocárdio pode manifestar-se de diversas formas e apresenta vários sintomas, como suores frios, dor, desconforto, mau estar e desmaios”.

Os fatores de risco no enfarte do miocárdio são o tema desta semana do programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Os sinais de suicídio no “De olho na Saúde Mental”

lilianapilhanovaA Taxa de suicídio tem vindo a aumentar, principalmente no Alentejo, e todos nós já ouvimos falar ou conhecemos alguma história sobre suicídio, e como muitas vezes não temos conhecimento sobre o tema achamos que é errado.

A psicóloga Liliana Pilha explica que, normalmente, são três os sinais aos quais devemos estar atentos sobre o suicídio: “o plano, perceber se a pessoa tem um plano bem pensado com pormenores; o recurso, ou seja, perceber se existem recursos para cometer o suicídio; e a coragem que é mais difícil de medir”.

Segundo a psicóloga Liliana Pilha, “se retirarmos o sofrimento a todas as pessoas que querem morrer, percebemos que as pessoas não querem morrer, só querem viver sem sofrimento.”

Os sinais de suicídio é o tema em destaque na rubrica “De Olho na Saúde mental”, com a psicóloga Liliana Pilha.

‘Jackpot’ de 69 milhões de euros no próximo sorteio do Euromilhões

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões prevê um ‘jackpot’ de 69 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora.

O segundo prémio, de mais de 425 mil euros, será entregue a dois apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 22 mil euros, contemplou nove apostadores, um dos quais em território nacional.

O quarto prémio, de 5.700 euros, vai ser entregue a 17 apostadores, dois dos quais em Portugal.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada ontem, é composta pelos números 12, 13, 29, 36 e 38 e pelas estrelas 4 e 12.

Enfarte agudo do miocárdio no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgO enfarte agudo do miocárdio mata cerca de duas pessoas por dia, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde.

Esta patologia resulta da “interrupção do fluxo de sangue para o coração com consequente morte do tecido não irrigado”, segundo o médico Pintão Antunes.

“A tensão arterial, a diabetes e o tabaco são alguns dos fatores que levam a enfarte agudo do miocárdio”, garantiu o profissional de saúde.

O calor intenso, segundo especialistas, aumenta a probabilidade de se vir a sofrer um enfarte e o mesmo acontece com os AVC.

O enfarte agudo do miocárdio é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Segunda prestação do IMI é paga este mês

imi.jpgDepois de uma primeira prestação paga já em maio, neste mês de agosto é cobrada a segunda, relativa ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Em maio, a taxa foi paga de uma vez, no caso de imposto inferior a cem euros. Caso o imposto seja superior a cem euros e inferior a 500 euros, a taxa é dividida em duas prestações, tendo sido a primeira já paga em maio. A segunda prestação terá de ser paga durante este mês de agosto.

Quando o imposto é superior a 500 euros, o mesmo é repartido em três prestações. A primeira terá sido paga em maio, a segunda é paga agora em agosto e a terceira no mês de novembro.

Barragens com reservas reduzidas asseguram rega até outubro

Foto arquivo
Foto arquivo

A seca que se vive, um pouco por todo o país, torna-se ainda mais preocupante no Alentejo com barragens a atingirem mínimos históricos de armazenamento e culturas em risco.

Atualmente, a Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo, tem 22 milhões de m3 de água, sendo a capacidade total de 53 milhões de m3.

Francisco Mira, Presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, garante que “não há qualquer risco para o abastecimento de água aos regantes uma vez que a campanha deste ano começou praticamente com a mesma cota de água que no ano passado”.

Dentro do perímetro de rega da Barragem dos Minutos, já estão a ser tomadas algumas medidas de poupança de água “como a rega noturna e a plantação de culturas que consumam menos água”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Já a Albufeira da Barragem do Caia apresenta uma “cota a rondar os 22 % da capacidade máxima e a distribuição de água está a ser feita consoante as necessidades dos agricultores”, segundo Aristides Chinita, da Associação de Beneficiários do Caia.

“Neste momento, ainda não estamos a limitar o fornecimento de água. Até meados de outubro, a campanha de rega está assegurada”, garantiu.

Se não chover, até ao final de outubro, Aristides Chinita considera que poderá ocorrer “uma catástrofe porque deixará de haver água para as culturas já instaladas”, não estando nunca em causa o abastecimento às populações.

No que diz respeito à Barragem do Abrilongo, no concelho de Campo Maior, esta encontra-se a atravessar “um período crítico e com algumas dificuldades de gestão”, segundo o presidente da Associação de Amigos do Xévora, António Pinheiro.

“A barragem tem atualmente uma cota de 23% de água” o que, segundo António Pinheiro, “deverá chegar para garantir a campanha de rega até dia 15 de outubro”.

 

Com um inverno praticamente sem chuva e um verão a atingir temperaturas de 40 graus, o armazenamento de água não foi garantido e, atualmente, já há barragens que não conseguem garantir o abastecimento de água para as campanhas de rega.

[/shc_shortcode]