
Évora vai acolher, no próximo dia 13 de abril, a Gala dos Sóis Repsol em Portugal, um dos eventos mais relevantes de reconhecimento gastronómico na Península Ibérica. A confirmação foi anunciada ontem, em Tarragona, Espanha, durante a Gala de entrega dos Sóis do Guia Repsol Espanha 2026.
Promovida pelo Guia Repsol, a cerimónia distingue os melhores restaurantes com os emblemáticos Sóis Repsol e reúne chefs, críticos e profissionais do setor, celebrando a excelência, a criatividade e a identidade da cozinha. A escolha de Évora como palco desta edição reforça o papel crescente do Alentejo no panorama gastronómico ibérico e internacional, projetando a região junto de públicos nacionais e estrangeiros.
Para Carlos Zorrinho, presidente da Câmara Municipal de Évora, “a realização desta gala reforça ainda mais a afirmação de Évora como uma grande capital europeia ao Sul, com ambição, projeção e capacidade de acolher eventos de prestígio”.
“O evento surge num momento simbólico, já em plena contagem decrescente para Évora assumir o título de Capital Europeia da Cultura, cuja abertura está marcada para 6 de fevereiro de 2027, num percurso onde a identidade e a cultura gastronómica se afirmam como pilares fundamentais, cruzando o respeito pelo tempo com a transformação dos sabores”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Évora.
“A Gala dos Sóis Repsol chega a Évora, iluminando o Alentejo com um dos mais prestigiados eventos de reconhecimento da gastronomia. A escolha de Évora como palco desta edição reforça o papel crescente da região no panorama gastronómico ibérico e internacional”, afirma José Manuel Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
José Manuel Santos sublinha ainda o impacto do evento para a promoção do destino: “A realização da gala no Alentejo representa também uma oportunidade única para projetar o território, valorizando os seus produtos endógenos, a cultura, os vinhos de excelência e a tradição culinária que alia autenticidade e inovação. Mais do que uma celebração da gastronomia da região, o evento afirma-se como um motor de promoção turística e económica, colocando Évora e o Alentejo no centro das atenções do setor a nível nacional e internacional.”
O anúncio foi feito, ontem, no âmbito da Gala do Guia Repsol Espanha 2026, em Tarragona, que reuniu representantes do setor e imprensa, e durante a qual foi confirmada Évora como cidade anfitriã da próxima edição portuguesa.















