O incêndio que deflagra em Mação (Santarém), desde quarta-feira (00h01), dia 16 de agosto, chegou a Belver (Gavião, Portalegre), na tarde (17h75) da passada quinta-feira, dia 17 de agosto.
Tendo entrado no distrito de Portalegre através de Rosmaninhal, o incêndio encontra-se com duas frentes ativas, ameaçando as aldeias de Arriacha Fundeira e Torres (Gavião, Portalegre). Na passada noite, o incêndio passou a ponte da ribeira de Eiras.
Segundo informações da Proteção Civil, no distrito de Portalegre, encontram-se 199 operacionais a combater o incêndio, apoiados por 66 meios.
No distrito de Santarém, encontra-se um total de 713 operacionais a combater o incêndio de Mação, apoiados por 222 meios, encontrando-se o incêndio com duas frentes ativas, e tendo já sido ativado o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Santarém.
Os Bombeiros Voluntários de Montemor encontram-se em Belver, concelho de Gavião, com uma viatura e 5 elementos da corporação.
Recorde-se que no passado mês de julho, o concelho de Gavião foi atingido por um outro incêndio proveniente de Mação, do qual resultou a devastação de 5 mil hectares da freguesia de Belver.