Campanha de vacinação contra a gripe está a decorrer

campanhagripeA campanha de vacinação contra a gripe decorre anualmente no outono e inverno. As vacinas são grátis nos centros de saúde de todo o país. Neste momento, a campanha encontra-se a decorrer e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano.

A campanha anual de vacinação é recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade), grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. Para além destes, aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco, nomeadamente idoso com mais de 65 anos, residentes ou internados em instituições, e de risco clínico, sendo que os restantes, não abrangidas pela vacinação gratuita, podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação médica.

Portugueses reciclaram 442 mil toneladas, mais 6% do que no ano anterior

sociedadepontoverdeecopSegundo dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde os portugueses encaminharam para a reciclagem 442 mil toneladas de embalagens, em 2015, mais 6% do que no ano anterior, sendo a maior subido referente ao plástico, e a única descida em relação ao papel e cartão.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os dados da SPV referem o crescimento de 32% do plástico, ao atingir 115.701 toneladas de material recuperado, no fluxo urbano que inclui embalagens de origem doméstica, do pequeno comércio e canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés).

É tido ainda em conta o papel da recolha seletiva, com os eco pontos e o sistema porta a porta, que cresceu 5%, para 320.629 toneladas, no ano passado.

No global dos dois fluxos, o urbano e o não urbano, a SPV enviou para reciclagem 729 mil toneladas de embalagens, um valor semelhante ao resultado do ano anterior.

O vidro depositado para reciclagem pelos consumidores urbanos aumentou 4% e chegou às 182.014 toneladas, uma quantidade que, segundo os mesmos dados, é suficiente para fabricar 360 milhões de garrafas, ou uma torre com 216 metros de altura.

Houve uma quebra de 12% do papel e cartão que levou a uma descida do segundo para o terceiro lugar, na lista dos materiais de embalagem encaminhados para reciclagem, por troca com o plástico que, assim, subiu uma posição.

Ainda assim foram enviadas para tratamento 111,8 mil toneladas de papel e cartão que, segundo a SPV, seriam suficientes para embrulhar mais de quatro mil Torres de Belém.

No que diz respeito ao metal, foram recolhidas quase 28 mil toneladas, o que se traduz num acréscimo de 14% relativamente aos valores encaminhados em 2014, sendo esta quantidade possível para fabricar cerca de 58 mil automóveis ou mais de 2,2 milhões de bicicletas.

A madeira é o material com menores quantidades tratadas, tendo ficado nas 4,8 mil toneladas (mais 2%), todavia, a sua reciclagem evita o abate de 166 mil árvores.

Os resultados obtidos, segundo a SPV, tem como base as campanhas de sensibilização que desenvolveu, nos quase 20 anos de atividade, e que contribuíram para que, atualmente, sete em cada dez lares portugueses façam a separação das suas embalagens usadas.

A SPV referiu ainda que desde a sua criação, em 1996, foram encaminhados para reciclagem mais de 6,8 milhões de toneladas de resíduos de embalagens, o equivalente ao peso de três pontes Vasco da Gama, e investidos mais de 50 milhões de euros, em ações de comunicação e sensibilização, e 650 milhões de euros, na recolha seletiva.

Segundo a Sociedade Ponto Verde, “ a reciclagem de embalagens usadas continuará a aumentar em Portugal, contribuindo para um futuro melhor para as gerações vindouras”.

[/shc_shortcode]

Évora prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

evrA Câmara Municipal de Évora pretende que a cidade capital de distrito seja Capital Europeia da Cultura em 2027.

Esta candidatura a Capital Europeia da Cultura envolve a Universidade de Évora, a Entidade Regional de Turismo, a Direção Regional de Cultura, a Comissão de Coordenação da Região Alentejo e a Fundação Eugénio de Almeida.

Segundo o município, o procedimento da possível candidatura será finalizado até 2020, prevendo uma decisão final da União Europeia sobre a cidade escolhida em 2022.

Évora comemora este ano o 30.º aniversário da classificação como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Para além de Évora também Faro, Coimbra, Aveiro e Leiria querem ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

IRS com alterações este ano

irs.jpgA entrega do IRS este ano vai sofrer algumas alterações uma vez que vai ser feita de forma automática, no caso dos trabalhadores dependentes e pensionistas. Nos restantes casos, mantêm-se a obrigação de preencher e entregar o IRS anual.

Os contribuintes vão continuar a colocar por sua iniciativa o valor de despesas de saúde, educação e casa tal como em 2016.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O subsídio de refeição dos funcionários públicos vai aumentar em 2017 e esta mudança leva a que o valor isento de tributação em sede de IRS e de taxa social única passe a ser de 4,52 euros – para as empresas que o pagam em dinheiro aos seus trabalhadores – e de 7,23 euros quando pago através de vales de refeição.

De uma forma geral, o Orçamento do Estado para 2017 não prevê alterações à fórmula de cálculo e aos valores das deduções à colecta do IRS face ao modelo que vigorou neste ano.

Na saúde, vão manter-se os 15 por cento de gastos até ao limite de mil euros, na educação continuam a ser considerados 30 por cento até ao máximo de 800 euros, nas despesas gerais familiares são considerados 35 por cento das faturas até serem atingidos 250 euros por contribuinte.

As rendas ajudam a baixar o IRS em 15 por cento do seu valor até ao limite de 502 euros e os juros do empréstimo da casa contribuem com um máximo de 296 euros por família.

[/shc_shortcode]

Segunda jornada da divisão de honra joga-se amanhã

logo_DIVISAO_HONRA_-_web.gifA segunda jornada deste ano da divisão de honra joga-se amanhã, dia 15.

Os jogos da divisão de honra têm início pelas três da tarde com os seguintes jogos: Valenças – Santana do Campo, Cabrela – Corval, Giesteira – Portel e Estremoz – Fazendas do Cortiço.

A segunda jornada da Liga Carmin, joga-se também amanhã, dia 15, e conta com as seguintes partidas: União de Montemor – Estrela de Vendas Novas, Atlético Reguengos – Oriola, Monte Trigo – Lusitano, Lavre – Escoularense, Juventude – Perolivense, Redondense – Canaviais e Alcaçovense – Arraiolense.

Oiça as declarações de André Flores, treinador do Fazendas do Cortiço e Carlos Vitorino, treinador do Cabrela nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de sábado, dia 14

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de sábado, dia 14, na Rádio Nova Antena, numa edição de Sandra Canhoto.

– João Gonçalves, atleta do Clube de Ténis de Montemor é o atual campeão de SUB 14 a nível nacional;

– Segunda jornada da divisão de honra joga-se amanhã;

– 5ª jornada da (18ª) XVIII prova do Critério de Corta Mato Paulo Guerra realiza-se hoje;

– Encontro de geocachers prossegue em Montemor-o-Novo;

e campanha de vacinação contra a gripe continua a decorrer.