Skip to content

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mora celebrou o seu primeiro aniversário

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mora (CPCJ de Mora) celebrou, a 20 de novembro, o seu primeiro aniversário, coincidindo com os 36 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. A data assinalou um momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido e o compromisso contínuo do concelho na proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens.

No âmbito das comemorações e antecipando o Dia Internacional dos Direitos da Criança, realizou-se na manhã de 19 de novembro uma sessão de contos dinamizada pela professora Joaninha Duarte, na Casa da Cultura de Mora. A iniciativa foi dirigida a todas as turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Mora, proporcionando momentos de aprendizagem, imaginação e sensibilização para a importância dos direitos das crianças através da literatura.

A sessão oficial de celebração contou com a presença da Presidente da CPCJ de Mora, Helena Oliveira, do Presidente da Câmara Municipal, Luís Simão de Matos e dos Vereadores Luís Branco, Maria Joaquina Salgueiro e Paula Chuço. No discurso de abertura, Helena Oliveira destacou o percurso que conduziu à criação da comissão no concelho e sublinhou o impacto do trabalho desenvolvido junto das famílias e instituições locais. Também o Presidente da Câmara Municipal reforçou o compromisso de cooperação e continuidade entre as entidades envolvidas.

As comemorações prolongaram-se pela tarde e noite, com duas palestras apresentadas pelo Dr. Alfredo Leite: a primeira dirigida aos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Mora e a segunda destinada a encarregados de educação, docentes, não docentes e à comunidade em geral. O programa contou ainda com momentos culturais proporcionados pela Escola Municipal de Artes e pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Mora.

Toda a iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Mora, do Agrupamento de Escolas de Mora, do CLDS – Gerações em Movimento e da Santa Casa da Misericórdia de Mora, reforçando o espírito colaborativo que caracteriza o trabalho social e educativo do concelho.

O primeiro aniversário da CPCJ de Mora destacou não apenas o caminho percorrido, mas também a dedicação conjunta das instituições e da comunidade na construção de um ambiente seguro, inclusivo e promotor de oportunidades para todas as crianças e jovens de Mora. As celebrações reforçaram a importância de continuar a investir numa rede forte de proteção e apoio, capaz de responder aos desafios presentes e futuros.

Compartilhe este artigo: