Mais de metade dos portugueses paga as contas domésticas dentro do prazo

pagamento_despesas.jpgO Dia Mundial da Energia assinala-se esta quarta-feira, dia 29, de maio. De forma a assinalar a data, o comportamento do consumidor foi analisado pela Intrum, tendo por base o estudo European Payment Consumer Report.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este estudo conclui que mais de metade dos portugueses inquiridos (54%) paga as contas de água, eletricidade e gás, dentro do prazo, o que está na mesma linha da média europeia, que se situa nos 58%. Em Espanha, apenas 46% dos inquiridos paga essas despensas dentro do prazo.

No entanto, 21% dos portugueses admite que já emprestou dinheiro para pagar essas contas domésticas, um valor que está acima da média europeia, que é de 19%. Neste contexto, a Itália lidera a tabela com 41% dos inquiridos a afirmar que já emprestaram dinheiro para pagar as contas. Segue-se a Roménia (38%) e a Hungria (37%). Em Espanha a percentagem é de 23%.

Já a Holanda (10%), a Suiça (9%) e a Dinamarca (9%) encontram-se no fim da tabela pois apenas uma pequena percentagem já emprestou dinheiro para pagar contas.

O estudo da Intrum revela ainda que em Portugal, durante o último ano, 17% daqueles que emprestaram dinheiro, ajudaram sem esperar que lhe pagassem de volta, em conformidade com a Média Europeia.

[/shc_shortcode]

O síndrome do ninho vazio no “De olho na saúde mental”

lilianapilhanovaQuando os filhos saem de casa para seguir com a vida deles, o lar fica mais vazio para os pais. Uma presença que era constante passa a estar ausente e algumas pessoas ficam tristes e não sabem como reagir.

A este conjunto de emoções e reações dá-se o nome de síndrome do ninho vazio e a psicóloga Liliana Pilha indica que é importante arranjar outras atividades e que se deve aproveitar para passear.

O síndrome de ninho vazio é uma condição caracterizada pelo aparecimento de sintomas depressivos com a saída dos filhos de casa.

O síndrome do ninho vazio é o tema desta semana da rubrica “De olho na saúde mental” com a psicóloga Liliana Pilha.

Influência das alterações climáticas na saúde em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, as alterações climáticas vão causar mais 250 mil mortos todos os anos, entre 2030 e 2050, em todo o mundo.

A verdade é que as constantes, acentuadas e repentinas alterações climáticas afetam o organismo dos indivíduos. Contudo, quem não sofre de qualquer tipo de patologia, como explica o médico Pintão Antunes, “tem a capacidade de se adaptar”, sem complicações, a estas alterações.

Estas alterações, que antes não eram tão frequentes, afetam a saúde das pessoas, sobretudo de crianças, idosos e doentes oncológicos, e provocam desequilíbrios múltiplos nos vários órgãos e sistemas.

A influência das alterações climáticas na saúde é o tema desta semana do programa “De Boa Saúde”, com o médico Pintão Antunes e Carlos Falcato.

As expectativas numa relação no “De Olho na Saúde Mental”

lilianapilhanovaO que esperamos das relações pode levar a frustrações e sofrimento por termos expectativas desadequadas e criar assim situações mal resolvidas. As expectativas excessivas podem fazer com que uma relação se confronte com uma realidade incompatível.

A psicóloga Liliana Pilha explica que o importante é deixarmos de estar à espera que os outros nos surpreendam.

As expectativas exageradas e desadequadas à realidade podem levar a problemas de comunicação e contribuir para a infelicidade individual e de um casal.

As expectativas que temos numa relação é o tema da rubrica “De olho na saúde mental” com a psicóloga Liliana Pilha.

Asma em destaque no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgA asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias, que se estima que atinja cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e 700 mil portugueses. Esta patologia, que afeta pessoas de todas as idades, pode impor limitações significativas à vida dos doentes, quando não é devidamente controlada.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana de “De Boa Saúde”, explica que quem sofre de asma tem problemas em expirar, lembrando ainda que a doença resulta de uma reação alérgica. A melhor forma de a evitar, adianta, passa por manter a distância “com o produto que provoca a alergia”.

