
A Meia Maratona de Évora volta a afirmar o seu estatuto como a maior competição desportiva realizada a sul do Tejo, ao esgotar, uma vez mais, todas as inscrições para a edição deste ano, marcada para este domingo dia 23. No total, 5.000 participantes irão correr, caminhar e celebrar o desporto no coração da cidade Capital Europeia da Cultura 2027.
Os números oficiais revelam um crescimento sustentado e um entusiasmo crescente por parte da comunidade desportiva nacional e internacional: 21 km: 932 inscrições; 10 km: 1.646 inscrições; Caminhada (5 km): 2.106 inscrições; Run Kids: 316 inscrições. Total: 5.000 participantes
“Uma cidade em movimento, acolhedora e viva”
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, destaca o simbolismo e o impacto crescente do evento: “Enraizada na história e com os olhos postos no futuro, a ‘Meia de Évora’ é o espelho de uma cidade em movimento, acolhedora e viva. Uma capital europeia ao Sul que abraça o Mundo e chama a si todos os que nela procuram a felicidade de uma corrida com identidade, história e património.”
“Ao longo de dez edições, a nossa Meia Maratona afirmou-se como muito mais do que uma corrida. É uma festa do Concelho e das pessoas, que este ano reúne cerca de 5.000 participantes, divididos entre os 21 km, os 10 km, a caminhada e o Run Kids, este último a colorir a Praça do Giraldo, sábado à tarde, com a alegria contagiante própria dos mais novos.”
O Vereador com o pelouro do Desporto, Jerónimo José, sublinha a dimensão desportiva e simbólica da prova: “O percurso, devidamente homologado e certificado internacionalmente, volta a desafiar os participantes com as conhecidas dificuldades iniciais e a emblemática rampa final na Rua da República.”
“Correr em Évora é sempre uma experiência única: o cenário histórico da cidade, Património Mundial, transforma o esforço em celebração e o desafio em conquista.”
Com inscrições esgotadas e um programa que volta a incluir a Run Kids (sábado à tarde), a caminhada, a corrida de 10 km, os 21,1 km, e a Breakfast Run (sábado de manhã), a Meia de Évora prepara-se para mais uma edição histórica — um fim de semana em que a cidade volta a provar porque é, cada vez mais, uma referência no panorama do atletismo nacional.
Os participantes podem levantar os dorsais na Feira da Meia de Évora, na Arena, a partir das 10h00, de sexta-feira, local que acolhe mais de 50 expositores.
A prova, organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a HMS Sports e o apoio técnico da Associação de Atletismo de Évora, mantém a Praça do Giraldo como palco central de partidas e chegadas, num cenário que combina desporto, história e identidade local.















