Skip to content

SMEA apresenta novo projeto para dinamizar a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo

A SMEA – Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo vai voltar a marcar presença na Feira da Luz/Expomor ’26, com um espaço dedicado à informação, promoção dos produtos locais e apresentação de novos projetos ligados à alimentação, agricultura e desenvolvimento do território.

À semelhança dos anos anteriores, o stand da SMEA ficará instalado junto a uma das entradas da Feira da Luz, acompanhado por dois espaços dedicados à venda de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo e outros produtos locais, diretamente pelos produtores do concelho.

No espaço da SMEA estará disponível informação sobre a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo, estando também prevista a entrega dos prémios do Concurso de Pães de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo, no dia 5 de setembro, pelas 18h30.

Novo projeto quer dar dinâmica à Estratégia Alimentar

Um dos momentos de destaque será a apresentação de um novo projeto que está agora a arrancar: as Parcerias para a Coesão Não Urbana, desenvolvidas em parceria com várias entidades de Montemor-o-Novo.

Segundo Liliana Vinagre, técnica do Gabinete do Produtor do Município de Montemor-o-Novo, o projeto, designado “SemeiaSage Montemor-o-Novo”, pretende criar uma nova dinâmica na Estratégia Alimentar do concelho. “Este projeto vai ser uma forma de dar uma nova dinâmica à Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo”.

A iniciativa prevê a criação de um centro na zona da Adua, direcionado para a promoção e divulgação de boas práticas agrícolas, mas também uma componente de apoio à instalação de novas empresas agrícolas. “Terá também toda uma área de capacitação e instalação de novas empresas agrícolas que queiram iniciar as suas atividades ou que queiram ter um apoio para iniciar a sua atividade”, explica Liliana Vinagre.

O projeto terá ainda uma forte componente de literacia alimentar, dirigida à população em geral e, em particular, ao público escolar. Entre as iniciativas previstas encontra-se a criação de uma horta pedagógica destinada aos mais novos, além de outras atividades de sensibilização e aprendizagem.

Projeto prolonga-se até 2029

O SemeiaSage Montemor-o-Novo encontra-se atualmente numa fase inicial de implementação, com o arranque das primeiras ações previsto para estas semanas. “Este projeto está a arrancar agora, nestas semanas estamos a arrancar com o projeto e irá estender-se até maio de 2029”, adianta a responsável.

A apresentação pública do projeto está prevista para 4 de setembro, nas instalações da APORMOR, integrada na programação da Feira da Luz/Expomor ’26.

Com este novo projeto, a SMEA pretende reforçar a Estratégia Alimentar de Montemor-o-Novo, criando condições para apoiar novos produtores e empresas agrícolas, promover boas práticas, aproximar a população das questões relacionadas com a alimentação e incentivar o conhecimento e a valorização da produção local.

A presença da SMEA na Feira da Luz assume, assim, um duplo objetivo: dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Estratégia Alimentar e apresentar novos caminhos para o futuro da agricultura e da alimentação no concelho.

Compartilhe este artigo: