Decorre, desde ontem, 3 de maio, a quinta edição do Encontro Internacional de Aguarela de Montemor-o-Novo, um evento promovido pela Associação de Aguarela de Portugal (AAPOR) e a Câmara Municipal.
Até ao próximo dia 13 (sábado), são muitas as sessões de pintura livre, seja na rua ou em atelier, no Convento de São Domingos, e workshops, desenvolvidos por vários artistas e durante os quais os participantes poderão desenvolver diversas técnicas de aguarela.
Na prática, explica o presidente da AAPOR, Luís Jorge, este encontro reúne um conjunto de artistas internacionais, em Montemor, numa espécie de residência artística. “Nós convidamos um determinado número de artistas internacionais para virem a Montemor e durante o encontro vão haver vários workshops de aguarela, algumas demonstrações e os artistas vão estar a pintar em atelier e na rua”, explica.
Sendo este um evento aberto “a todas as pessoas que se interessam em pintura e em aguarela, mais propriamente”, nas suas edições anteriores contou sempre “com maior participação de público de fora que do concelho”.
Os workshops, que decorrem na galeria municipal de Montemor, são ministrados por artistas, segundo Luís Jorge, com “diferentes linguagens”, no que toca à aguarela.
Com este encontro, garante ainda o responsável, tem-se conseguido colocar Montemor nas “bocas do mundo” na área da pintura com aguarelas. “Neste momento, Montemor já é falado por todo o lado. Quando vou ao estrangeiro, já sou abordado por artistas que querem vir a Montemor”, revela ainda Luís Jorge.
Até 12 de maio, os trabalhos desenvolvidos estarão expostos na Galeria Municipal.