A Câmara Municipal de Estremoz tem abertas candidaturas às Bolsas de Mérito para alunos do Ensino Superior até dia 7 de fevereiro.
Sónia Caldeira, vereadora da Câmara, começa por explicar que “as candidaturas abriram este ano mais tarde (por norma abrem em setembro/outubro) devido a duas alterações do regulamento para atribuição das Bolsas de Mérito”. “Sentimos que ao longo dos dois anos que o regulamento esteve em vigor precisava de melhorias”, adianta a autarca.
O objetivo passa por “atribuir bolsas de mérito e o reconhecimento é, precisamente, pelo mérito dos alunos”, refere Sónia Caldeira. No entanto, o Município percebeu que havia estudantes do ensino superior que “tinham mais dificuldades em alcançar o parâmetro relativo à média, devido à mesma estar muito alta”, por isso, a média, anteriormente, exigida de 16 valores baixou, no atual regulamento, para 14 valores.
Verificou-se ainda que o limite de rendimento anual, previsto como critério de seleção, se revelou impeditivo da entrega de todas as bolsas previstas para atribuição, por “não existirem candidatos suficientes a reunir esse mesmo critério, passando agora a funcionar como primeiro critério de desempate” e ficando prevista a média, como critério principal de seleção. “Queremos distinguir todos os alunos que tenham mérito, independentemente da sua condição social”, realça a autarca.
Com a alteração destes dois fatores, Sónia Caldeira, acredita que “mais estudantes estremocenses efetuem a candidatura à Bolsa de Mérito”.
A candidatura às Bolsas de Mérito, até dia 7 de fevereiro, deverá ser formalizada mediante o preenchimento de um formulário de candidatura que está disponível nos Serviços On-line da Câmara Municipal de Estremozou no Setor de Desenvolvimento Social do Município de Estremoz.
A lista de atribuição das bolsas será divulgada através de edital, em março, no sítio institucional do Município e nos lugares de estilo.
Mais informações disponíveis no site do Município de Estremoz.