Município de Alcácer do Sal avisa que a situação critica das cheias se vai agravar e segunda volta das Eleições presidenciais já foi adiada

A cidade de Alcácer do Sal enfrenta uma situação crítica devido às cheias, com toda a zona ribeirinha, ruas da zona baixa e a Avenida dos Aviadores completamente submersas. O cenário poderá agravar-se nas próximas horas, estando previsto um novo pico de maré para o final da tarde de hoje, 5 de fevereiro. As autoridades já procederam ao encerramento de dezenas de vias, incluindo a Ponte rodoviária sobre o Sado, a Avenida Marginal João Soares Branco e diversas ligações fundamentais como a EN5-2 (Torrão-Alcácer) e o acesso a São Romão do Sado. Por motivos de segurança, as escolas de Alcácer do Sal, Palma, Casebres e Torrão permanecem encerradas, abrangendo cerca de 1050 alunos.

Até ao momento, as equipas de socorro já resgataram 179 pessoas. No que respeita ao apoio social, 62 cidadãos foram realojados em unidades hoteleiras, na Santa Casa da Misericórdia local e em residências de familiares. No terreno, uma vasta operação coordenada pelo Município e Juntas de Freguesia conta com o apoio dos Bombeiros, GNR e Forças Armadas. Estes meios estão focados no resgate, realojamento e distribuição de bens essenciais, como alimentos, vestuário, água e até ração para animais, além da disponibilização de powerbanks para garantir as comunicações.

A resposta médica está a ser articulada entre a Unidade de Saúde Local do Alentejo Litoral, os hospitais de São Bernardo e o Centro de Saúde de Alcácer, contando ainda com o apoio da Farmácia Pablo (Grândola) para o fornecimento urgente de medicamentos e equipamentos. As autoridades reforçam que em caso de urgência deve ser utilizado o 112, disponibilizando ainda linhas diretas para apoio social (913579982) e apoio de saúde (962059063).

Entretanto, foi adiada a realização do 2.º sufrágio das Eleições Presidenciais no concelho de Alcácer do Sal. A data do ato eleitoral transita para 15 de fevereiro.

Na base desta decisão estão vários fatores, nomeadamente:

– até 8 de fevereiro, o concelho de Alcácer do Sal está em Situação de Calamidade, decretada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 15-C/2026;

– as condições meteorológicas extremas dos últimos dias provocaram danos significativos em infraestruturas públicas e privadas, condicionando de forma grave a circulação de pessoas e bens;

– o corte, por inundação ou derrocada, das estradas de ligação Alcácer – Santa Catarina, Alcácer – Casebres, Alcácer – Vale de Guizo, Alcácer – Torrão e Alcácer – São Romão do Sado;

– a impossibilidade ou acesso condicionado a locais de voto, bem como perturbações nas redes de transporte, comunicações e fornecimento de serviços essenciais;

– o comprometimento das condições de segurança, igualdade e liberdade de participação dos cidadãos no ato eleitoral.

Atendendo ao carácter excecional e imprevisível dos acontecimentos ocorridos, não estando reunidas as condições mínimas para a realização normal e universal das Eleições Presidenciais no concelho de Alcácer do Sal, foi solicitado o seu adiamento para 15 de fevereiro.

Primeira sessão de relaxamento nas salas de aula de Vila Viçosa

O projeto + Educação – Vila Viçosa rumo ao sucesso escolar proporcionou, de acordo com as turmas inscritas, a realização da primeira sessão de relaxamento em sala de aula, oferecendo aos alunos uma experiência nova e enriquecedora no seu percurso escolar. Esta iniciativa teve como objetivo criar um momento de pausa consciente, promovendo o bem-estar emocional e mental dos alunos em contexto educativo. 🌱

A realização de sessões de relaxamento em ambiente escolar tem inúmeros benefícios: contribui para a redução do stress e da ansiedade, melhora a concentração e a atenção, e promove um ambiente de sala de aula mais calmo, equilibrado e harmonioso. Estas práticas incentivam ainda o autoconhecimento, o controlo emocional e o desenvolvimento de competências essenciais para o dia a dia, refletindo-se positivamente na aprendizagem e no comportamento dos alunos. 🤍

O projeto reafirma, assim, o seu compromisso com uma educação mais completa, que valoriza não só o sucesso académico, mas também o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.

Morreu Manuel Condenado, antigo presidente da Câmara de Vila Viçosa

Morreu Manuel Condenado, esta quinta-feira, 5 de fevereiro, aos 71 anos, vítima de doença prolongada.

O antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, que inclusive foi candidato nas últimas autárquicas, em outubro de 2025, era militante do PCP e professor aposentado.

Para além de presidente do Município de Vila Viçosa, entre 1997 e 2009, e posteriormente em 2013, Manuel Condenado  foi também vereador na autarquia calipolense e deputado na Assembleia Municipal.

Foi ainda presidente da Assembleia Distrital de Évora,  membro do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Distrito de Évora e membro suplente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.