
Quarenta caminheiros participaram no percurso “Rota do Chocalho”, criado recentemente pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, que teve lugar no passado dia 9 de novembro, inserido no “Alentejo Walking Festival”, uma iniciativa da Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Turismo de Portugal, no ano em que se celebram os 10 anos sobre a classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural e Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela UNESCO.
Com organização da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e apoio do Alcáçovas Outdoor Trails (Associação Amigos de Alcáçovas) e da Junta de Freguesia de Alcáçovas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural da freguesia, nomeadamente o conjunto arquitetónico do Paço dos Henriques, a Igreja Matriz de S. Salvador e o projeto da EN2, ao longo de 10 kms, e o património natural, numa proposta de promoção que procura transformar o Alentejo como destino de Turismo de Natureza.
No final, os participantes tinham à sua espera um beberete abrilhantado pelo Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, oferecido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.
De salientar que o “Alentejo Walking Festival” tem como finalidade dinamizar percursos pedestres reforçando a região Alentejo como destino de caminhadas envolvendo, nesta edição, 46 municípios.