Quantos aos sintomas mais comuns da asma encontram-se, para além da dificuldade em respirar, a “chiadeira” ou “apitos” no peito, tosse e opressão torácica.

A asma é o tema em destaque no “De Boa Saúde” desta semana, com Pintão Antunes e Carlos Falcato.

As dificuldades na aprendizagem no De Olho na Saúde Mental

lilianapilhanovaAs dificuldades na aprendizagem podem ser influenciadas pelos problemas emocionais. Isso verifica-se em aspetos tão mundanos como o interesse da crianças como em aspetos mais graves como as confusões familiares.

A psicóloga Liliana Pilha explica que é importante perceber se a criança está feliz mas não há uma solução definitiva para eliminar as dificuldades de aprendizagem.

As crianças podem manifestar as suas dificuldades em aprender através do mau comportamento e dos resultados na escola.

As dificuldades na aprendizagem de uma criança é o tema desta semana da rubrica “De olho na saúde mental” com a psicóloga Liliana Pilha.

Euromilhões: “jackpot” de 36 milhões de euros no próximo sorteio

euromilhoes.jpg

O próximo concurso do Euromilhões vai ter um “jackpot” de 36 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave vencedora desta terça-feira.

O segundo prémio, no valor de cerca de 360 mil euros saiu a dois apostadores, um deles em Portugal. Já o terceiro prémio, de cerca de 85 mil euros, vai também para dois jogadores, um um dos quais em território nacional. O quarto prémio, no valor de cerca de três mil euros será entregue a 25 apostadores, três deles em Portugal.

A combinação vencedora, sorteada ontem, é composta pelos números 10 – 14 – 17 – 25 – 50 e pelas estrelas 2 e 10.

As consequências do tabagismo em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoECarlosFalcato.jpgO tabagismo é um dos principais problemas de Saúde Pública, sendo que a Organização Mundial de Saúde estima que um a cada três adultos, em todo o mundo, é fumador.

 

 

O médico Pintão Antunes, no programa “De Boa Saúde” desta semana, lembra algumas das doenças provocadas pelo tabaco: cancro de pulmão, bronquites, enfisemas pulmonares, ataque cardíaco, entre outras. No caso dos doentes de diabetes, Pintão Antunes lembra que é muito mais provável que um fumador tenha de ser amputado que um não fumador.

O tabaco, considerado o primeiro fator responsável por doença, morte e incapacidade evitável nos países desenvolvidos, é o tema do programa “De Boa Saúde” desta semana, com o médico Pintão Antunes e Carlos Falcato.

Alterações de sensibilidade no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoFalcato.jpgA sensação de formigueiro nas pernas, pés ou mãos pode acontecer por diversas razões. Por vezes, basta estarmos numa posição onde haja compressão circulatória dos vasos que irrigam mãos ou pés para que sintamos o formigueiro, mas essa sensação passa rapidamente.Contudo, caso o formigueiro persista, deve consultar o médico, aconselha o dr. Pintão Antunes.

Os doentes com diabetes devem ter especial cuidado com a sensação de formigueiro, pois podem ter feridas e não se aperceberem.

As alterações de sensibilidade são o tema do programa “De Boa Saúde” desta semana, com o médico Pintão Antunes e Carlos Falcato.

1º de maio recorda direitos do trabalhador

DiadoTrabalhador.jpgO Dia do Trabalhador é celebrado hoje sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo.

A data remonta ao dia 1 de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

Primeiro prémio do Euromilhões saiu a apostador no estrangeiro

euromilhoes.jpgO primeiro prémio do concurso do Euromilhões num valor superior a 25 milhões de euros saiu a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio no valor de 253 mil euros saiu a três apostadores no estrangeiro. O terceiro prémio, de cerca de 35 mil euros saiu a cinco apostadores também no estrangeiro. O quarto prémio, no valor de três mil euros, será entregue a 28 jogadores, dois deles com aposta registada Portugal.

A chave sorteada foi a seguinte:  05 – 12 – 20 – 26 – 48 e as estrelas 02 e 11.